AJUDEM EM HISTORIAA!!!????!! VALENDO 10 PONTOS E 5 ESTRELAS!!!?

De que maneira o renascimento comercial e urbano e as cruzadas contribuiram para a desagregação do sistema feudal?

ME AJUDA AE POR FAVOR!!

Update:

Ajudem ae gente por favor!!!

Comments

• Olá!

As perguntas de hoje estão muito interessantes, mais vou deixar para meus colegas responderem esta aqui já que não se enquadra com o que eu estou procurando para ajudar a tirar a dúvida.

Boa Sorte.

• Feudalismo, Cruzadas, Renascimento Comercial e Urbano

O feudalismo

O feudalismo foi um modo de produção no qual as relações sociais de produção estavam baseadas na servidão e o objetivo fundamental da produção era o valor de uso. Esse modo de produção predominou na Europa Ocidental, do século IX ao XI. Sofreu transformações, a partir do século XII, quando começou a ocorrer a desintegração lenta e gradual das relações servis de produção.

ANTECEDENTES

A partir do século III, começou a ocorrer no Império Romano um processo de ruralização e a diminuição da atividade comercial e do uso da moeda. Isso levou ao aumento do poder dos grandes proprietários de terra, os quais davam proteção às pessoas que vinham da cidade para o meio rural.

A ruralização foi resultado de uma multiplicidade de fatores:

» guerras contra os povos bárbaros;

» ataques dos árabes;

» desmembramento do Império Carolíngio, com o conseqüente fortalecimento dos senhores de terra e o enfraquecimento do poder real;

» invasões dos normandos e húngaros.

Nessas circunstâncias, os pequenos proprietários

rurais cederam aos grandes as suas propriedades,

acentuando a concentração fundiária.

As grandes propriedades formadas por esse processo deram origem aos feudos, na Europa medieval.

TERRA E PODER

No feudo se desenvolvia a vida econômica, social e política. A terra era a principal riqueza. A economia do feudo era de subsistência, isto é, se produzia tudo aquilo de que se necessitava. A circulação monetária era escassa e as trocas eram feitas, geralmente, de produtos in natura.

O feudo era constituído de:

» reserva senhorial ou domínio: as terras mais férteis cultivadas pelos camponeses, cuja posse era exclusiva do senhor feudal;

» terras dos servos: os lotes de terra explorados pelos camponeses, que tiravam uma pequena parte da produção para o seu sustento e de sua

família e, o restante, entregavam ao senhor

feudal;

» terras comuns: pastos, bosques e pântanos. Eram usadas pelos camponeses e pelo senhor.

Os camponeses colhiam frutos, cortavam madeira para fabricação de móveis e de carvão. As relações servis de produção eram predominantes. Baseavam-se nas obrigações compulsórias impostas pelo senhor aos servos, mantidas pela tradição e pelo costume. Não havia estímulo à renovação técnica, pois qualquer inovação dependia da aprovação da

coletividade dos trabalhadores, o que não ocorria.

O ambiente feudal era hostil aos trabalhadores, os quais garantiam os privilégios da nobreza e do clero.

• as cruzadas porque os trabalhadores dos senhores feudais iam no barco, porque diziam que quem reconquistasse uma cidade que nao lembro o nome ia ter seu nome limpo( e alguma coisa jerusalem sei la)

e nao conseguiam e todos sempre morriam e eles comecaram a ficar sem trabalhadores

Sign In or Register to comment.