Preciso da ajuda de um advogado ou estudante de direito...?

Qual a diferença entre legado e testamento? Tenho uma casa que é minha e mais de duas pessoas, gostaria de fazer um testamento deixando para meu conjugê 50% e o resto para meus filhos (herdeiros necessários), preciso citar a casa ou simplesmente falar de meus bens em geral citando porcentagem? Obrigada.

Comments

  • Não sou acadêmico, nem advogado.

    Mas acredito que - se a casa é sua e de outras duas pessoas - precisaria resolver o quanto antes essa pendência. Quem são essas pessoas, porque uma não compra a parte das outras. Ou vendem e repartem o valor.

    Em todo caso para fazer seu testamento você vai ter que dizer assim - possuo a terça parte de uma casa 33,33%, quero deixar em testamento a metade dessa parte para meu conjuge (esposo). Não precisa citar que a outra parte cabe aos herdeiros legais, quando for fazer o inventário com certeza o juiz vai determinar assim.

    Testamento tem que ser feito por órgão público e vc. só pode colocar até a metade dos seus bens legítimos.

    Mas essa casa - tá meio esquisito - imagina se acontecer de vc. morrer.

    Vai ficar assim:

    33% para um dos proprietários

    33% para a outra pessoa proprietária

    16,5 % para seu marido

    os outros 16,5 repartido entre seus filhos.

    Pergunto como que alguém vai morar numa propriedade assim, como alugar e dividir os lucros, como pagar IPTU, como se resolver. Ainda acho melhor resolver em vida.