Por Favor Me Ajudem - Livro Dom Casmurro?

Por favor vocês poderiam me ajudar a resolver essas questões?

Eu li o livro e resolvi algumas questões, mas eu preciso das respostas pra amanhã...

3) - Bentinho é paranóico?

5) - A história de Dom Casmurro é a de um homem atormentado pela desconfiança e ciúme. Capitu tornou-se um símbolo de Literatura Brasileira. O que, na verdade, tornou-a tão especial?

só essas... o resto eu já fiz. Por favor...

Comments

• 3) - Bentinho é paranóico?Não podemos afirmar que Bentinho seja paranóico, quando nos referimos ao seu ciúme excessivo pela Capitu, pois Machado de Assis criou um personagem onisciente, o Bentinho, todas as informações sobre todos os personagens são ditas por Bentinho, portanto, se tudo é visto pela óptica de Bentinho, paira a dúvida e o enigma. O que é verdade e o que é apenas fruto de uma mente paranóica? Acho que Machado de Assis não nos dá respostas, ele deixou para os leitores o direito da dúvida.

5) - A história de Dom Casmurro é a de um homem atormentado pela desconfiança e ciúme. Capitu tornou-se um símbolo de Literatura Brasileira. O que, na verdade, tornou-a tão especial?O que levou a personagem Machadiana a ser tão especial a ponto de já ter sido assunto de teses por parte dos estudiosos é, exatamente, a descrição da personalidade de Capitu e o fato de Bentinho está o tempo todo vendo a traição sendo consumada, na figura de seu filho Ezequiel, que segundo Bentinho era a cópia de Escobar, entretanto, o leitor nunca tem certeza de nada, pois, como já disse na resposta anterior, existe a dúvida, se Bentinho sofre de um ciúme doentio, já que toda visão da traição é descrita por ele e apenas ele vê, ou se Capitu era, realmente, dissimulada. Machado de Assis, na sua genialidade, quis deixar para o leitor a incerteza e, por esta razão, Capitu é e continuará para sempre sendo a personagem mais enigmática da literatura brasileira.

Sign In or Register to comment.