Livre arbítrio: A desculpa mais eficiente,dos religiosos?
Muitos questionamentos sobre a ideia Deus,que tornam sua existência algo improvável,são refutados com a versão do livre arbítrio.
Algo que na verdade,considero uma desculpa perspicaz e maliciosa.
-Não existe liberdade,numa ditadura.Não há liberdade,cuja segunda opção é o inferno.
Não podes considerar que o homem é livre para fazer o que quer,pois se não seguir os passos do divino será devidamente punido.
De acordo com nossas leis jurídicas,temos que seguir regras,não somos livres para não o fazê-lo(mas neste caso são leis plausíveis)
No caso divino,não podemos deixar de seguir suas leis,absurdas em alguns casos.Não há liberdade.
-Se considerares um Deus onisciente,o livre arbítrio é um absurdo.
O que Deus espera de nós,se já sabe o que faremos?
É como ler um velho livro novamente,e esperar outra atitude do personagem!
Que jogo bizarro é este de Deus?
Deus só te dá duas opções: obedecer suas regras arbitrárias ou sofrer eternamente.
Comments
Muito boa pergunta;
Só pra ilustrar;
Deus estava lindo e belo, auto-suficiênte, desfrutando a eternidade. Se sentiu sozinho? Não é possivel.....mas derrepente surgiu essa ma.ra.vi.lho.sa idéia de criar o homem! Por quê? Ele precisava de adoração? Não. E, sendo Onisciente, sabia no que ia dar.
Sabia que dando o suposto "Livre-Arbítrio" para o homem, ele "pecaria". O que acabaria por desgraçar a humanidade. E assim, com essa idéia de Livre-Arbítrio de "Deus", porque afinal ele é "muito justo", ele ainda, supostamente criou milhares e milhões de outras pessoas, que ele, na sua condição de Onisciente, sabia que iriam seguir por caminho contrário ao seu.
Então fica assim, um suposto deus, que embora onipotente, NÃO PODE fazer nada em relação a perdição das pessoas porque ele lhes deu o livre-arbítrio, mesmo sendo onisciente e SABENDO o que ia acontecer, e que NÃO PRECISAVA criar nada nem ninguém pois é, supostamente, auto-suficiente e NÃO necessita adoração.
Ou seja, o próprio "Deus" condenou trocentas pessoas a passarem o resto da eternidade no inferno, e ainda colocou o seu próprio suposto filho unico numa gelada, fazendo ele pagar o pato do seu capricho, ainda pra no final das contas não dar em nada.
Será que esse povo ainda não percebeu que essa conversinha de "livre-arbítrio" não cola???
Se quiserem convencer alguém que esse "Deus" existe vão ter que arrumar uma desculpa muito melhor que essa. E pra isso, vão ter que começar a raciocinar. Mas raciocinar é perigoso pra quem não quer a Verdade.
Logan, só pra acrescentar ao argumento que você já postou, que faz todo sentido, mas pra quem usa esse tipo de resposta (livre-arbítrio) pra justificar as monstruosidades do seu deus, pode não fazer (ou fingir que não faz) muito sentido mesmo...
!!!!!!!!!!
Uma vez eu respondi que achava o livre arbítrio a desculpa perfeita em relação a ausência de atuação de Deus...
Deus te olha...cuida de você...te ajuda....
Mas quando em certos momentos se pergunta porque Deus não atuou naquela situação entra o livre arbítrio...
Se uma pessoa sai ilesa de um acidente violentíssimo,por exemplo, foi a mão de Deus.....
Se uma pessoa morre em um acidente que ela provocou por estar alcoolizada,por exemplo, a culpa é do seu livre arbítrio...
====
E realmente não acredito nessa "liberdade" do arbítrio....pois quem faz escolhas tendo como crença Deus, já faz pensando na recompensa ou no castigo....
Abraços!
Shaiya!
Na biblia, fonte de nossas duvidas e onde encontramos respostas, vemos um Deus no velho testamento e o mesmo, em uma nova aliança com Jesus Cristo.
Tudo me convém porém nem tudo me é licito. A liberdade tem um significado muito maior do que o que voce descreveu.
Temos a liberdade de agir... mas na verdade, sofremos por nossos proprios erros... colhemos o que plantamos. Isto não é religião. É a lei, da propria vida.
