Porque ser vegetariano?

As vezes me perguntam porque sou vegetariano. Muitas pessoas pensam que essa opção está ligada somente ao meu paladar, mas tenha certeza de que não.

Gostaria de deixar aqui 3 textos ao qual selecionei, sendo que cada um aborda um aspecto que me motiva a ser vegetariano. Caso seja de interesse, leiam e tirem suas próprias conclusões...

Vegetarianismo e saúde

http://www.svb.org.br/folhetos/OVegetarianismoeasu...

Vegetarianismo a favor dos animais

http://www.sejavegetariano.org/index.php?option=co...

Vegetarianismo a favor do meio ambiente

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG...

Comments

  • Raptor, meu ponto de vista principal é o ético. Claro que melhora a saúde em diversos aspectos, mas o amor exacerbado pelos animais me levou a isso.

    Apesar da opinião (que respeito) que diz que não há outros substitutos para as proteínas da carne vermelha, isto já foi desmistificado. Há sim, como por exemplo, na Quinua Real (alimento oferecido aos astronautas da Nasa, por exemplo). É tudo uma questão de pesquisa. Hoje a ciência consegue sintetizar tudo até, se necessário. Eu não caí minha qualidade de vida, faço esportes de alto rendimento e não caí em anemia profunda por causa do estilo de vida vegetariano.

    Quanto à opinião que dizia que se o mundo inteiro come animais de que adianta eu deixar de comer. Bem, aí é que entra a questão ética, quase filosófica. Já houve tempos, bem na metade do século XX, para não ir muito longe, que a maioria da população tinha o hábito ruim de fumar e não era por isso que TODOS fumavam. E houve uma mudança de consciência, bem gradual mas aconteceu.

    Acho possível, sim, um mundo sem menos carnificina animal para alimentar a populaçäo. Como era nos tempos atrás em que não havia esse confinamento de bois, frangos, porcos, pesca indiscriminada etc... e todos se alimentavam. Meu ponto de vista é mais ou menos este: radicalizei como um protesto, uma forma de não participar deste "status quo". Se todos vão fazer o mesmo pouco me importa, mas sei o seguinte: quantos mais tomarem essa atitude haverá chance de mudar este quadro.

    As opções de alimento estäo aí, chega de matar tantos animais para vivermos. Isso é vida!?

  • Quanto menos carne comemos, mais saúde !

    Não é legal se alimentar de cadáveres, e estaremos contribuindo para um mundo com menos violência.

    As vezes como carne, mas se eu lembrar do boizinho e do porquinho, não consigo mais comer.... e fico triste...

    Sou assim, que fazer ?Melhor ser vegetariana e ficar em paz com minha consciência

    "Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos" Paul e Linda MacCartney

    Um abraço

    Gostei da resposta da Guria

  • olá raptor,não é vírus, né? posso abrir os links na boa?

    eu tb sou vegetariana, o principal motivo é pelos animais. o resto acaba vindo como conseqüência, como a melhora na saúde, maior disposição física. mas o que me levou a ser vegetariana foi a pena dos bichos, e o fato de não me sentir bem comendo seres que eu defendo tanto...

    também gostei da tua resposta, minerva.

    a do SV tb foi muito boa...

  • Já deu pra ver que só tem vantagens em ser vegetariano. Difícil é no meu caso que quase não como vegetais. Nunca gostei muito de legumes e verduras.Para minha mãe seria maravilhoso.Ela é diabética, hipertensa , tem osteoporose, e o colesterol vive alto.Meu pai era cardiopata, já morreu.Tudo isso eu posso vir a ter também.Mas é tão difícil uma reeducação alimentar...

  • Parabéns cara! Minha familia é 90% vegetariana e todo mundo é sadio e feliz. Tem muito desinformado que pensa que vai passar fome, comer apenas alface e ficar doente!

    Parabéns! Grande informação!

  • Concordo com tudo que foi exposto, mas confesso que depois de 26 anos é difícil se tornar vegetariano, não escondo a minha admiração por quem consegue, é um estilo de vida, uma filosofia, uma pena ser tão difícil de seguir para quem é um carnívoro declarado.

  • eu naum li os testos pq tah mto tarde e to c/ preguiça d ler.....

    + tem alguns fatos q eu levo como verdade(vc pode naum axar...).....a carne tem proteinas q o ser humano necessita....tem coisas q podem ser usadas p/ substituir, + naum eh a msm coisa....nem d tem um substituto perfeito.....

    eu naum vejo mta diferença vc c tornar vegetariano em relaçaum aos animais e ao meio ambiente...... conheço mtaaaaaaaaaaaaaa gente q eh vegetariana...+ o rebanho bovino do mundo soh tem crescido.....a naum ser q td mundo ou + da metade da populaçaum mundial, dxasse d comer carne(no sentido amplo da palavra) os animais e o meio ambiente seriam favorecidos......

    eu ia axar super legal c os rebanhos d gado (principalmente) diminuisse....pq eles contribuem loucamente c/ a liberaçaum d metano (o pior gas estufa).....+ eh triste reconhecer q eu duvido mto q isso aconteça......

    por isso q p/ ajudar tanto o meio ambiente qto os animais (q saum mal-tratdos ou coisas do genero) eu faço a minha parte d outra forma, sem ser me tornado vegetariana....

Sign In or Register to comment.