Haddad diz que vai acabar com a taxa da inspeção veicular, mas não estou entendendo uma coisa....?

Em sua propaganda ele diz que o valor da inspeção está no IPVA. Oras pois, o IPVA é do estado e não do município, em outras palavras, todos os paulistas pagam a taxa de inspeção do Controlar? E os carros com mais de 20 anos que são isentos de IPVA?

Sabemos eu parte do IPVA é repassado para o município em que o carro é emplacado, então ele vai abrir mão desta verba para bancar a inspeção?

Só para constar, não tenho carro emplacado na cidade de São Paulo, mas achei interessante a proposta, porém detesto quando falam coisas sem realmente dizer como será feita.

Quero deixar claro que sou contra tal inspeção que até hoje não mostrou nenhum estudo mostrando se houve alguma melhoria da qualidade do ar por conta dela.

Detesto picaretagem.

Update:

Quando citei o Estado e o IPVa, quis me referir em estar abrindo uma brecha com este comentário para se estender para todo o Estado, que segundo ele o valor está incluso no IPVA, porém para muitas cidades o dinheiro recolhido com IPVA é de extrema importância. Sendo que haveria muitas perdas para estas cidades se tivessem que arcar com a inspeção.

Update 3:

Marcos P, todos entendem esta sua indignação, só que o que atrapalha a todos é a falta de informação. Eu não sei o quanto se recolhe de IPVA na cidade de São Paulo e o custo do controlar para a cidade. O que eu sei é que as ruas não são lá estas coisas, muitas avenidas sem faixas marcadas no chão e a falta de sinalização.

Update 5:

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Faça Amor, vc foi bem objetivo em sua resposta, era isso que eu esperava. Isso levanta outra questão: Como foi que os vereadores aprovaram tal ideia? Mesmo sendo 160 milhões o custo da inspeção, não é pouco dinheiro para se abrir mão. Queria saber o que exatamente o dinheiro recebido através do IPVA realmente banca.

Comments

  • Olha, primeiro lugar eu quero dizer que você pode consultar na íntegra todas as propostas aqui: http://pensenovotv.com.br/ Tá tudo detalhadinho na seção "propostas Haddad". Todo o programa de governo está disponível para download, você pode pesquisar e se informar nos sites oficiais.

    Segundo, vou explicar resumidamente. Em qualquer país desenvolvido os carros, a partir de uma certa idade de uso, tem uma inspeção gratuita para garantir a qualidade do ar. O que que tá acontecendo em SP? Você tira um carro da concessionária e tem que passar na Controlar para pagar a taxa. Isso é completamente desnecessário, um carro quando tem garantia de fábrica, durante seus primeiros quatro ou cinco anos não precisa fazer a inspeção da maneira como vem sendo feita. É um papa níquel absurdo.

    Oficialmente 50% do valor arrecadado do IPVA vai para o município, os outros 50% vão para o estado. Você já paga impostos suficientes para fazer a inspeção, e ainda por cima pagar uma taxa por fora? Em média 2 bilhões são arrecadados do IPVA e a inspeção veicular gera um custo de aproximadamente 160 milhões. Ou seja, dá que sobra.

    Com Haddad, a taxa vai acabar, pois o custo da Controlar já está embutido no IPVA. Além disso o contrato da prefeitura com a Controlar é ILEGAL.

    Com Serra, a taxa e o contrato ilegal vão continuar.

  • Não sou nenhum defensor partidário, mas a idéia de usar uma parte do dinheiro do IPVA - que é destinada ao Município para bancar os custos dessa inspeção é possível.

    Do mesmo modo que deixaram de cobrar a taxa do lixo da Marta, também é possível deixar de cobrar para realizar a inspeção veicular.

    A carga tributária no Brasil é uma das mais altas do MUNDO. Se todo esse oceano de dinheiro fosse minimamente bem administrado, poderíamos estar vivendo no país das maravilhas.

    Mas como o serviço público é digno de 5º mundo, vivemos nessa b*sta. Sem segurança, sem educação, sem saúde. Se você quiser viver dignamente, tem que ter escola particular, plano de saúde, segurança particular, carro blindado etc. Mas todo esse custo não diminuirá 1 centavo dessa ENORME CARGA TRIBUTÁRIA. Isso sem dizer das inúmeras CONTRIBUIÇÕES obrigatórias.

