O que é ENEM ???????????????????
Gente, eu tenho 16 anos, estou no 2º ano do Ensino Médio e não tenho noção de nada de faculdade. Eu sei o que é ENEM, mas tipo, pra que serve? Como eu posso fazer Medicina na UERJ ou na UFRJ ? Como funciona essas coisas? me ajudem, eu não entendo nada disso !!!
Comments
O exame nacional do ensino médio é atualmente uma forma de entrar nas universidades e institutos federais que são públicos, e até em algumas faculdades particulares que tenham aderido a esse sistema. É um novo vestibular.
A prova do enem é realizada em dois dias, é dividida ao todo em 4 areas de conhecimento: Ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e mais a redação. Cada area tem 45 questões.
É uma forma unificada de ingresso, pois vc pode fazer a prova em qualquer estado do Brasil e escolher qual universidade entrar, mesmo que seja em outro estado.
Através do sistema de seleção unificada, SISU, vc vê sua nota e compara com a nota de corte (nota mínima pra passar) do curso de medicina da UFRJ, por exemplo. Se sua nota for maior que a nota de corte do curso no ultimo dia do SISU, vc entra e aguarda a lista dos que passaram. (lembrando que dependendo da instituição e do curso, sua nota pode aumentar ou diminuir de acordo com as areas de conhecimento.
O ENEM não é obrigatório, faz quem quer. Ele é um tipo de "exame" feito pelo governo para saber como anda o Ensino Médio no Brasil,em cada lugar.
Para quem estuda em escola pública, o Enem serve para ganhar bolsas em universidades particulares.
Agora, se vc estuda em uma escola particular, ele só serve pra te beneficiar com bolsa nas universidades, se vc for bolsista integral no colégio em que estuda. Mas, se não for, serve como serviu pra mim: pra se livrar do vestibular... eu usei minha nota do Enem pra entrar na faculdade (nem todas fazem isso). Tem outra utilidade: algumas faculdades aceitam a nota da sua redação do Enem e vc não precisará fazer redação no vestibular, mas isso só vale à pena se sua nota for boa.
Por isso, caso vc for fazer a prova do ENEM, realmente estude, pois naquela prova, seu futuro pode ser decidido.
Espero ter ajudado.
Enem =EXAME NACIONAL DO ENSINO MEDIO ......................O enem serve como porta de entrada para muitas faculdades seja ela publicas ou particulares.........vc se inscreve no enem e depois verifique se ja abriram as inscriçoes nas faculdades que vc deseja e se ela usa o enem e como ela usa o enem,pois tem unas faculdades que usa o enem como uma primeira etapa e depois tem uma segunda etapa que o pessoal da faculdade mesmo que faz geralmente acontece em janeiro......entao meu amigo se vc for usar o enem ....fique ligado e faça a sua inscriçao para o vestibular antes da prova do enem ......onde eu me iscrevi (UFMG)por exemplo o prazo para as incriçoes foi ate dia 9 desse mes alem de pagar uma taxa de 95,00 reais