Espíritas, o que vocês me dizem sobre a Pareidolia?
Pareidolia é : um fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado. É comum ver imagens que parecem ter significado em nuvens, montanhas, solos rochosos, florestas, líquidos, janelas embaçadas e outros tantos objetos e lugares.
Em situações simples e ordinárias, este fenômeno fornece explicações para muitas ilusões criadas pelo cérebro, por exemplo, discos voadores, monstros, fantasmas, mensagens gravadas ao contrário em músicas entre outros.
Admiro muito o espiritismo e creio na vida após a morte...mas será que tudo o que é "comprovado" na verdade seria algo advindo dos fenômenos de Pareidolia??
Por favor, me tirem essa dúvida?
Update:Não estou sendo contra o Espiritismo, apenas quero alguns esclarecimentos...não sou Ateu...nem Evangélico...
Comments
Não há relação de uma coisa com outra. No Espiritismo, nossos contatos não são pequenos flashs, ou ilusões criadas pela mente. Quando recebemos uma mensagem, ela vem com sentido e ampla. Tanto que são psicografados livros completos. Quando é através da psicofonia, as mensagens são transmitidas dentro de um conceito e com lógica.
Pareidolia, trambicolia, anencéfalia, e etc, é tudo que explica a cascata espirita!
A ciência explica também porque as pessoas tem aquela sensação de terem estado em um lugar onde nunca estiveram antes. Isso eles rejeitam veementemente, pois fala contra o que a literatura espirita implantou no cérebro deles, com parafuso,polca e martelada.
Saudações. A literatura espirita é muito vasta e trata com muita seriedade o fenômeno psÃquico, assim como o mediúnico. O espirita tem a obrigação de ser um estudioso do fenômenos que ocorrem nos transes mediúnicos. (Material de estudo é o que não falta) E eu posso te afirmar, mesmo não sendo espirita e sim Umbandista, que os fenômenos paranormais que ocorrem nos centros Espiritas e de Umbanda, não são obras de uma descompensação cerebral ou de uma ilusão psicológica. No meu grupo de trabalho qualquer visão no astral é mantida sob investigação e aguarda-se que outra fonte, que desconheça da primeira, corrobore o que foi avistado.
Diferencia-se o fenômeno psÃquico do fenômeno mediúnico, sendo o primeiro a ação de si per si e requer grande capacidade de entendimento das leis naturais e profundo auto conhecimento, para que o fenômeno seja tido como serio e produtivo. N'outro o fenômeno é de intercambio entre inteligencias encarnada e desencarnada e quanto mais qualificado a moral do médium, de melhor qualidade será a comunicação. O médium é aparelho de comunicação, aparelho este inteligente e participante no fenômeno.
O espiritismo não é uma escola de crentes ceguetas e sim uma escola investigativa, onde sensibilidade e razão são exteriorizadas. Atualmente notáveis médicos da área de neurologia e psiquiatria e psicologia, assim como de outras áreas são espiritas atuantes.
Queira conhecer o trabalho do Dr. Sérgio Felipe de Oliveira médico, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo- USP, presidente da AME de São Paulo - AMESP, diretor clÃnico do Pineal Mind Instituto de Saúde de SP e ministra curso de pós graduação lato-sensu Neuroanatomia Funcional e Transpessoal, no Pineal Mind Instituto de Saúde.