Qual a primeira coisa que um analista de sistema tem que aprender?
Mas já quero começar aprendendo em casa, quero aprender coisas agora que vã facilitar minha vida na faculdade.
Obrigado
Mas já quero começar aprendendo em casa, quero aprender coisas agora que vã facilitar minha vida na faculdade.
Obrigado
Comments
Quais as características necessárias para ser analista de sistemas?
É necessário que o profissional que deseja obter sucesso na área, tenha raciocínio lógico e boa dose de iniciativa na resolução de problemas e criação de softwares. Como o desenvolvimento de programas é um trabalho que requer concentração e capacidade permanente de aprendizagem, a predisposição de estar sempre pronto a mudanças é fundamental. Além disso, é importante apresentar as seguintes características:
Criatividade: o profissional deve sugerir novos caminhos para a empresa melhorar o seu desempenho global, através do uso racional e criativo da tecnologia de informação
Bom senso: existem situações inéditas e imprevistas onde o profissional da informação tem que decidir pelo que julga melhor para os negócios da empresa, baseado mais nos seus sentimentos íntimos do que em uma sólida base de dados e informações
Liderança: o analista deve ser um líder no processo de mudança da organização. O gerente é aquele que administra a mudança, mas o líder é aquele que motiva as pessoas para a mudança, tornando-as possíveis
Senso analítico e boa comunicação: não basta ter uma boa idéia, é necessário ter a capacidade de organizá-la e de expô-la de forma a mostrar para os demais a sua viabilidade técnica e econômica
Atualização tecnológica: o profissional deve se manter atualizado, uma vez que a informática e a tecnologia da informação têm evoluído de uma forma vertiginosa nos últimos anos. O estudo, pesquisa e desenvolvimento tecnológico são atividades do dia a dia deste profissional. É muito importante que o analista tenha a consciência de que a sua área de interesse não pode se limitar à informática e a tecnologia de informação, mas deve abranger, também, outras áreas de conhecimento, principalmente, administração e ciências humanas
Boas relações interpessoais: o tipo de atividade desenvolvida pelo analista exige uma interação e uma integração muito grande com os usuários, exigindo do profissional a capacidade de sentir de forma mais abrangente os problemas, as reais necessidades e aspirações dos seus "clientes" ou interlocutores
Boa visão sistêmica: o analista deve ter uma visão sistêmica da organização e, portanto, uma visão muito clara da missão e dos objetivos empresariais. Ao profissional, não cabe apenas a responsabilidade de informatizar, o seu principal compromisso, com a empresa, é fazer o melhor uso possível da tecnologia da informação, visando uma melhor competitividade e eficácia empresarial
Domínio da língua estrangeira: O domínio da língua inglesa é fundamental para um profissional que trabalha com tecnologia de ponta.