Não me venha com explicações imorais. Apenas tente definir com o seu sentimento. O que é a FÉ?
Sem pregações. Atente somente ao seu interior e solte o que sair pela força do seu sentimento.
Pois, a meu ver, a fé não se explica e não existe um conceito para a mesma.
Contudo sempre existirá a noção do que seria a FÉ para cada um.
CUIDADO HEIN?
Comments
Penso que a FÉ tem conceito particular, Jogador, pois toda criança é como um broto que traz na essência as informações necessárias para o seu desenvolvimento normal e, assim, para o crescimento espiritual adequado, depende de tempo e alimentação mental sadia, eis que no interior desocupado de uma alma tenra existe uma fresta ligada à antena aberta dos sentidos, apta a receber e reter lições boas e más e sem resistência de avaliações críticas que se formam lentamente pela experiência social até o seu amadurecimento, que tanto é gerado nos “veros reais” como nos “veros do falso”! Por isso o Mestre ensinou que se um adulto se converter (originariamente, “voltar-se para dentro”) isto é, ao transmutar sua natureza interior para o estado imaculado como o de uma criança – estado não pervertido - consegue adentrar o domínio perfeito e divino do interior celestial onde mora a divindade, ou seja, onde impera o Espírito Santo de Deus. Sob análise simples do intelecto, esse conceito parece inocente e modesto, contudo, é uma via para o “Reino de Deus”, requerendo predicados de Fé e perseverança, pois é recíproco quanto ao “Reino das Trevas”: Ao optar por viver sob estado de espírito “puro” (condicionando-se física e moralmente aos “Veros do Bem” de seu interior), o adulto submete sua vontade à de seu anjo do bem e afasta impressões más adquiridas pela experiência, retidas no íntimo, passíveis de conotações com censuras prévias ou juízos antecipados de valor e, como criança, volta a ficar em estado de isenção e em condições ideais para assimilar ensinamentos elevados, capacitando-o a se tornar seu próprio mestre e escrever nas linhas da alma as mais sutis lições para guiar seu espírito através do caminho evolutivo (Ressalve-se que o significado de “mestre” é extenso e abrange desde um diretor espiritual a um perito em determinada área de especialização, assim como alguém versado em generalidades como eu, e assim, as lições do Mestre citadas são as do “Mestre dos mestres” Jesus e o significado que dou á “criança” é o de “alumnu, em sentido latino bem primitivo, “sem luz”). Contudo, ao se colocar neste estado, fica vulnerável a captar e reter também os “veros do falso” que existem em volta, só possíveis de serem revelados se comparados com as “confirmações” dos “veros reais”. Por exemplo, tanto a Dor como o Prazer são faces da mesma moeda, benefícios provisórios concedidos por Deus para evoluirmos, mas tanto se acham dentro dos “veros do falso” como nos “veros reais” e por isso, até as “confirmações” dos “veros reais” podem ser “falsificadas” quando são externadas apenas através dos sentidos físicos ou como “testemunhos” de fatos e situações provocadas apenas pela auto-sugestão. Quanto a FÉ, embora revestida de conceito particular, também não pode continuar sendo a crença egoísta de si mesmo ou uma convicção cega e teimosa das próprias opiniões. Antes, a Fé há de abranger uma confiança no futuro do hoje e ajuda na manifestação sincera de outras pessoas, na esperança que nos apontem onde e em que estamos errados (incluindo meus preceitos pessoais) a fim de caminharmos num amanhã confiante. A verdadeira Fé nasce na humildade, levando a pessoa, primeiramente, à certeza de suas limitações, e assim, preparada para gerar uma a firme crença de que, com o tempo, poderá superá-las. Através da Fé, sempre acreditei num futuro melhor para mim mesmo, para os nossos filhos (nestes, incluídos os de qualquer nível social) e principalmente um excelente futuro para quem me lê e que está me aturando até aqui, pois é com base nessa Fé que busco a compreensão do mundo para passá-la adiante. E tenho vívidas esperanças de já estar contribuindo com algum esforço e sensatez – mesmo que tenha de preterir, pelo tempo que for necessário, o agradável convívio de amigos e familiares – para que os conceitos aqui expressos sejam úteis ao quem me ler, a fim de que sua vida melhore em todos os sentidos, pois eis que concordando ou não comigo, estará expandindo o campo fenomenal onde atua e reside valiosa consciência e, pode ter Fé, isso já é uma inestimável conquista! Ninguém quer parecer prolixo e cada letrinha digitada, cada pensamento coordenado (ou não) neste espaço, requer tempo e conseqüente pedacinho de minha vida, seguro em minha Fé. Sem dúvida, esta parte é a mais importante de tudo que estou transmitindo e tenha Fé nisso... vem do alto, pois que é Fé senão uma interferência (permitida) da Criatura nos desígnios do Criador? Sem entendimento espiritual a afirmação soa pretensiosa, mas sendo a Fé a principal virtude teológica (na classe clerical, há quem a coloque como de habilitação exclusiva), depende de confiança à sua certeza, mas pode ser esclarecida de forma natural, por raciocínio lógico, ao alcance de qualquer pessoa normal, mesmo que iletrada:
