gente preciso da ajuda de vocês?
me ajudem, não consigo resolver essa conta, ja fiz de tudo e não acerto o resultado, me ajudem ;x
1 - dois corpos são abandonados , a pariti do mesmo ponto num mesmo local. O primeiro é de chumbo e o segundo é de aluminio. Os dois corpos são solidos.O primeiro tem o dobro do volume do segundo. Algum deles chega primeiro ao solo ? explique.
Me ajudem, por favor ;x
Comments
Bom,em primeiro lugar,achei esse enunciado um pouco incompleto.Tipo,normalmente o leitor irá imaginar os objetos na atmosfera,porém isso não está especificado.Eles poderiam estar em um tubo de vácuo,de modo que,independente de suas massas e volumes,eles chegariam juntos ao solo.
Mas considerando a primeira situação,vamos resolver.Bom,os fatores que interferem no tempo de queda de um objeto a partir de um ponto qualquer da atmosfera são a gravidade local,a altura do objeto em relação ao solo e as dimensões do objeto,mas não sua massa.Isso se demonstra pela equação horária do MUV:
H = vot + gt²/2 ,onde vo é a velocidade incial do objeto (vo = 0,pois o objeto é "abandonado",isto é, parte do repouso),H é a altura e g é a gravidade local.Ahh...e t é o tempo.Se vo = 0,temos:
H = gt² / 2 <---> t = √2H/g ---> Observe as variaveis que se relacionam com o tempo.
Bom,as diimensões do objeto é que nos dará a resposta.Os dois corpos,segundo o enunciado,Tem mesma altura e mesma gravidade.Porem,seus volumes são diferentes.
Não sei a fórmula da força de resistencia do ar,mas sei que um objeto de maior superfície (e consequentemente,de maior volume) ,sobre mais a resistencia do ar.
Logo,o objeto de chumbo vai chegar primeiro.
sem a resistência do ar os dois irão chegar ao mesmo tempo.
pode se comprovar pela equação h=Vo.t+g/2.t² , onde não há o uso da massa.
pórem quando a a resistencia do ar o que possuir menor volume chegará no solo mais rapido.