Drummond: "Elegia a um tucano morto"...O Poeta era advinho?
Sou fã a vida toda de Carlos Drummond de Andrade, a quem considero nosso maior poeta.
Fuçando pela net, encontrei seu último poema, escrito em 31 de Janeiro de 1987, chama-se "Elegia a um tucano morto", do qual transcrevo um trecho, para deleite dos petralhas e ainda maior mortificação da direitalha:
“O sacrifício da asa corta o voo no verdor da floresta. Citadino serás e mutilado, caricatura de tucano para a curiosidade de crianças e indiferença de adultos. Sofrerás a agressão de aves vulgares e morto quedarás no chão de formigas e de trapos. Eu te celebro em vão como à festa colorida mas truncada, projeto da natureza interrompido ao azar de peripécias e viagens do Amazonas ao asfalto da feira de animais. Eu te registro, simplesmente, no caderno de frustrações deste mundo pois para isto vieste: para a inutilidade de nascer.”
Drummond morreu (de amor) em 17 de Agosto de 1987.
.
Update:.
Aqui está a fonte (muitas): http://www.google.com.br/search?q=drummond+elegia+...
.
Comments
Ah! Carlos Drummond de Andrade!!! Amo esse cara! Agora, mais que nunca!
E você, heim guerreiro CARONTE! Quero saber onde
encontrou essa "pre ci o si da de".
Morro de pena da ave TUCANO - Eu já a vi livre na floresta (linda a liberdade!...) e não merecia este triste fim de ser símbolo de um bando de políticos que se traveste de novas siglas ao longo de décadas e décadas pra enganar os eleitores desavisados com o único propósito de se perpetuarem no Poder e mamarem em suas tetas não fazendo absolutamente nada pelo povo (ou povão - como diabolicamente e descaradamente disse fhc) brasileiro.
Quanto ao "reino do tucanato" quero mais que se extingua, que se exploda de uma vez por todas nos próximos 4 anos. Não pense o Kassab que nos iludiremos com o PSD. São todos farinha do mesmo saco.
"...Eu te registro, simplesmente, no caderno de frustrações deste mundo pois para isto vieste: para a inutilidade de nascer” -
Salve! Salve! Grande Mestre Drummond - o Visionário! - Quando poderias imaginar que esta sua "Elegia a um tucano morto" cairia como luva 30... 40... décadas depois ao "tucanato".
Obrigada CARONTE por nos divulgar essa pé****.
bjks
Em sua genialidade infinita Drummond é capaz de, sem querer, lançar-se até em exercÃcios de “futurologia atual da polÃtica brasileira", êta mineiro bom. Aliás moro em cidade vizinha a do Drummond (Itabira/ MG)
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Procuradoria-Geral pode investigar vida "nababesca" do rei do pó.
http://wwwterrordonordeste.blogspot.com/2011/06/pr...
Se a investigação ir a fundo vai sair maracutaia graúda.
O PT de Minas Gerais ingressou na Procuradoria-Geral da República com pedido para que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) seja investigado por supostas sonegação fiscal e ocultação de patrimônio. O PMDB-MG subscreve o pedido, apresentado na segunda-feira (30).
A representação acusa Aécio de ter "hábitos caros e pouco comuns à maioria esmagadora da população". Também cita que Aécio leva uma vida "nababesca", frequenta restaurantes de primeira linha, festas com celebridades e viaja em jatinhos, o que seria "incompatÃvel com seus rendimentos".
Na ação, os deputados anexaram cópias da declaração de bens de Aécio, documentos sobre empresas de sua famÃlia e reproduções de multas de trânsito. Também há cópia de declaração de despesas de sua campanha com o aluguel de um jatinho da Banjet Táxi Aéreo — que ainda seria usado para fins particulares sem pagar nada.
A empresa tem como sócio Oswaldo Borges da Costa Filho, nomeado por Aécio para presidir a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. A assessoria de Aécio afirma que todos os bens do senador estão declarados e que seus hábitos são compatÃveis com seus rendimentos.
Da Redação, com informações da Folha de S.Paulo
à Drummond falou... Grande Drummond! Valeu Caronte.