Tem como fazer o ensino médio na França?
Pessoal tenho 14 anos e estou interessada em concluir meu ensino médio na França pra logo ingressar em uma universidade por lá .. Isso é possivel ? Preciso muito saber pois meu namorado vai em uma missão do EB na França e vai ficar alguns anos por lá ! E ele quer que eu vá junto ! Mas só vou poder ir se tiver escola garantida .. E se não for possivel entrar em escolas publicas ! Tem como estudar em particulares sendo brasileira? E pra mim permanecer no pais por varios anos como faço?
Comments
Salut, comment ça va? A primeira coisa a se fazer é saber como é estruturado o ensino na França:
O sistema educacional na França é dividido em três partes: enseignement primaire, enseignement secondaire e enseignement supérieur. O ano letivo francês (la rentrée scolaire) começa em setembro e termina em julho.
O ensino médio francês é chamado de Lycée. Quando os alunos terminam o lycée, eles fazem uma prova chamada Baccalauréat, que tem três seções independentes (os alunos escolhem a seção que vão fazer): a série scientifique (S) que trabalha com as ciências naturais, físicas e matemáticas. A série économique et sociale (ES) com ciências sociais, econômicas de matemáticas e a série littéraire (L) que foca em francês, línguas estrangeiras, filosofia e arte. Além desses, existem nove tipos de Bac técnicos. A primeira parte do exame é feita durante o segundo ano do segundo grau e contempla provas de língua francesa (oral e escrita).
Se tiver oportunidade de ir ao IFESP, seria muito bom, pois lá é uma organização composta por pessoas Francesas.
Segue o link para você ler a respeito de como ir para França realizar o ensino médio.
Havendo dúvidas, posta de novo que a gente tenta te ajudar.
Bonne chance!!
Au revoir