Design Grafico ou Desenho Industrial?
Queria saber qual desses cursos é melhor para fazer, qual da mais dinheiro e qual a faculdade q vcs me recomendariam para fazer um destes cursos!
Desde já agradeço!
T+!
Update:Nossa...
Valew mesmo gente, foram as melhores respostas q eu ja li!
Brigadao, Abraços!
Comments
Primeiro vamos aos termos (acredito que vc saiba a diferença, mas vou deixar bem claro). Desenho Industrial, industrial design ou simplesmente design é o nome que se dá a “arte” de projetar objetos, preocupando-se especialmente com a interação entre estes e seus usuários. Objetos podem ser qualquer coisa: cartaz, livro, site, roupa, jóia, cadeira, carro, avião!
Coloquei arte entre aspas pq muitos confundem designer com artista plástico, mas alem de muita criatividade é preciso entender de muitas técnicas e tecnologias diferentes.. bem como marketing, economia, sociologia, psicologia, historia, logística etc
Basicamente desenho industrial se divide em projeto de produto (coisas 3d) e programação visual (coisas 2d). Dentro de produto temos especializações do tipo: automobilístico, jóia, interior, iluminação, etc. e visual pode ser editorial, tipográfico, branding, games, sites. Há ainda embalagens, moda e outros que estão entre o produto e o gráfico.
Os dois tem mercado pouco reconhecido no Brasil, design gráfico sofre muita concorrência.... muita gente que tem dom artístico ou só pq sabe mexer no photoshop se aventura por este mundo. E design de produto há poucas vagas no mercado, a maioria das industrias faz os projetos no exterior. Por outro lado é um campo que tme muito a crescer ! Robert Hayes tem uma frase: Quinze anos atrás, as empresas competiam em preço. Hoje em qualidade. Amanhã será no design.
Escolha DESING GRAFICO se – adora desenhar a mão livre, tem boa bagagem cultural, gosta de pessoas ligados a fotografia, publicidade, marketing, jornalismo. Conhece programas como o ilustrator, indesign e photoshop. Vai bem nas matérias como português e historia.
Escolha DESIGN de PRODUTO se – adora desenhar em perspectiva, tem noção de espaço profundidade, adora inventar coisas. Gosta de profissões ligadas a engenharia e arquitetura. Conhece programas como o 3d studio max, catia, solidworks. Sempre se deu bem em matérias como geometria e física.
Faculdades que me lembro agora: senac, anhembi-morumbi, unesp, esdi, ied, ucs....
Coloquei uns links abaixo que é bom vc dar uma olhada:
Bom... como o Digão já disse quase tudo, vou a parte que ele não falou.
questão de Din-din
$$$$
DESING GRÁFICO - Muita concorrência no mercado, muito trampo meia boca, muita gente ruim trabalhando e dizendo que é designer, mas se você é bom dá pra se virar numa boa e não passar fome.
DESIGN de PRODUTO - Menor concorrência no mercado, mercado mais saturado de profissionais (pois mais da metade não é absorvido e vira gráfico ou sei lá o que), mas se vc estiver em uma empresa boa, as possibilidades de ganho e crescimento é melhor que a de gráfico.
Faculdades que eu recomendo: IED, Mackenzie, Belas Artes e Faap