Organização do Trabalho pedagógico?

Estou fazendo faculdade de Pegadogia e preciso responder à uma pergunda em forma de pesquisa.

A pergunta proposta foi: "A importancia da Organização do Trabalho Pedagógico da escola e suas características."

Já procurei em vários sites, que foram listados no Google, mais foi pouca coisa o que achei.

Queria, então, que pudesse encontrar uma resposta mais completa, com mais conteúdo, dentro do que eu preciso.

Agradeço à todos pela atenção. =)

(A resposta que me ajudar vai ganhar 10 pontos!)

Comments

• Olá, Anna Clara. Boa tarde quase noite.

Que grata surpresa, também faço pedagogia. Estou no 5° semestre ou 3º ano. Estudo à distância.

Quando falamos em organização temos que ter em mente, planejar, arranjar, combinar, estruturar, por para funcionar, sistematizar.

Neste sentido o trabalho pedagógico deve ser ressignificado, por causa de suas novas atribuições, de educação e magistério da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

A partir destas considerações este trabalho tem por finalidade, de acordo com o projeto político pedagógico, numa gestão democrática, a participação de todos.. O professor é o gestor de sala de aula, o coordenador tem seu papel, o diretor o dele, o orientador, cozinheiros zeladores tem os seus, e os pais e alunos os deles.

Este planejamento começa com este entendimento de funções numa visão transdisciplinar, e democrática.

Onde cada um sabe o que faz.

O planejamento e a organização do trabalho pedagógico,.

Onde muitos professores não gostam de fazer isso, alegam que ocupa tempo e é burocrático, mas, isto está mudando.

Planejar uma aula, levando em consideração um aluno real, bem como os, conteúdos adequados para tal.

Desta forma trabalha-se em eixos na educação infantil; eixo movimento, eixo: linguagem oral e escrita, eixo natureza e sociedade, eixo matemática, eixo musica educação artística. etc. no ensino fudamental idem . Só que outros nomes.

Trabalhar com temas geradores.

Planejar avaliação, somativa, informativa outros.

Estes são alguns nortes para vc.

Pois cada escola vai ter um planejamento próprio e com suas reais necessidades, e cada professor também tem suas especificidades.

Este tema é muito extenso, pois são muitos detalhes.

Resumo da opera, Quando se planeja tem-se que levar em consideração o currículo oculto e outros currículos.

E também mesmo planejando pode ocorrer alguns imprevistos, que tem que ter o plano "b" ou mesmo o "c"

Pois, temos que ter esta flexibilidade. Com planejamento já difícil, sem não vamos chegar a lugar nenhum.

Pois a educação formal é um processo, que tem um começo um meio e um fim, não absoluto, mas, relativo. Espero ter ajudado.

Sign In or Register to comment.