Qual a relação do texto, o Mito da Caverna - de Platão com o filme Matrix?

Gostaria que a pergunta fosse respondida e que me indicasse também onde posso ler textos mais profundos sobre o sobre o assunto?

Comments

  • No "mito da caverna" de Platão encontra-se, dentre outros problemas, a questão da natureza e do limite do conhecimento. Em outras palavras, uma provocação epistemológica: O que é a verdade? (essência versus aparência).

    Como se sabe, o idealismo platônico assevera a existência de um mundo onde se localizam as essências - o mundo das idéias - em contraste com seus meros reflexos: o mundo das aparências, aquele que se mostra a nossa consciência imediata, consciência não reflexiva e que, portanto, não pode atingir a "verdadeira" verdade dos seres, verdade esta apenas captável por meio da razão.

    O "mito da caverna" é uma alegoria sob a qual se vislumbra uma discussão que diz respeito a um ramo clássico da filosofia: a teoria do conhecimento.

    assim como matrix, vc se pergunta: O que é verdade? será q tudo o que vivemos é pura aparencia? será que realmente nada disso existe e é um "pensamento coletivo"?

  • Matrix na minha opinião, é uma versão moderna do Mito da caverna.

    No mito da caverna as pessoas viviam acorrentadas na parede da caverna achando que o mundo era aquilo ali. Como no Matrix, as pessoas viviam com aqueles cabos grudados por todo corpo e pensavam que viviam em um mundo real.

    Mas Matrix está cheio de relações filosóficas de diversas culturas, Budismo, Taoismo, hinduismo, Cristianismo, judaismo etc...

    Matrix é uma salada filosofica dentro de um filme de ficção.

  • A resposta a esta pergunta está no livro de Filosofia de Marilena Chauí.

  • O primeiro amigo que respondeu ,já disse tudo certinho.

    beijo

Sign In or Register to comment.