Como você assume a verdade?
Faço essa pergunta ao ler a citação de T.H.Huxley, em" A Maioridade da 'Origem das Espécies' ", 1880:
"Verdades assumidas irracionalmente são mais nocivas do que erros racionais."
Todos temos as nossas verdades e o que pode ser plausível para uma pessoa, pode ser completamente fora de nexo para outra.
As vezes um pensamento errado se torna verdade, até que um pensamento certo derruba essa falsa verdade.
Exemplo maior do que o Geocentrismo e o Heliocentrismo não há.
A igreja defendeu por muitos anos a teoria de que a terra era o centro do universo e essa ideia foi tida como verdade, até, Copérnico desenvolver a verdade do Heliocentrismo.
Existem verdades e verdade.
E então, Huxley estava correto em sua afirmação?No seu entender, como você vê essa questão da verdade?
No mais, um abraço e que Deus continue a vos abençoar!
Update:'Estranho No Ninho', bem oportuna a sua pergunta.Pôncio Pilatos estava diante da Verdade e não percebeu.A verdade está diante de nós, basta olharmos e a enxergarmos.Como a SHEKINAH, diz em sua resposta.
Um abraço amigo!
Comments
Assumindo meu jeito de ser e acreditando no que jorra de dentro de mim.Mas mesmo assim coloco no papel e contesto até achar a lógica, se perceber que não há nem lógica nem nexo busco o que considero real e cristalino até encontrar.Verdade para mim é como um brilhante tem diferentes facetas e cada um só vê aquilo que está preparado para encontrar nem a mais nem a menos. Como diz a palavra verdade, VER para crer , mas verificar a IDADE porque tudo que é antigo tem novas respostas srsrsrr.
Saturno, há muitas coisas que são verdades incontestáveis.
Há coisas que considero erradas e outros consideram corretas, a minha verdade é que acho errada, mas para outros não é a verdade.
Existe sim verdades e verdades, mas há também verdades que são absolutas e algumas pessoas desviam para justificar seus erros.
Abçs.
à verdade Saturno, existem verdades e verdades.
Evidentemente que vejo a verdade pelo meu particularÃssimo prisma ótico caleidoscópico... rs
mas até Picasso disse, Pablo Picasso (genial): Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema... então é isso.
Mas, na verdade também, procuro me aproximar ao máximo da realidade nessa minha visão caleidoscópica... procuro ver mesmo o lado de dentro do corte da navalha, a verdade nua e crua em toda a sua plenitude e essência sangrenta. Ãs vezes dói.
Fazer o que?... é assim que sou e vejo a verdade.
Insisto que alguém me explique o que é "a verdade", somente assim terei condições de responder a forma que eu a assumo.
Ao meu ver, tudo na vida é relativo e a verdade de ontem a deixa de ser hoje assim como as verdades de hoje podem ser substituÃdas por outras tornando-se inverdades, ou mentiras.
Afinal, o que é verdade?
à isso aÃ, a verdade existe para cada um de acordo com o que sabe. Como estamos em constantes mudanças, a verdade também vai mudando, então ela não pode ser absoluta, mas é verdadeira para aquele momento.
Assumo a verdade como passageira, tudo muda, até verdade envelhece.
com a cara e coragem
Meu amigo querido,
Não creio em verdade absoluta, mas sim em versões verdadeiras. Cada pessoa tem a sua visão e comportamento. Nisso ainda existe o entendimento. Minha verdade pode não ser a sua.
Muitos proclamam que a verdade é uma e sempre será aquela. Questiono este pensamento. Meu angulo de visão pode ser um que você nem ao menos percebeu. Eu posso ver a falsa verdade e você a verdade que quer.
abraços e amor
Meu amigo Saturno !!
Pra mim é assim, qdo a pessoa não sabe pensar por si e não tem coragem de assumir as responsabilidades dos seus atos... ela passa a acreditar na verdade que contam a ela, sem dizer que é muito comodo isso pra alguns !!
A verdade não é encontrada em nenhum outro lugar se não dentro da gente !!
Faz parte daquilo que eu acredito, daquilo que mexe com meu interior... como posso acreditar que algo é certo se aquilo incomoda a minha alma !! Por vezes a verdade nos perturba e então tem que ser analisada...pra saber se deve ser seguida ou ignorada...mas nunca uma verdade deve ser imposta !
Por só acreditar no que vemos, limitamos o corpo a não perceber os sentimentos...
Por aceitar ideias prontas... limitamos tudo que existe em uma vida cheia de regras e escrava das proprias leis !!
Que os Ventos Levem o Brilho das Estrelas a sua Vida !!!
ja disse Lutero, A paz, se possÃvel, mas a verdade, a qualquer preço.