Olá, vocês poderiam me recomendar autores brasileiros contemporâneos?

De literatura brasileira contemporânea eu tenho lido: "Resumo de Ana" de Modesto Carone, "Nove noites" de Bernardo Carvalho e "Dois irmãos" de Milton Hatoum. Eu já li também alguns clássicos como Machado de Assis, José de Alencar, Jorge Amado e Guimarães Rosa; mas gostaria muito de saber quais autores são para vocês os mais importantes neste momento no Brasil. Quais são os seus livros preferidos desses autores?

Além do mais, gostaria de saber se há escritores gaúchos importantes neste momento na cena literária brasileira.

Acho que as perguntas não são muito simples, mas eu tenho interesse em conhecer mais sobre literatura brasileira contemporânea.

Muito, muito obrigado!!

Comments

  • Luis Fernando Verissimo nasceu em 26 de setembro 1936, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Filho do grande escritor Érico Veríssimo, iniciou seus estudos no Instituto Porto Alegre, tendo passado por escolas nos Estados Unidos quando morou lá, em virtude de seu pai ter ido lecionar em uma universidade da Califórnia, por dois anos. Voltou a morar nos EUA quando tinha 16 anos, tendo cursado a Roosevelt High School de Washington, onde também estudou música, sendo até hoje inseparável de seu saxofone.

    É casado com Lúcia e tem tręs filhos.

    Jornalista, iniciou sua carreira no jornal Zero Hora, em Porto Alegre, em fins de 1966, onde começou como copydesk mas trabalhou em diversas seçőes ("editor de frescuras", redator, editor nacional e internacional). Além disso, sobreviveu um tempo como tradutor, no Rio de Janeiro. A partir de 1969, passou a escrever matéria assinada, quando substituiu a coluna do Jockyman, na Zero Hora. Em 1970 mudou-se para o jornal Folha da Manhă, mas voltou ao antigo emprego em 1975, e passou a ser publicado no Rio de Janeiro também. O sucesso de sua coluna garantiu o lançamento, naquele ano, do livro "A Grande Mulher Nua", uma coletânea de seus textos.

    Participou também da televisăo, criando quadros para o programa "Planeta dos Homens", na Rede Globo e, mais recentemente, fornecendo material para a série "Comédias da Vida Privada", baseada em livro homônimo.

    Escritor prolífero, săo de sua autoria, dentre outros, O Popular, A Grande Mulher Nua, Amor Brasileiro, publicados pela José Olympio Editora; As Cobras e Outros Bichos, Pega pra Kapput!, Ed Mort em "Procurando o Silva", Ed Mort em "Disneyworld Blues", Ed Mort em "Com a Măo no Milhăo", Ed Mort em "A Conexăo Nazista", Ed Mort em "O Seqüestro do Zagueiro Central", Ed Mort e Outras Histórias, O Jardim do Diabo, Pai năo Entende Nada, Peças Íntimas, O Santinho, Zoeira , Sexo na Cabeça, O Gigolô das Palavras, O Analista de Bagé, A Măo Do Freud, Orgias, As Aventuras da Família Brasil, O Analista de Bagé,O Analista de Bagé em Quadrinhos, Outras do Analista de Bagé, A Velhinha de Taubaté, A Mulher do Silva, O Marido do Doutor Pompeu, publicados pela L&PM Editores, e A Mesa Voadora, pela Editora Globo e Traçando Paris, pela Artes e Ofícios.

    Além disso, tem textos de ficçăo e crônicas publicadas nas revistas Playboy, Cláudia, Domingo (do Jornal do Brasil), Veja, e nos jornais Zero Hora, Folha de Săo Paulo, Jornal do Brasil e, a partir de junho de 2.000, no jornal O Globo.

