Meus amigos do Yahoo como sera' o Natal para vocês?
Origem do Natal
Universal, abrangente, calorosa assim é a festa de Natal, que envolve a todos. Uma das mais coloridas celebrações da humanidade, é a maior festa da cristandade, da civilização surgida do cristianismo no Ocidente.
Época em que toda a fantasia é permitida. Não há quem consiga ignorar a data por mais que conteste a importação norte-americana nos simbolismos: neve, Papai Noel vestido com roupa de lã e botas, castanhas, trenós, renas.
Até os antinatalinos acabam em concessões, um presentinho aqui, outro acolá. Uma estrelinha de belém na porta de casa, uma luzinha, um mimo para marcar a celebração da vida, que é o autêntico sentido da festa. Independente do consumismo, tão marcante, o Natal mantém símbolos sagrados do dom, do mistério e da gratuidade.
Na origem, as comemorações festivas do ciclo natalino vêm da distante Idade Média, quando a Igreja Católica introduziu o Natal em substituição a uma festa mais antiga do Império Romano, a festa do deus Mitra, que anunciava a volta do Sol em pleno inverno do Hemisfério Norte.
A adoração a Mitra, divindade persa que se aliou ao sol para obter calor e luz em benefício das plantas, foi introduzida em Roma no último século antes de Cristo, tornando-se uma das religiões mais populares do Império.
A data conhecida pelos primeiros cristãos foi fixada pelo Papa Júlio 1º para o nascimento de Jesus Cristo como uma forma de atrair o interesse da população.
Pouco a pouco o sentido cristão modelou e reinterpretou o Natal na forma e intenção. Conta a Bíblia que um anjo anunciou para Maria que ela daria a luz a Jesus, o filho de Deus. Na véspera do nascimento, o casal viajou de Nazaré para Belém, chegando na noite de Natal.
Como não encontraram lugar para dormir, eles tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e cabras, Jesus nasceu, sendo enrolado com panos e deitado em uma manjedoura.
Pastores que estavam próximos com seus rebanhos foram avisados por um anjo e visitaram o bebê. Três reis magos que viajavam há dias seguindo a estrela guia igualmente encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: ouro, mirra e incenso. No retorno, espalharam a notícia de que havia nascido o filho de Deus.
Comments
Oi amiga Helda...
Eu particularmente não gosto dessa agitação toda dessa época, mas respeito porque graças a isso muita gente tem seu emprego no final de ano.
Sei lá...acho que tudo é bem vindo se olharmos as coisas pelo lado positivo né?
As pessoas ficam mais solidárias...mas felizes e consequentemente o ar fica melhor de se respirar...
Seria tão bom se todo mundo ficasse assim o ano todo...!!!
Já pensou...as crianças dos orfanatos receberem doações o ano todo...?
Quando eu era criança , gostava muito porque é meu anversário( 25/12) e todo ano a família inteira se reunia e meia noite todo mundo vinha pra cima de mim...era bom receber tanto carinho e a "única" naquele momento...junto com o "Aniversariante"...
Mas a medida que eu fui crescendo as coisas foram mudando na minha cabeça e na minha forma de ver as coisas e já não tinha tanta importância assim aquele ritual todo.
Me lembro que , quando criança, ficava doidinha pra ver o Papai Noel e até sonhava com um "bonecão bem grandão" de presente pra brincar no dia seguinte...mas isso nunca aconteceu porque meu pai biológico não tinha dinheiro pra comprar presentes para 9 filhos...então minha mãe reunia todos nós e íamos para o "Parque da Cidade" aqui em Brasília e ficávamos o dia todo...aquilo pra mim era o melhor presente que eu poderia receber...!!!
Esse negócio de arranjos, árvore de Natal e tudo isso não faz diferença pra mim, porque penso em quem não tem dinheiro para bancar esse luxo todo e deve ficar triste como eu ficava quando criança...
Acho que é isso amiga Helda..
Natal é todo dia, porque todo dia é dia de Renovação e "Renascimento".
Beijãoooozãooo no coração e fique com Deus.
Não sei o que vou fazer dependo da disponibilidade do meu marido.
Ainda não me programei...
Minha amiga, nao posso precisar nada a respeito do Natal. Minha mae estah muito doente e a gente nem tem tempo de pensar em Natal, soh pensamos eh na saude dela. Com minha mae doente, nao hah Natal.
um dia como um outro qualquer.
Estou louca para deixar o Rio...não aguento mais !
Quero Paz...muita paz !
Uma mentira, um horror como sempre, agravado que este ano n vai ter festival de compras.
Por um lado é bom , talvez usem o dinheiro melhor. Companheiros, dá prá acreditar?
Continuamos acreditando que n temos inflação? Ora, se eu ganho 5 vezes o valor de compras menos que em 1995!!!!
Só acredita quem quer e quem é tonto pede a Deus que o mate e ao diabo que o carregue!!!!
E será merecido!!!
T-chao!
se liga cabeção! "que aguentam minhas respostas" fih ter resposta sua nas minhas perguntas é um previlegio pra poucos, pois com certeza voce tem seu passaporte garantido professional céu! Ore por mim e por todos nos do yahoo! Deus te abençoe ainda mais! Feliz Natal pra vc e pra sua familia! Galoooooooooooooooooooooooooooooooooooo... grite assim comigo Fernanda! GALOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
Helda querida
Ótima postagem.
Tenho a felicidade de passar o Natal em uma família cristã, e isso faz toda a diferença.
Antes da ceia participamos de uma missa muito linda e não temos a preocupação de presentes.
É o dia que revemos parentes que só encontramos no Natal e o aniversariante é Jesus.
Enfim, acho que vivemos um Santo e alegre Natal.
tem uma árvore de natal montada aqui, isso é natal, não é? to nem ligando pra isso, natal é pra cristão!!!