Pergunta de matemática da UNB ?

Dado três números ímpares distintos, o seu:

a) mmc é sempre par

b) mmc é sempre ímpar

c)mdc é 1

d) mdc é sempre diferente de 1

d) mdc pode ser par

A resposta é letra c, mas pelas minhas conclusões seria a letra a .... me ajudem por favor....

Comments

  • Um número ímpar A pode ser divisível por um número par B, com resto zero? Não, pois qualquer número (digamos, nosso quociente q=A/B), multiplicado por nosso divisor par B, resulta em um número par, que não poderá ser nosso A, pois A é ímpar. Como demonstração, tome um número ímpar do tipo 2n+1 e multiplique por um par 2n:

    (2n+1)*(2n) = 4n + 2n = 6n (PAR)

    Logo, (e) é falsa.

    (d) afirma que mdc é SEMPRE diferente de 1. Falso, pois basta que os 3 números sejam primos entre si para que mdc seja 1.

    (c) afirma que mdc é 1. Verdadeiro apenas se os 3 números fossem primos entre si - mas, como nada sabemos sobre eles, a afirmação é falsa.

    Sobre (a) e (b), lembramos que um número ímpar, multiplicado por outro número ímpar, será sempre ímpar. Vamos à demonstração. Sejam 2 números ímpares genéricos 2n+1 e 2m+1, a multiplicação será

    (2n+1)(2m+1) = 4mn + 2n + 2m + 1

    Ora, 4mn é par, 2n é par, 2m é par... Somados a 1, dá ímpar.

    Logo, seu múltiplo comum será necessariamente ímpar, o que dá como resposta correta (B).

    Bom, acho que é isso. Se alguém tiver uma forma melhor de provar, será de grande ajuda.

  • A multiplicação de ímpar por ímpar resulta sempre em ímpar.

    Logo, (a) é falsa sempre e (b) é verdadeira sempre.

    O mdc depende dos números serem ou não primos entre si.

    Se adotarmos 5, 25, 625 (três números ímpares distintos), o mdc=5 e (c) é falso. A alternativa (d) é falsa para número primos entre si, por exemplo 3,5,7.

    A alternativa (e) é falsa porque um número par não divide números ímpares sem deixar resto.

    Assim, a alternativa a ser marcada é B.

  • Amigo, se fossem primos o mdc seria 1, mas como são ímpares o mmc será ímpar, letra b.

    Veja 15,3, 9 o mdc é 3. Sua resposta ou sua pergunta está errada.

Sign In or Register to comment.