O celular é responsável pela queda de qualidade dos filmes slashers de terror?

As décadas de 70 e 80 foram gloriosas para os slashers hollywoodianos. Leatherface, Michael Myers, Jason Voorhees, Freddy Krueger e companhia fizeram incontáveis vítimas até o final dos anos 80, quando o gênero perdeu popularidade.

Scream (1995) ameaçou dar novo ar aos slashers, mas o que seguiu foi uma série de filmes formuláticos que simplesmente não tinham o charme dos seus antecessores.

Para piorar, vieram os remakes desastrosos, e as idéias só foram piorando.

Pouco depois de Scream (1995), criou-se um novo e insuportável clichê que deixou todos os clones de Jason, Freddy e Michael completamente irritantes e difíceis de gostar: o dos celulares sem sinal. Talvez seja esse o motivo pelo qual esse tipo de filme era tão melhor nos anos 80. Sem celular, era mais convincente a impressão de que as vítimas estavam indefesas.

Hoje só vemos filmes onde um grupo de pessoas está acampando em algum lugar distante onde NENHUM celular funciona pelos motivos mais estúpidos imagináveis... ah, e todo mundo se perde na estrada (GPS anyone?).

Enfim, a tecnologia, mais precisamente o celular, é responsável pelos slashers ruins de hoje em dia, ou é apenas conformismo? Poderiam fazer algo mais criativo com esse problema?

Opine.

Comments

  • Eu concordo. A tecnologia como um todo tornou os slashers difíceis de gostar e acreditar. Fala sério, dá pra imaginar o Michael Myers batendo um fio com a Laurie? O celular tirou parte do charme "Save me" das vítimas femininas e deu atestado de burrice para os "galãs", que nunca possuem e/ou nunca sabem usar qualquer equipamento que possa vir a ser útil. Armas incluso! Só que o celu não é o único responsável, não. A falta de criatividade dos roteiristas é crônica e contagiosa. Depois perguntam por que os assassinos viram ídolos...

  • A falta de competência dos diretores e roteiristas fazem deste sub-gênero ruim hoje em dia.

    Porém, eu tenho que dizer, os "slashers movies" entraram na onda da mesmice.

    Nem mesmo os filmes "Giallo" - Que quase têm sempre a mesma história - Não conseguem serem ruins. Acho que só a falta de criatividade contribui com isso.

  • Acredito que a tecnologia estragou sim os slashers. Não existe mais desculpas (pelo menos não desculpas originais) para as pessoas se meterem em perigo.

    Poderiam fazer várias coisas com os celulares, como serem passadas mensagens sinistras dos "monstros", ou até mesmo funconarem, porém quando a ajuda chega ao local é tarde demais.

    Outra alternativa é retratar outra época, não a atual, quando não haviam celulares.

    Precisamos de cabeças pensantes para contornar esse problema do "celular sem sinal", que, como você disse, já está ficando overused. O pior é que existe uma infinidade de alternativas ao problema, mas por falta de vontade de pensar ou por força do hábito, os slashers acabam ficando clichés.

  • Tbem não entendo meu amigo. Existe algo mais repulsivo que Hanníbal? ou mesmo a série Jogo Mortais? Sabe embora isso ecu te diga algo me chama a conferir trillers assim, acho q somos naturalmente atraídos pelo morbido, united statespouco ou ausente e outros de mais a exagerados. Fala sério, muito mais algo tipo Os Imperdoáveis, ou 3:10 to Yuma. Aliás Western tem violencia mas tem um que de fascinio q não enentedo simplesmente adoro. Oh saudades dos velhos cowboys. Fique em Paz.

  • Pode até ter um fundo de verdade mas não penso que seja o maior responsável. Os filmes mais antigos também produziam seus absurdos. Como explicar que, por mais que as vítimas corressem, saltassem muros, fugissem de carro, decolassem, sei lá o quê, Jason Voorhees, desfilando de tão devagar, conseguiria alcançá-las?

    Acredito mais na marginalidade do gênero terror, que desinteressa os bons roteiristas, do que na dificuldade de adequá-lo à realidade. O próprio gênero propõe que abandonemos enredos absolutamente realistas e acreditemos por um momento em criaturas e fenômenos que jamais poderão existir.

  • Acho que é a falta de ideia e criatividade mesmo! Mas nunca tinha pensado nisso, realmente hoje nos filmes o celular sempre falha exatamente no momento que a pessoa indefesa precisa! Affff...

  • Pois é, acho que os roteiristas querem sempre escrever uma história com o mesmo estilo de outros filmes de terror, sempre um grupo de pessoas sempre vão passar férias num lugar vazio, e o assassino sempre mata a pessoa que esta prestes a ligar para a policia, ou esse assassino mata o policial.

    Poderiam usar mais a criatividade para fazer um estilo de terror inovador.

  • hunnn...suas ideias me intrigam, eu gostaria de subscreve-las , mas......

Sign In or Register to comment.