Quais são as características do pensamento filosófico?

O pensamento filosófico é, tão somente, uma atividade racional voltada à discussão.

A filosofia é um sistema acabado fechado em si mesmo.

A reflexão filosófica deve ser de conjunto, radical e rigorosa.

O sistema filosófico é uma reflexão das coisas que nos circundam e nada além disso.

Update:

NÃO SEI QUEM ENTROU PARA NEGATIVAR MEUS AMIGOS QUE ME RESPONDERAM.

Comments

  • A terceira alternativa é a correta.

    Uma reflexão radical que vá à raiz dos problemas, buscando atingir suas últimas e mais profunda ramificações. A reflexão deve ser rigorosa, sistemática e metódica.

    A reflexão deve ser ainda global ou de conjunto, isto é, realizada de modo a abarcar todos os dados, de modo a não deixar escapar nenhum fio condutor no difícil trabalho de discernir, no emaranhado das raízes, suas imbricações fundamentais.

  • Eu, particularmente, não gosto dessas 4 afirmações que vc coloca abaixo da sua pergunta.

    Há uma pluralidade de pensadores q fazem filosofia e cada corrente trabalha sobre uma forma específica de pensar. A sua pergunta pode receber respostas muito diversas e totalmente diferentes umas das outras porque depende de que lugar se está falando, ou seja, quais os conceitos filosóficos em que vc se baseia para responder.

    Dica de leitura para você: "O que é a filosofia?", de Gilles Deleuze e Félix Guattari, Editora 34 (www.editora34.com.br).

    Beijos,

    Vanessa

    .

  • Veterana,

    O sistema filosófico é uma reflexão das coisas que nos circundam e nada além disso.

    Filososfar é a observação constante da natureza e seu comportamento na tentativa de desvendar seus segredos.

    Um abraço, Helda

  • Uma das bases do pensamento filosófico é a observação, a análise dos fatos, a práticas de métodos apropriados para estabelecer parâmetros.

    Pensamos que os filósofos e a Filosofia ficou estagnada ao passado, ledo engano está presente na Pulbicidade e propáganda, no meio político, nas escolas, na Literatura e nas artes, no próprio mercado pela aplicação de pensamentos e novas filosofias de mercado, globalização, enconomia.

    Pensar ou refletir são os primeiros motes para a Filosofia.

  • A unica coisa de que precisamos para nos tornamos bons filosofos é a capacidade de nos admirarmos com todas as coisas.

    ( o mundo de sofia)

    Leia esse livro e tenho certeza que vc ira gostar

  • A reflexão filosófica deve ser de conjunto, radical e rigorosa.

    Podemos resumir que a filosofia consiste no estudo das características mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que pensamos: Mente (pensar), matéria (o que sensibiliza noções como quente ou frio sobre o realismo), razão(lógica), demostração e verdade, portanto a a reflexão filosófica é radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer a sim mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.

    ... beijão.

  • O pensamento filosófico é, tão somente, uma atividade racional voltada à discussão.

    Bjs

  • Pensamento mítico e pensamento filosófico

    Historicamente, a filosofia, tal como a conhecemos, inicia com Tales de Mileto. Tales foi o primeiro dos filósofos pré-socráticos, aqueles que buscavam explicar todas as coisas através de um ou poucos princípios.

    Ao apresentarem explicações fundamentadas em princípios para o comportamento da natureza, os pré-socráticos chegam ao que pode ser considerado uma importante diferença em relação ao pensamento mítico. Nas explicações míticas, o explicador é tão desconhecido quanto a coisa explicada. Por exemplo, se a causa de uma doença é a ira divina, explicar a doença pela ira divina não nos ajuda muito a entender porque há doença.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia

    .....

Sign In or Register to comment.