O seu encontro com Jesus, mudou seus caminhos, e o seu jeito de caminhar?
Hoje a Igreja celebra festa da Epifania do Senhor, palavra grega que significa “manifestação”. A liturgia nos convida a meditar o texto do Evangelho de São Mateus 2, 1-12, onde nos é revelado que magos vindos do Oriente encontraram o Menino e sua mãe, na Belém de Judá que Miquéias profetizara como a cidade que de modo nenhum é a menor de Judá, porque dela Deus faria nascer o pastor de Israel.( Miquéias 5,2)
E na primeira leitura lemos Isaias dizendo que “Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora ...” “virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.” ( Is. 60, 3 e 6)
Mas de Jerusalém não foi ninguém... Nem os sábios, nem os sacerdotes do Templo, nem os escribas, nem os doutores da lei, nem veio o rei Herodes, porque todos ficaram com medo do Menino.
Quem foi até Ele, foram os estrangeiros, os pagãos, os astrólogos, quer dizer, ninguém que fazia parte do Israel a quem Jesus veio salvar.
Porque a Epifania é a manifestação do Senhor a todos, representados nas figuras dos Magos, dos diferentes, dos estrangeiros.
Naquele momento Jesus se torna o Salvador de todos os homens, independente de suas origens, raças, cores, ou mesmo de suas religiões. É o evento Jesus Cristo, que não é nunca um evento particular, Jesus não é meu, nem seu, nem do vizinho, Jesus não é dos cristãos, nem dos judeus, nem dos mulçumanos, nem dos budistas, dos astrólogos, dos espíritas , nem dos católicos , nem dos protestantes, Jesus é de Deus e Deus é de todos, por isto Jesus chamará a Deus de Pai Nosso, não de Pai Meu.
E são tantos doutores da lei de hoje que ainda temem este menino pobre, deitado num presépio, cercado de animais, e Sua Igreja que teima em ser pobre enquanto a querem tão rica e suntuosa.
Mas como dizia Santo Ambrósio sobre a visita dos Magos vão por um caminho e voltam por outro, porque regressam melhores, depois do encontro com Cristo.
Rezemos para que encontremos o Cristo pobre em meio aos pobres e nos faça também uma Epifania que mude nossos caminhos.
Update:Texto do Frei Bento in: http://freibentoofm.blogspot.com.br/2011/01/que-o-...
Comments
Deus mudou meus caminhos quando me cingiu e me levou para lugares onde, antes, eu não queria estar (Jo 21,18).
Mudou o meu modo de caminhar porque agora não caminho por mim, mas por Ele.
E espero, como os reis magos, ir de encontro a Cristo na manjedoura, na figura dos mais pobres, daqueles que precisam de um encontro com Deus.
Assim, encontro Cristo no sofrimento do pobre e esquecido, e o sofredor encontra Cristo em meu abraço.
PAX!
Obs: agradeço se puder responder -- http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ar...
acreditar que Jesus pode nos mudar é uma forma de dizer: "não preciso fazer nada... só rezar".
a mudança vem de dentro pra fora e não o contrário.
Não marco encontro com quem já morreu.
O meu desencontro com Cristo me fez ver a Verdade do AteÃsmo e da Ciência.