Quanto a sofrer eternamente e uma punição, serão para aqueles homens que cometem pecados tão horriveis como pedofilia, estupro, matar pai ou mãe e NÂO SE ARREPENDEREM, este é o fim.
Arrependimento não é remorso. Muitos dizem: Os crentes aprontam a vida toda, depois vira "crente". Na realidade não funciona assim. O arrependimento é algo genuino, que ocorre dentro de nossos corações. Então meu amigo, não somo marionetes nas mãos de Deus. Ele nos dá o livre arbitrio extamente para sabermos: Quem somos , o que faremos e para onde queremos ir.
Abraços
Jesus Te Ama,Nâo Gostou?Jesus Te Ama Novamente....................................................................................................................................
Livre arbítrio: A desculpa mais eficiente, dos religiosos?
Eficiente não cara.
Deficiente, deficiente...
vc gastando 5 pontos para esta pergunt patética
deveria usr seus pontos para coisa mais rendáveis
Saudações!
Deus não é um ditador, não faz ninguém obedecer as regras, e muito menus essas regras são, por assim dizer, arbitrárias, mesmo porque a Salvação de Deus é eletiva, e sendo assim, o eleito de Deus obedece porque Deus o amou primeiro. Assim, quem realmente teve o livro-arbítrio foram Adão e Eva, e até a queda (pecado original), depois disso, não mais tiveram, portanto nos dias de hoje, não existe "livre-arbítrio" algum.
Veja, por favor, mais informações nas perguntas abaixo.
Tudo de bom!
Soli Deo Gloria
Escolher o caminho não significa escolher o destino; Saber o que vai acontecer ainda que nos dê muitas ferramentas para mudar o acontecimento, não nos faz coniventes com todos os acontecimentos.
Sou livre para pular de um prédio, todos sabemos o que acontecerá se fizer isto; Poderia acusar à Deus de ter estabelecido a lei da gravidade, mas quem escolheu pular do prédio fui eu.
Sempre teremos apenas duas opções de cada vez; Se você compra um doce, vai gastar dinheiro, se não gasta o dinheiro, não compra o doce, logicamente você tem uma variedade de decisões após esta; Lógica Binária;sim ou não; certo ou errado, um ou zero; Céu ou inferno.
Adão só tinha uma regra para obedecer; Não comer do fruto do conhecimento do bem e do mal; Nós só temos duas regras para obedecer "Ama a Deus com todo o teu coração de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ama ao teu próximo como à ti mesmo; Ora se você considera isto um tormento e regra absurda; então porque desejar ir para o céu?
Amigo , Deus não força ninguém servi a ele , como vc ve ele não se importa com sua opção de vida , mas ele gostaria de amar vc , ter dá todo amor e carinho como pai e filho na vida real , cuida dos filhos , Deus que fazer o mesmo com vc , o problema é que vc se acha inteligente demais pra se questionado , Deus está me usando agora pra falar com vc , vc vai negar de novo o plano da salvação , vai ignorar esse recado?
Deus te ama muito e quanto o livre arbítrio, Deus usa como forma de amor sabia?
Como ele seria amor senão existisse livre arbítrio , serviremos por força , violência e medo concorda?
O livre arbitrio é somente isso : vc serve a Deus ou cria seu próprio caminho não era isso que vc gostaria de saber , ai está resposta , quero Ser Deus agora , vc aceita o meu chamado que caminhar comigo?Aceita Jesus como Senhor e Salvador da sua vida?
Então ore assim : Querido Deus , perdoa os meus pecados , blasfêmias e tudo que fez de mal para contigo e seus filhos , estou arrependido , quero que mude minha história e me ajude caminhar contigo e mostra os planos do Senhor pra minha vida em nome de Jesus . Amém?
Essa sábia decisão que vc tomou na sua vida!
Seja feliz em nome de Jesus!
Logan:
Se essa é a desculpa mais "eficiente" como será a mais ridícula?
Essa desculpa não ganha em eficiência nem nas desculpas dos políticos lá em Brasília.
".....foi com a ajuda de Deus que ganhei a loteria mais de 100 vezes......."
Lembra de essa resposta de um deputado em Brasilia? até essa ganhou em eficiência, ele não foi condenado, a desculpa dos religiosos não faz efeito em ninguém isso de "Livre arbítrio " se se dá mal e ajuda de deuses se se der bem é bizarra.