Espíritas, o que vocês me dizem sobre a Pareidolia?

Pareidolia é : um fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado. É comum ver imagens que parecem ter significado em nuvens, montanhas, solos rochosos, florestas, líquidos, janelas embaçadas e outros tantos objetos e lugares.

Em situações simples e ordinárias, este fenômeno fornece explicações para muitas ilusões criadas pelo cérebro, por exemplo, discos voadores, monstros, fantasmas, mensagens gravadas ao contrário em músicas entre outros.

Admiro muito o espiritismo e creio na vida após a morte...mas será que tudo o que é "comprovado" na verdade seria algo advindo dos fenômenos de Pareidolia??

Por favor, me tirem essa dúvida?

Update:

Não estou sendo contra o Espiritismo, apenas quero alguns esclarecimentos...não sou Ateu...nem Evangélico...

Comments

• Não há relação de uma coisa com outra. No Espiritismo, nossos contatos não são pequenos flashs, ou ilusões criadas pela mente. Quando recebemos uma mensagem, ela vem com sentido e ampla. Tanto que são psicografados livros completos. Quando é através da psicofonia, as mensagens são transmitidas dentro de um conceito e com lógica.

• Pareidolia, trambicolia, anencéfalia, e etc, é tudo que explica a cascata espirita!

A ciência explica também porque as pessoas tem aquela sensação de terem estado em um lugar onde nunca estiveram antes. Isso eles rejeitam veementemente, pois fala contra o que a literatura espirita implantou no cérebro deles, com parafuso,polca e martelada.

• Saudações. A literatura espirita é muito vasta e trata com muita seriedade o fenômeno psíquico, assim como o mediúnico. O espirita tem a obrigação de ser um estudioso do fenômenos que ocorrem nos transes mediúnicos. (Material de estudo é o que não falta) E eu posso te afirmar, mesmo não sendo espirita e sim Umbandista, que os fenômenos paranormais que ocorrem nos centros Espiritas e de Umbanda, não são obras de uma descompensação cerebral ou de uma ilusão psicológica. No meu grupo de trabalho qualquer visão no astral é mantida sob investigação e aguarda-se que outra fonte, que desconheça da primeira, corrobore o que foi avistado.

Diferencia-se o fenômeno psíquico do fenômeno mediúnico, sendo o primeiro a ação de si per si e requer grande capacidade de entendimento das leis naturais e profundo auto conhecimento, para que o fenômeno seja tido como serio e produtivo. N'outro o fenômeno é de intercambio entre inteligencias encarnada e desencarnada e quanto mais qualificado a moral do médium, de melhor qualidade será a comunicação. O médium é aparelho de comunicação, aparelho este inteligente e participante no fenômeno.

O espiritismo não é uma escola de crentes ceguetas e sim uma escola investigativa, onde sensibilidade e razão são exteriorizadas. Atualmente notáveis médicos da área de neurologia e psiquiatria e psicologia, assim como de outras áreas são espiritas atuantes.

Queira conhecer o trabalho do Dr. Sérgio Felipe de Oliveira médico, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo- USP, presidente da AME de São Paulo - AMESP, diretor clínico do Pineal Mind Instituto de Saúde de SP e ministra curso de pós graduação lato-sensu Neuroanatomia Funcional e Transpessoal, no Pineal Mind Instituto de Saúde.

Sign In or Register to comment.