QUERO AJUDAR MEU IRMÃO E MEU NAMORADO MAIS NAO SEI POR ONDE COMEÇAR!!?
MEU IRMÃO É VICIADO EM DROGAS (CRACK) DÁ MUITO TRABALHO PARA MINHA MÃE, PEDI DINHEIRO TODOS OS DIAS E QUANDO NÃO TEM ELE QUEBRA TUDO O QUE TEM DENTRO DE CASA, MEUS PAIS SAO SEPARADOS E MORA SÓ EU ELE E MINHA MAE, EU NAO SEI O QUE FAÇO NAO SUPORTO VER MINHA MAE SOFRENDO, O QUE DEVO FAZER NESSA SITUAÇÃO??
O MEU NAMORADO ESTA MENTINDO MUITO, PRA MIM, PROS PAIS DELE, JA ATÉ ME TRAIU E EU PERDOEI, MAIS ESTA RUIM ESTA SITUAÇÃO POIS PERDI A CONFIANÇA MAIS INFELIZMENTE EU GOSTO DELE E NAO SEI O QUE FAZER ME DE UMA OPINIÃO QUE EU POSSA PENSAR NO QUE FAZER, UMA LUZ PARA MIM?? O QUE VCS ACHAM FALAM DE CORAÇÃO!! OBRIGADA!
Comments
Mírian, eu geralmente só respondo perguntas de Matemática e Engenharia, mas por algum motivo a sua pergunta surgiu para mim e, como já tive que aconselhar um aluno meu, que estava com um problema parecido com o irmão, e eu apliquei lógica para ajudá-lo, eu vou colocar a minha opinião.
Antes disso, você conhece aquela oração que é mais ou menos assim:
"Senhor, 1) dai-me força e coragem para mudar o que tem de ser mudado e que eu posso mudar; 2) dai-me compreensão e resignação para aceitar o que tem de ser mudado, mas que eu não posso mudar; e 3) dai-me inteligência e sabedoria para distinguir uma coisa da outra".
Não sou muito ligado a religião, apesar de respeitar todas, mas esta oração tem toda a lógica que precisamos para enfrentar os problemas da vida. Aplique-a na sua.
Vamos aos seus problemas que, na verdade, não são seus, como vou mostrar a seguir.
Primeiro, o caso mais simples que é o seu namorado. Se você acha que isto é um problema seu, você está enganada: o problema é dele. A única ação que você deve ter é: manda ele pastar e ele vai perceber que o problema é dele e não seu, ou seja:
- se ele gosta de você, ele vai ter que mudar para continuar com você e se isso acontecer, ótimo, você vai tê-lo do seu lado evoluído e recuperado (solução ideal);
- se ele não mudar, acho que você não quer alguém desse jeito do seu lado, então parte para outro (solução alternativa);
- se ele não gosta, realmente, de você, acho que você também não vai querer ter uma pessoa assim do seu lado, fazendo-a sofrer (o problema já está resolvido).
Assim, se você tomar a única atitude que você pode tomar, o problema se resolve de uma forma ou de outra.
Vamos agora ao problema do seu irmão. Sim, problema dele e não seu ou da sua mãe, ou foram vocês que viciaram ele?
Este problema é bem mais grave, mas tem solução. Desculpe se vou ser frio e realista, mas a vida é assim mesmo.
Primeiro, você deve oferecer ajuda a ele, sim, mas também deve deixar bem claro que não vai mais permitir que ele quebre a casa e faça você e sua mãe sofrerem, nem que seja com a interferência da polícia ou de outra pessoa capaz de detê-lo (peça ajuda a alguém que você consegue).
-se ele aceitar a ajuda, ou seja quiser mudar, interne-o em uma clínica especializada e o problema será dele e da clínica. Você e sua mãe vão, no máximo, acompanhar o tratamento. Vamos torcer para que ele se recupere totalmente e possa voltar uma outra pessoa para vocês (solução ideal);
-se ele não aceitar, você tem 2 caminhos:1) continue dando dinheiro para ele, antes mesmo que ele quebre a casa e em pouco tempo ele estará morto pela droga. Vocês sofrerão durante algum tempo, mas vai passar e o problema estará resolvido (da pior forma, mas estará, desculpe); 2) chame alguém para evitar que ele quebre a casa toda da próxima vez que ele tentar, nem que seja a polícia, mesmo que seja usado violência, mas que ele perceba que esta atitude dele não vai mais funcionar. O desdobramento disto será, ou ele vai repensar o oferecimento de ajuda que você fez (ótimo), ou vai sair de casa para arranjar dinheiro do jeito que for, ou vai procurar o pai (que não sei se está participando do sofrimento de vocês), etc. E, se continuar a usar droga vai morrer do mesmo jeito (e o problema também estará resolvido, da pior maneira possível, mas estará, desculpe de novo). Em qualquer um dos desfechos não deve haver sentimento de culpa de sua parte, porque a sua única responsabilidade é proteger-se e proteger sua mãe, que são vítimas de uma situação que não criaram.
Esta é a realidade. Tenha força, coragem, fé, compreensão, resignação, inteligência e sabedoria para fazer o que deve e pode fazer e aceitar o que estiver fora do seu alcance. Felicidades.
Estamos torcendo pelas melhores soluções.
Quer ajudar ?
Aprenda a ouví-los. Porque
conselhos e broncas já são
esperados mas alguém que
os entenda, não.
