Nervosismo ao apresentar trabalho ): 10pts?

Bom galera fico MUITO nervosa quando vou apresentar

um trabalho, fico tremula minha voz treme e tal

sou comunicativa converso, mas na hora de apresentar

trabalhos fico muito nervosa e pra piorar eu tinha um

Professsor de filosofia que era bom, mas era bom até de mas

porque nimguem respeitava ele, até que ele resolveu sair

por conta da pressão da turma, aí veio outro INSUPORTAVEL

que disse que só dava aulas fazendo seminários ou seja

a turma apresentando (meu pior pesadelo) Bom galera

ñ sei como controlar isso, alguem passa ou já passou por

isso? sabe como controlar? tenho que apresentar um trabalho

amh e concerteza o dia vai ser longo ):

Comments

• também sou assim, tenho q apresentar um trabalho de literatura amanhã kkkkkkkkk, eu ainda sou muito tímido mas de uns tempos pra ca diminuiu um pouco por q eu simplesmente vou apresentar e q se ferre o resto (sei q é dificil, mas é só enfrentando para superar, falo isso ppor experiencia própria, apesar de não ter superado ainda kkkkkkkkkkkk). mas de qualquer forma , boa sorte com seu problema , tomara q vc consiga superar isso pelo menos um pouco.

t+

• Eu também passo por isso.

O que ajuda é, antes de tudo, dominar bem o assunto que se está falando.

Use slides, e escreva nele tópicos que, em caso de dar branco, te ajudem a lembrar o que vc tem falar. Eu já tive professores que praticamente só liam slides. Eles liam um tópico, e em seguida faziam um comentário. Isso dá uma enganada. Não tenha pressa de falar. Esqueceu, pára, respira, e continua falando.

Se o trabalho for em grupo, deixe os mais hábeis falar primeiro. Enquanto isso, vc já vai lá pra frente, e já se ambienta com aquela situação de todos estarem te vendo.

E lembre-se também que vc está lá pra aprender, e com certeza vc não tá sozinha nessa. Muitos tem esse mesmo problema.

Bjão.

• Acredito que todos já passaram por esse sufoco, mas isso é normal nada de mais. Vou fazer umas perguntas e e responda eles pra você mesmo.

1° Porque ter medo, vergonha ou mesmo se sentir insegura ao apresentar um trabalho para colegas ao qual conhece?

2° Você domina bem o assunto? Porque se souber bem não precisa ter medo de nada.

São perguntas bobas, mas é por serem bobas que não devemos nos preocupar. É só um trabalho, em poucos minutos tudo termina, e será sua vez de encarar os outros que irão apresentar. Se ficar muito nervosa, evite olhar para a sala inteira, olha apenas para algum amigo ou amiga, movimente um pouco a mão ao explicar para distrai-los um pouco, ou mesmo olhe para lugares vazios, para o chão para o teto, de vez em quando para os alunos, não precisa ficar o tempo todo encarando eles.

Sign In or Register to comment.