Como instalar o LINUX UBUNTU?

pessoal, gostaria de saber se pra trocar o winsows 7 ultimate pelo LINUX UBUNTU eu presiso formata o pc? ou posso instalar sem perder nada? e sobre dual boot, se eu deixar so o linux ou o linux mais o windows vai dar na mesma? ou pode deixar o pc mais lerdo por ele não ser muito forte?

Comments

• Se for trocar um pelo outro, sim vai ter que formatar. Linux utiliza partições EXT, Swap, enquanto o windows Ntfs. Por outro lado pode instalá-lo em dual boot, sem quaisquer perdas. Coloque o cd de Instalação do Ubuntu e siga normalmente, em determinada etapa lhe será solicitada a forma de instalação: Completa ou ao lado do Windows. Basta selecionar a segunda e seguir. Quando terminar e o pc reiniciar vão aparecer as opções de início Windows ou Ubuntu. Só recomendo que desfragmente o HD antes de instalar. Só para garantir que não ocorra nada de errado. A propósito, a tendência é que o windows permaneça com o mesmo desempenho, Como já andei vendo outros posts seus percebi um interesse no linux. Cara faz o seguinte, as distribuições do Ubuntu tem a opção de rodar direto do CD, sem instalação. Dá uma testada antes de instalar, só pra não fazer algo de que se arrependa depois. Abraço. Vou deixar o link do Ubuntu 12.10 que já é estável.

http://www.ubuntu-br.org/

• Olá amigo, sou analista de sistemas e utilizo constatemente ambiente UNIX no trabalho. Em casa utilizo além do homestead windows, O Mandriva 2007. Aconselho sim que você instale o Unbutu já que tem curiosidade, assim você pode ter sua própria opinião sobre o assunto. O mais importante é saber entender a importância do movimento do utility livre não só como usuário very final, e sim como profissional da informática (se for o caso) e principalmente na relação de consumo e direitos de licença. Sistema Linux estão evoluindo ainda para atingir este ambiente doméstico, e é sempre bom conhece-lo já em casa. Empresas estão adotando frequentemente esta plataforma e a qualquer momento você pode se ver trabalhando frente a este sistema.

• É bem fácil instalar o Ubuntu, ele até te ajuda a manter o Windows instalado.

Não vai pesar, pois você não vai usar os dois sistemas ao mesmo tempo, mas somente um por vez.

Sign In or Register to comment.