Fazendo pedagogia eu posso lecionar para o ensino médio ou só fundamental? E me tirem outra dúvida?
Tenho o sonho de cursar História (licenciatura) mas ganhei bolsa de graduação em pedagogia. Eu posso na graduação me especializar em história e lecionar para o ensino médio? Como posso fazer para lecionar história sendo graduada em pedagogia? Alguém que entenda pode me esclarecer essas dúvidas?
Comments
Vamos por parte:
Pedagogia não possui especializacao em historia. Voce terá que, após terminar a faculdade de pedagogia, solicitar reingresso (sem vestibular) para o curso de história, Lá voce nãoprecisará mais fazer as materias pedagógicas por ja ter o curso de pedagogia.
Com o curso de pedagogia voce pode lecionar no ensino medio sim, desde que seja em escolas que possuam o ensino normal, aquele que forma professores de 1ª a 4ª serie.
Só fundamental da 1ª á 4ª série
Olá. Atualmente faço Licenciatura em História portanto acho que posso ajudar.
Existem 2 tipos de Licenciatura: Curta e Plena. A primeira está em desuso (praticamente não existe mais) e habilitava apenas para dar aulas no ensino fundamental. Já a Plena te habilita a dar aulas até o ensino médio. Portanto, todo graduado em cursos de "Licenciatura em (...)" estarão aptos à dar aulas para ensino fundamental e médio.
Existem algumas faculdades que tem o curso de Bacharel em História (PUC, por exemplo) que diferencia por você poder optar por licenciatura ou não, à partir do 4º ano. E essa licenciatura incluí o que? Pedagogia! Por isso que o curso de Licenciatura tem três anos, enquanto o de Bacharel tem quatro, pois é basicamente para formar professores. Mas veja que mesmo o aluno de bacharel teve 3 anos de História.
Por isso, na minha humilde opinião, se quiser dar aulas especificamente de História, o ideal seria fazer a Licenciatura em História mesmo, visto que o curso de Pedagogia é mais "genérico" e aborda supervisão escolar, orientação educacional num sentido mais amplo e mesmo fazendo posterior especialização, ela não cobrirá 3 anos de estudo em História que há na Licenciatura/Bacharel.
Normalmente os formados em Pedagogia (pelo menos quase todos que conheço) e que vão dar aulas, acabam lecionando de forma mais restrita para 1ª à 4ª séries apenas. O profissional de Pedagogia na verdade se satisfaz em cargos como Diretor, Reitor, Coordenador de instituições de ensino e não exatamente sendo professor.
Espero ter ajudado, boa sorte.
sou formado em letras, posso lecionar só no ensino fundamental?
Pedagogia superior,sim.