Qual a aula mais interessante de psicologia e porquê?

Qual a aula mais interessante de psicologia?

Yahoolegas ...

Qual a aula mais legal ou mais interessante que vocês assistiram de Psicologia ?

Sei que muitas vezes não temos simpatia para com com o docente (formação da primeira impressão), mas que há aulas que ficam na nossa memória por conta da força emotiva que despertaram, pela agradabilidade ou também pelo fato de nos enriquecerem.

Faço esse pedido, pois estou me preparando para a prova didática e essas informações

me ajudaram a elaborar um plano de aula nessa disciplina.

Poderiam relatar o tema, a metodologia da aula e o que ainda lembra? Quanto mais detalhes, melhor compreenderei.

Pode ser também, algo inédito em termos de didática, pois isso costuma marcar nossa percepção.

Por favor, ajudem-me verdadeiramente.

Obrigado antecipadamente

Comments

  • Olha, eu me lembro de ter gostado muito das aulas de antropologia e psico social, isso nos 1o e 2o ano de curso, mas o professor era mto carismatico tb...lembro da aula sobre o pos-modernismo, q falava do simulacro - olha meu filho - mas olha na foto que é mais bonito (q me fez refletir o quanto a imagem - o simulacro - pesa, nos influencia nao é.?...) tb lembro uma aula em q esse mesmo prof comparou o coletivo e o individual, (talvez reproduzindo algum livro, nao me recordo pois há tempos isso) colocando lado a lado a cena do eu X o nós indo a praia (de ônibus X carro) etc....

    Depois vieram as aulas de psicanalise... apesar de nao ser psicanalista me deleitava com as boas aulas de psicanalise...aquelas q muitos "boiavam"(eu tb boiei em mta coisa...) não entendo tanto da teoria mas gostava...principalmente das explicaçoes em relaçao a interdiçao pelo pai, aos 3 tempos da constituiçao do sujeito ... Gostaria de ter tido mais clareza em coisas basicas como imaginario X simbolico, eu que nao faltava as aulas sentia como se tivesse pegado o bonde andando, como se o basico ja fosse obrigaçao do estudante saber...

    Acho muito interessante adaptar a teoria q fala da histeria aos tempos de hj, com tanta necessidade de acompanhar a moda, de se fazer desejavel ou se moldar aquilo que esperam ou que achamos que esperam (coletivamente falando...)

    E claro, minha grande paixao, os mitos e arquetipos, mais na teoria analitica, porem muito mais enriquecedor quando pode ser comparado com outras teorias, como outro dia li um artigo q abordava a histeria masculina contemporanea e puer X senex.(Histeria masculina ou arquétipo do Puer? por Marcus Quintaes)

    Mas isso é td muito meu gosto pessoal viu...aaah eu nunca gostei de organizacional, mas uma vez li um texto de neurose do trabalho, em q 3 tipos de neurose eram apresentadas, muito interessante tb...pena q por ter sido há tanto tempo eu nao tenho as fontes pra te citar...mas era o dedinho da psicanalise na organizacional ne, só por isso eu me interessei, pois escolar e organizacional eu nunca consegui gostar, mesmo sabendo q poderia ser o caminho pra sair ganhando dinheiro empregada na area. os professores eram monotonos, ou realmente eu nao sirvo pra coisa...nao sei dizer....pode ser muito da segunda e um tanto da primeira hipotese...

    ah e mais uma coisa e a importancia de disponibilizar ao aluno a chance de fazer sua pp analise / terapia, pois isso nos era deixado tipo - se virem - e nem sempre um estudante tem meios de pagar o necessario pelo serviço do profissional nessa area. Entao ao meu ver é toda uma rede de apoio aa formaçao do profissional de psico muito necessaria, a didatica vai bem alem da sala de aula qdo se fala em clinica principalmente...

    é muito valioso orientar os alunos em relaçao a pratica da clinica, ja desde o inicio, abordar temas como onus X valor, como interpretar e agir frente ao silencio, como se enxergar na entrevista e ao outro, afinal, independente da abordagem escolhida, esse traquejo é fundamental, e mesmo só se aperfeiçoando com a pratica, qdo se tem orientaçao clara antes ajuda muito!

    espero q minha opiniao ajude alguma coisa ne, mesmo assim na pressa....desculpe as abreviaçoes e falta de pontuaçao e erros...foi a pressa mesmo, sentei e escrevi e fui, hehehe

    abçs!!

  • Como estudiante de psicología, yo prefiero las materias relacionadas con "personalidad" enfermedades como maníaco-depresivos, depresiones reactivas, personalidades melancólicas, mitomanías (compulsividad a las mentiras), trastornos de la adolescencia, traumas infantiles, represiones sexuales debido a traumas infantiles o de la adolescencia. Aún estoy comenzando la carrera, pero me gusta el psicoanálisis, soy muy freudiana al menos hasta ahora.

    Espero te ayude. Sl2=

  • Amooo psicologia do trabalho relacionar acidentes do trabalho com as atitudes

  • ainda estou no primeiro período de psicologia, mas gostei bastante do tema: Vinculação.

  • Aquela onde é usada a Palavra de Deus mediante a Cristo Jesus onde lançando sobre ele todas as nossas preocupações porque ele cuida de nós e aí os pisicólogos e pisiquiatras estariam desempregados ou seja buscariam também a Deus e sua justiça e o demais com certeza Ele fará.

    um ótimo natal para ti e que o Senhor te abençoe e te guarde de todo mal e se for do teu desejo ter essa profição, leve consigo esse conselho: use a palavra de Deus nos tratamentos, pois muitas pessoas necessitam urgentemente saber e conhecer um pouco de Deus e seus propósitos em suas e minha vida. Te amamos em Cristo Jesus por quem oro já agradecido. Amém.

  • NO meu curso de Administração eu gostei das aulas:Psicanálise, Ego, Super Ego, ID .

  • Sou formada em Psicologia e a disciplina que mais gostei foi a de "Neurofisiologia", é legal você estudar o cérebro e entender o funcionamento de algo tão pequeno se comparado à sua totalidade de ações!

    Amei esta disciplina!

    Beijos

  • Faço engenharia, e tive uma matéeria de psicologia... claro que não é nada específico, mas é pq a grade pede. Gostei da matéria que falava sobra a caixa de Skinner e condicionamento de seres humano. Era muito ilário, o pessoal da sala fazia terapia "de graça"com o professor, era pura comédia!

    Bjão!

  • Fiz facul de ADM de empresas, e tive psicologia. Gostei do tema Ego, Alterego e ID, uma coisa que todos nós temos e não entendemos. Não me lembro da Metodologia, mas gostei muito da matéria.

    Boa prova pra vc!

  • nunca estudei psicologia...

    mas já filosofia e sociologia no meu colégio

    serve?

    rsrs

    se servir eu gosto da parte da formação do capitalismo e das relações humanas

    boa sorte pra vc na prova!

Sign In or Register to comment.