Só não perca sua dignidade.
Ajuda para seu irmao primeiro ele tem que ter vontade para sair das droga, precisa de internação, existem muitas clinicas catolicas e evangelicas para recuperação, existe na igreja catolica, a fazenda da esperança, onde se interna, os dependentes, lá eles trabalham, tem acompanhamento com psicologos, nos evagelicos, o desafio jovem, agora existem outras, mas veja como é as condições destes lugares, descrevi aqui o que conheço é gratuito. Agora sobre seu namorado tem de pensar bem, na minha opiniaõ se não for uma pessoa sincera e verdadeira não da para se confiar, acabaria dando mais problemas, seria melhor terminar e procurar uma pessoa mais seria. Pesquise na internet,clinicas para dependentes quimicos, se sua mae esta sofrendo precisa de um psicologo para não entrar em depressão, boa sorte.
Quanto a seu irmão,
tente conversar muito com ele,
conversa sempre ajuda,
dê muito carinho, atenção e amor a ele!!!
reze/ore muito por ele!!!
tente encaminha-lo para algum centro de apoio/tratamento
ou mesmo a uma igreja, religião
eu sei que é difícil, mas seja forte!!!!,
controle seu sofrimento (falar de fora é fácil) mas tente.
saiba que vc pode ajudar na forma que eu disse acima,
mas seu irmão deverá tomar consciência e mudar e nisso vc não pode influenciar.
Quanto ao seu namorado, os conselhos de cima também servem
conversar muito sempre!!!
mas lembre-se de se amar, e valorizar viu!!!
quando meu namorado terminou comigo ,
pensei que fosse morrer!!! eu jurava o amar mais que tudo!!!
depois de 03 meses do termino, comecei a namorar outro, que já namoro a três perfeitos anos!!! é o homem da minha vida,,, com quem quero me casar e que eu amo!!!! e hj eu vejo que realmente eu não amava o meu namorado anterior e ele não me amava;
relaxe,
saiba que tudo que acontece na vida é para a nossa evolução,
confie em Deus
Mirian,
Quanto ao seu irmão acho que vc está certa de tentar ajudar e aconcelho a conceguir um psicologo pra ele. Ninguém se livra das drogas sem ajuda.
Na usp eles podem te encaminhar para psicologos grátis.
Tem clinicas também especializadas.
Mas ele tem de querer sair dessa.
Meu irmão tem depressão e eu faço de tudo pra ajuda-lo mas ele não quer. Fazer o que?
Quanto ao seu namorado. Repense. Será que vale a pena estar ao lado de alguém que mente? que te traiu?
Sou casada a 2 anos e te garanto que se for pra dar certo dá certo de cara. Valorize-se! Sem confiança não dá. VocÊ pode sofrer de sudade no começo mais TE PROMETO que passa. E vc vai ser muito mais feliz!
Primeiro procure uma clinica pro seu irmão se internat...segunda vá pra igreja qualquer que seja sua religião! em terceiro reveja bem se esse seu namorado te merece ou não! e emprimeiro lugar se entregue nas mãos de Deus pois só ele pode nos ajudar de verdade sempre creia muito !!! tenha fá em Deus!
É,realmente seu irmão é uma pessoa que precisa de ajuda,ele precisa fazer um tratamento.
Agora,no caso do seu namorado,quem está precisando de ajuda é você para sair deste namoro,você mesma falou que não tem mais confiança nele,mas gosta dele,eu acho que você está com medo de ficar só,porque gostar de uma pessoa que nem confiamos é estranho,pode ser qualquer outra coisa menos amor,eu acho que você deve partir pra outra,sem medo da solidão.
vc precisa reza para que isso possa resolver so deus pode te ajudar. ref a seu namorado se ele te trair e porque ele nao te ama.
Em relação ao seu irmão sugiro que consulte as linhas de apoio ou as instituições de apoio a esse vício. É muito importante que ele esteja de acordo em curar-se porque de outra forma irá estar sempre revoltado e não colaborará com os tratamentos. Sugiro também que dê muito apoio á sua mãe.. É importante para ela sentir que a tem do lado dela.
Quanto ao seu namorado... já tive uma experiência assim.. Perdoei e o resultado foi quem ele traiu outra vez e eu voltei a perdoar por isso com,o ela já sabia que eu por gostar tanto dele acabava sempre por perdoar traiu-me imensas vezes... Claro que nem todos os casos são iguais.. Mas lembre-se que uma relação sem confiança não vai a lado nenhum.. Porque se não confiar nele.. Depois de tudo o que aconteceu vais andar sempre desconfiada e a querer saber onde ele está com quem está.. E isso pode levar ao fracasso da relação..
Todos temos momentos maus na nossa vida... Mas acredite que com tempo tudo se recompõem.
Minha querida, quanto ao seu irmão vc pode tentar internar ele nessa clinicas, sei que vai ser duro, mas vcs tem que ser firme, porque vai ser o melhor pra ele, quanto ao seu namorado ele teria que te ajudar nesse momento que vc mais precisa e ele não tá te ajudando, só tá lhe trazendo mais preocupações, acho q esse namoro não vai dá certo, lhe digo isso por experiência propria, pois já passei por essa mesma situação, é melhor dá um basta nisso agora, converse com ele e diz que desse jeito não dá p/ ficar, que se el não mudar vc vai terminar, se ele gostar realmente de vc ele vai mudar... Boa sorte