    Nunca antes, na história desse país, eu sustentei tanto vagabundo. E, como a educação não funciona, eles precisarão continuar vivendo de esmolas pelo resto da vida.

    Nesse particular, temos opiniões diferentes. Eu não sou contra a inspeção veicular. Pelo contrário, sou favorável que ela exista e seja expandida. A meu ver, o veículo deveria ser inspecionado como um todo, não apenas a emissão de poluentes. Freios, vazamento de óleo, luzes e demais itens de segurança deveriam ser inspecionados.

    Outro erro, a meu ver, é que a inspeção seja Municipal. Deveria ser Nacional.

    Quem paga por permitir que veículos sem condições mínimas de segurança fiquem circulando? Nós mesmos. São inúmeros acidentes todos os dias. Está tudo relacionado. Povo sem educação não quer usar cinto de segurança, não quer gastar dinheiro para trocar a pastilha do freio e não quer pagar multa quando faz ultrapassagem pela contramão.

    O resultado está aí, no noticiário.

    Se o sujeito não tem condições de manter um carro, que o venda ou o transforme em sucata.

    Quanto aos estudos, encontrei os links a seguir.

  • minha cara, eskece que o dinheiro é repassado às cidades? Não que a inspeção será no estado inteiro.

    Bom, isso merece uma resposta bem curta.

    Abraços.

  • Bom dia,

    Como diz o meu pai, "nada é de graça no mundo". O fim da taxa não quer dizer que livremos deste imposto. Alguém terá que pagar essa conta. Quem?!? O governo - ou seja, nós.

    Abraços!

  • E você acha que o PT é besta??? O próprio Haddad já afirmou que se eleito prefeito ele acabará com a taxa da Controlar (que apesar de estar embutido o IPVA essa medida não há em todo o Estado e que de uma forma ou de outra há de se pagar por isso, e concordo com você quanto ao abuso de pagar pela inspeção - a taxa poderia ser menor -, mesmo entre os carros zero quilômetro e que de uma forma ou de outra o paulistano terá que arcar com os custos da inspeção para atender os pré-requisitos exigidos), mas em compensação ele voltará com as taxas de lixo e de energia elétrica que ele mesmo criou na gestão da "Martaxa" e que deveria ser OBRIGAÇÃO DA PREFEITURA distribuir coleta de lixo e energia elétrica sem cobrar nada mais por isto (ou melhor, cobrar eles cobram, já que há impostos nisso aí e os petralhas querem arrancar ainda mais). Ou seja, o paulistano sairá perdendo do mesmo jeito.

    É isso. Um abraço.

    -----------------------------------------

    Olha só Cacauzinha: Os petralhas não têm cérebro o suficiente para responder a sua pergunta e ficam apelando para os trolls nos negativarem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Oi Cacau.

    Trata-se de uma proposta eleitoreira e irresponsável porque, caso os donos de veículos deixassem de pagar pelo serviço, todos os paulistanos teriam de assumir os custos. Eu sinceramente não sabia que este custo da inspeção já estava embutido no IPVA.

    A relação inspeção x qualidade do ar, apesar de desconhecermos estatísticas a respeito, acredito que carros bem regulados emitindo menos fumaça estão contribuindo para uma atmosfera mais limpa. Menos fumaça, mais ar limpo.

    =

    Haddad precisa passar por uma "bateria de exames" pois acho que ele está insano.

  • Ainda prefiro pagar à Controlar que ao governo. Não se deve esquecer que para fazer chegar o mesmo valor à Controlar ou a outra empresa da mesma espécie, é preciso pagar ao governo pelo menos 5 vezes mais, porque a maior parte da grana se perde pelo caminho.

    Não resta dúvida de que o ar realmente melhorou, vejo por mim, meu carro estava se catalizador a anos, mas aí surgiu a inspeção veicular e tivemos que comprar um novo catalizador, portanto no meu caso - é é o caso da maioria - a qualidade do ar melhorou na certa.

    Creio que esse "turco da caraio" inventou que não irá mais cobrar só para faturar votos sobre a insatisfação do eleitorado, mas como sempre é mais um cachorro magro que chega para encher a pança.

Sign In or Register to comment.