Sistemas Trifásicos Ligação Estrela e Triangulo ?

Me digam uma coisa: o que acontece , se em nossa residência por exemplo , fecharmos um curto entre a fase e o neutro, ou entre uma fase e outra?

Trazendo o caso p/ a minha dúvida:

No gerador trifásico, existem 3 bobinas (fases), cada uma delas possue uma tensão, correto ?

Por que lá, as 3 fases são interligadas e não acontece o mesmo que em nossa residência? seja em estrela ou triangulo, as 3 fases ficam conectadas entre si mas não explode ... como isso é possível? o mesmo acontece nos transformadores ..

será que alguem pode me ajudar no racicício aqui?

vllw galera , abrç.

Comments

  • Kanon: se você curto-circuitar um sistema trifásico vai haver uma "explosão" sim; afinal de contas há uma tensão entre fase/neutro e fase/fase. As fases ficam conectadas entre si mas em um lado do enrolamento, no outro lado há a tensão da rede. Lembre que toda a geração de energia comercial é trifásica. Dê uma olhada nas ligações de um gerador ou mesmo de um transformador e verá que não há ligação entre as fases no lado "quente".

  • Em um sistema trifásico, existe uma defasagem entre essas três fases, elas são geradas em momentos distintos, dizemos que é uma defasagem de 120º entre elas devido a forma como são dispostas, então sempre quando ligarmos uma das pontas de cada bobina (são 03) entre si, teremos a seguinte relação : Uma das bobinas estará +- na metade do ciclo positivo, a outra bobina +- na metade do ciclo negativo e a terceira bobina estará nulo passando pelo ponto zero. O somatório das 03 tensões será ZERO daí surge o fio neutro.

Sign In or Register to comment.