me ajuda contabilidade de custo?

considere as afirmativas abaixo

caixa 1.500,00

bancos 2.500,00

estoque 3.200,00

clientes 1.200,00

duplicatas a pagar 3.900,00

capital social xxxxx

1-o capital social da empresa é de r$ 4.500,00.

2- o capital proprio da empresa é de R$4.500,00.

3- o capital de terceiros da companhia é de R$3.900,00

4-o passivo da empresa somando ao capital social totaliza R$8.000,00

A)v-v-v-v

b)v-v-v-f

c) f-v-v-f

d)v-f-v-f

e)f-f-f-v

eu coloquei a resposta c esta correto .me explique se puder.

Comments

• Ativo - 8400

Passivo - 3900

PL - 4500

1 - V.(?)

2 - V

3 - V

4 - F

letra b (ou c?) dúvidas.

CAPITAL DE TERCEIROS: Representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível.

CAPITAL PRÓPRIO: São os recursos originários dos sócios ou acionistas da entidade ou decorrentes de suas operações sociais. Corresponde ao patrimônio líquido.

Raciocinando que o Passivo + CS = 8400 e portanto a D estaria errada, poderemos considerar a A correta porque o CS seria 4.500.

Isso levando em consideração que o CS (Capital Social) coincide com o PL. Mas sabemos que a medida que vai acontecendo transações economicas o PL aumenta automaticamente ao contrário do CS que só é alterado atrave´s de mudança no Contrato Social.

Enfim

Valdinho, se o Capital próprio corresponde ao PL, não tem como se somar as contas do ativo sem levar em consideração o passivo. Ativo - passivo = PL (8400-3900 = 4500).

Quanto ao Capital social..é sim duvidoso. Quanto ao capital próprio, Dúvida nenhuma.

Certeza:

Capital próprio = PL = 4500

Capital de terceiro = Passivo = 3900

Dúvidas:

A alternativa D se for correta torna a A falsa.

A Atlernativa A, se verdadeira torna a D falsa.

Pela alternativa D, Capital Social seria Total (8000) - Passivo (3900) = 4.100..Logo não seria 4500 como afirma a letra A.

Pela alternativa A, Capital social seria de 4500, portanto o total do CS + Passivo seria 4500+3900 = 8400 e não 8.000, como afirma a D.

Como no inicio de uma empresa o Capital Social é igual ao Patrimonio Liquido, levo isso como um diferencial pra julgar a A correta e a D errada.

• acredito que seja a D...agora vamos aos porques rsrsrs....

mas antes so comecei a estudar contabilidade de custo esse semestre na faculdade então não posso dizer que entendo muito, mas estudei contabilidade básica semestre passado...e podemos encontrar o capital de terceiros ai em duplicatas a pagar, assim a afirmativa 3 eh verdadeira...

agora analisando as afirmativas 1 e 4, ele diz na 4 que o passivo do empresa que seria o capital de terceiros que são as duplicatas a pagar no valor de 3900 somados com o capital social totaliza 8000

e diz na afirmativa 1 que o capital social da empresa é de 4500. e se somarmos os 3900 do com os 4500 que a afirmativa 1 diz ser o capital social vamos obter um valor diferente de 8000 o que implicar em dizer que uma das afirmativas ou as duas são falsas. o que exclui a alternativa A.

a afirmativa 2 diz que o capital próprio da empresa e de 4500, mas ser somarmos os valores da conta banco com os valores da conta caixa vamos obter um valor de 4000 e se consideramos ainda a conta estoque, ainda teremos um valor diferente de 4500 assim a afirmativa 2 e falsa...então e a única ater nativa em que temos a afirmativa 2 como falsa e 3 como verdadeira e a alternativa D.

so acrescentando: descordo da resposta acima que exclui a D como alternativa correta, pois como ele mesmo disse, pela questão não podemos saber qual o capital social da empresa, então temos que trabalhar com as informações que temos e não fazermos suposições...rsrs

• Olá Irlane

Estou aqui apenas para dizer que concordo com as boas observações do Sr. Manchester. De fato o exercício ficou dúbio quanto a questão do Capital Social, logo observar o que seu professor explicou sobre este exercício é o que poderá definir a resposta correta. No meu entender tanto a "B" como a "C" podem ser tidas como corretas.

No caso de partirmos do pressuposto que você está aprendendo podemos tomar como correta a opção "B", porém vale as observações já anotadas.

Wagner

Contador / buscando oportunidade como docente em contábeis

Sign In or Register to comment.