Tomemos como exemplo do gênesis (criação) humano, contido nos textos bíblicos, e na maioria de outros textos sagrados (até na mitologia), e a origem do homem é o barro (em sentido ecológico, “húmus”, daí a derivação de humos = homo, e a designação de homem = humano, ou seja, uma clara indicação proposital e telúrica daquele que “nasceu do barro”). Ora, se o “oleiro” (o Criador) fabrica seu “vaso” (criatura), o barro amorfo (sem forma) não tem poder sobre o oleiro para tomar a forma que deseja e, deformado, acomoda sua massa, segundo as influências que recebe. Se o oleiro tem poder para acrescentar alma (animas) ao barro (tornando-se aquele animado daí, = animal), o esforço da matéria bruta tenta elevar-se à inteligência e o pensamento, guiando-se segundo o arbítrio (atributo de vontade própria, isto é, da alma) tomando a forma que deseja (diz-se conforme); Se não usa o arbítrio e permanece sob a vontade e domínio do oleiro, o vaso transforma-se na Obra que esse desejou criar; mas se a alma contida no barro lhe der a forma que deseja, modifica o projeto original, mas só o faz permissivamente, isto é, mediante concordância suprema, sem contrariar a vontade do oleiro. A dedução natural é que, se a alma é um sopro do oleiro, sua origem é o próprio oleiro e deriva de sua natureza. Então, que é a Fé senão uma espontânea (ou provocada) religação (daí, “religião”) dessa natureza, com poderes proporcionais ao “animas” originariamente concedido? Apesar de certa pobreza intelectual contida no “esclarecimento”, a Fé é algo tão poderoso que tem propriedade de ligar a alma com a divindade, e por se tratar de um conceito maior existente no geral (macro universo) é traduzido de forma particular (no micro universo) de cada ser humano (o que, infelizmente, é justamente a razão máxima de tantas discórdias). Portanto, a perfeita redefinição da Fé só pode ser processada no geral, e não por “explicações particulares” ou sem buscá-la e senti-la, juntos, Jogador. Bem, essa é minha opinião. Abraços.
Oi quem sabe voce se situa melhor , concentra e formula a pergunta de forma clara e objetiva. Nunca vi nada que possa se chamar de imoral no que se refere a fé.. Pode nos dar um exemplo disso? BEnm disseste que fé não se explica e perguntas o que é fé. Bebeu hoje? hehe. Cresça e amadureça.
Jogador querido
Para mim fé é o sentimento que nos leva a
conquistar tudo que desejamos para nós ou
para aqueles que amamos, mesmo quando
todas as outras pessoas acham que não há
a mínima chance de obtermos êxito!!
Sou obstinada... quando quero algo não acredito
no impossível!!
É a certeza de chegar lá e conquistar!!
Bjoks
PP
fé podemos todos ter...
ter fé não e assim acredito realizou não, a fé e pra poucos aqueles que a sabem usar...
pra mim fé e um grande poder , que nos aparece em grande escala em situações de perigo ou medo.
uma pessoa triste arrogante e ignorante diz ter muita fé mais eu creio que não.
mais não e pecado não acreditar em deus se um dia você vai ter fé.
Crer no invisível..via de regra, serve pra tudo nessa vida..não se pode explicar de forma cientifica, até mesmo por que a ciência faz de um tudo para sacanear com a fé, devemos nossas vidas ao médico que nos retirou do ventre de nossas mães? ou que receitou um comprimido qualquer? Somente por que este médico tem o pré-mérito de ter estudado por anos a fio..
Vou dizer o que me ocorreu, dentre dezenas de coisas, centenas, esperar em Deus..só isso...
eu tenho muita fé em DEUS,
acho q fé e quando vc entrega alguma situação a DEUS e confia que ele vai resolver
Eu penso assim , que a fé é um pensamento em nossa mente , e criamos aquilo em que pensamos
bjão baby
Está dentro de cada ser vivo, quer ele perceba ou não, quer ele seja crédulo ou não, está no seu interior,a qualquer momento ela pode vencer limites. E só aí, percebe se o quanto ela é forte.
nossa, com tanta restrição soh me resta dizer q a fé é akilo q acredito, seja la o q eu acreditar... Por exemplo: tenho fe q alguem vai acabar falando sobre religiao aki... (coisa q nao tem haver com a pergunta)
Fé não é só ter esperança, acreditar ou de alguma forma esperar que algo aconteça, mas fé é saber, é ter certeza absoluta!