A engenharia eletrónica é comparada com a eng. Civil no em relação ao auto-emprego?
Quero saber se existe a possibilidade de me auto-empregar logo que cursar a engenharia eletrónica. Tal qual os eng's. Civiis. Dado que eles podem possuir proprias construtoras. E se é possivel, como isso aconteçe? Alguem me explica?
Comments
Pelo que entendi quer trabalhar por conta própria.
Vamos lá :
Construtora é uma empresa. Qualquer um, mesmo sem ser formado, pode abrir uma empresa.
Construtora é uma "construtora" e "comercial" ao mesmo tempo. Ou seja, também vende produtos e materiais relacionados.
Eng.ª Eletrônica é indústria. A empresa que um eletrônico pode abrir será indústria para fabricar algum produto.
Ou prestará serviço (outro tipo de empresa) de assessoria e projetos. Por exemplo: vc é bom em pic e atmel, domina hardware e software, digital e analógica, então pode prestar serviço de P&D (pesquisa e desenvolvimento) para outras empresas que requisitam este trabalho. Vc desenvolve o produto, protótipo, placa, métodos de produção e manutenção, concepção de design do produto e outros relacionados à necessidade do cliente.
O melhor conselho que posso de dar (não sei que ano está) é ir trabalhando na área em alguma empresa para adquirir prática. Não espere se formar para ingressar na área.
Tem automação industrial, predial que são ótimos campos de trabalho e sem rotina.
Espero ter ajudado.
Boa sorte.
Primeiramente para a escolha da sua profissão pense: O que você gosta de fazer!!!
o Curso de engenharia não é fácil e exige muito do aluno, por esse motivo você realmente tem que gostar do que vai cursar.
Quanto ao emprego não se preocupe tanto em uma área quanto em outra tem muitas vagas abertas mesmo porque a engenharia abre campo para várias áreas.
Na escolha do curso de engenharia elétrica é importante escolher a enfasê do curso, pois existem várias por exemplo:
Eng. eletrecista com enfase em eletrônica, ou Eng. eletrecista com enfasê em Telecomunicações, eletrotécnica enfim, depende do que cada um gosta de fazer, pois todas as áreas tem emprego.
Depois ainda vai ter a área que esse engenheiro vai trabalhar, vendas, suporte técnico, pesquisa, projetos, enfim para o engenheiro tem muitas oportunidades e áreas até bancos agora estão recrutando engenheiros.
Porém o salário e cargo depende da experiência de cada um .
ass: Eng. Eletrecista
A civil realmente é que esta mais em alta, a de produção seria equivalente para oferta de empregos, já que ela encaixa em vários setores e serve para administrar, recursos humanos e controle de produção industrial, fora que um engenheiro de produção pode as vezes trabalhar como economista ou contador, é uma engenharia bem diversa mesmo, já ouvi falar que tem engenheiro de produção que da aula matemática no ensino médio!