    Na opiniăo de Jaguar "Verissimo é uma fábrica de fazer humor. Muito e bom. Meu consolo — comparando meu artesanato de chistes e cartuns com sua fábrica — era que, enquanto eu rodo pelaí com minha grande capacidade ociosa pelos bares da vida, na busca insaciável do prazer (B.I.P.), o campeăo do humor trabalha como um mouro (se é que os mouros trabalham). Pensava que, com aquela vasta produçăo, ele só podia levantar os olhos da máquina de escrever para pingar colírio, como dizia o Stanislaw Ponte Preta. Boemia, papos furados pela noite a dentro, curtir restaurantes malocados, lazer em suma, nem pensar. De manhă ŕ noite, sempre com a placa "Homens Trabalhando" pendurada no pescoço."

    Extremamente tímido, foi homenageado por uma escola de samba de sua terra natal no carnaval de 2.000.

  • Guimarães Rosa,Bernardo Carvalho,, Cruz e Souza , João Ubaldo Ribeiro , Clarice Lispector, Toni Belloto, Fernando Sabino, Jacyra Sant Anna, Gerson Cunha, Carlos Herculano, Paulo Coelho...são tantos!!! Tem acontecido em vestibulares, Pases e outros o resgate de escritores e obras lindíssimas. Veja no site Vestibulares- Brasil.

  • Gosto muito de Murilo Rubião, mas ele não é super contemporâneo (na verdade, ele morreu em 1991). Apesar de recente, é considerado pela crítica o precursor do gênero fantástico no Brasil. Uma das coisas mais interessantes em seus contos é que utiliza justamente elementos sobrenaturais para refletir sobre a modernidade, de forma que acaba questionando a realidade e aquilo que acreditamos ser normal. Após a leitura concluímos que é o nosso mundo que é fantástico com suas guerras, fome, corrupção e todas essas coisas que estamos cansados de ouvir. Sugiro que leia O PIROTÉCNICO ZACARIAS que, na minha opinião, é o que reúne seus melhores contos.

  • Mário de Andrade, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Lúcio Cardoso, Clarice Lispector, Lígia Fagundes Telles, Dalton Trevisan, Rubem Fonseca, Guimarães Rosa, Osman Lins, Campos de Carvalho, Rubem Braga, Jorge Amado

    .

    E o Melhor!!! João Ubaldo Ribeiro

    abraços

  • Sem dúvida, as grandes revelações da geração atual da Literatura Brasileira são Milton Hatoum e Bernardo Carvalho. Isso não quer dizer que se deve desprezar os clássicos (um livro clássico é aquele que, por mais que se tenha lido ou ouvido falar a respeito, ele sempre tem algo de novo anos ensinar a cada leitura). O que se pode considerar Literatura Brasileira Contemporânea? Consensualmente, é toda a produção poética e ficcional surgida sob a égide do Modernismo, ou seja, a partir de 1922. E, nesse caso, são clássicos da Literatura Brasileira Contemporânea autores como Mário de Andrade, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Lúcio Cardoso, Clarice Lispector, Lígia Fagundes Telles, Dalton Trevisan, Rubem Fonseca, Guimarães Rosa, Osman Lins, Campos de Carvalho, Rubem Braga, Jorge Amado, só para citar alguns prosadores. Quanto à Literatura Gaúcha, humildemente, considero que Érico Veríssimo e Mário Quintana formam uma díade, ao mesmo tempo, dissonante e, por isso mesmo, complementar entre si. Falou!

  • Recomendo Luiz Alfredo Garcia-Roza que, psicanalista renomado, se tornou nos últimos anos um dos melhores autores de romances policiais do país. Bernardo Carvalho, Milton Hatoum, Amilcar Bettega Barbosa e Bruno Zeni.

  • No RS temos no momento,Luís Antonio de Assis Brasil,Charles Kiffer que estão concorrendo em Gramado, Moacir Scliar,e muitos cronistas que podemos acompanhar diariamente nos jornais de grande circulação aqui de POA.

  • Infelizmente, não entendo

    muito dessas coisas

    \\\\\\\\\\

Sign In or Register to comment.