Alguém pode me falar um mito/lenda que os deuses interagem com os homens?
Queria um mito / lenda que algum deus interaja com um homem. Tipo, um mito em que algum deus ou deuses façam alguma coisa com não deuses
Queria um mito / lenda que algum deus interaja com um homem. Tipo, um mito em que algum deus ou deuses façam alguma coisa com não deuses
Comments
Prometeu
Histórias de semideuses (onde os deuses "interagem" até demais, se é q vc me entende)
Jasão e os Argonautas (tem um filme antigo muito bacana dessa, de 1963)
Os Doze Trabalhos de Hércules
A Odisseia
A Prova de Obediência de Abraão ("sacrifício" de Isaque)
História de Moisés
A Fundação do Cristianismo (onde Deus desse à Terra em forma humana, o que contraria a crença Judaica)
Tem um monte por aí, na maioria das religiões e suas respectivas mitologias, com certeza (menos as não-teístas, tipo o Budismo, onde o ser maior é o humano iluminado).
Palas Atena para os gregos e Minerva para os romanos.
Deusa virgem, padroeira das artes domésticas, da sabedoria e da guerra. Sob a proteção dessa deusa floresceu Atenas, em sua época áurea. Dizia-se que ganhou a devoção dos atenienses quando presenteou a humanidade com a oliveira, árvore principal da Grécia.
Ártemis para os gregos e Diana para os romanos.
Era a deusa-virgem da lua, irmã gêmea de Apolo, poderosa caçadora e protetora das cidades, dos animais e das mulheres. Na Ilíada de Homero, desempenhou importante papel na Guerra de Tróia, ao lado dos troianos.
Hefaistos ou Hefesto (Vulcano para os romanos)
Deus ferreiro, do fogo e dos artífices. De suas forjas saíram muitas maravilhas, inclusive a primeira mulher mortal, Pandora, que recebeu vida dos deuses
Dionísio para os gregos e Baco para os romanos.
Era o deus do vinho e da fertilidade. Filho de Zeus e uma mortal, foi alvo do ciúme de Hera, que matou sua mãe e transtornou o seu juízo. Assim, Dionísio vagueava pela terra, rodeado de sátiros e mênades. Era o símbolo da vida dissoluta.
Hermes para os gregos e Mercúrio para os romanos.
Filho de Zeus e mensageiro dos mortais, era também protetor dos rebanhos e do gado, dos ladrões, era guardião dos viajantes e protetor dos oradores e escritores.
Poseidon para os gregos e Netuno para os romanos.
É o deus do mar e dos terremotos, foi quem deu os cavalos para os homens.
Eu conheço uma em que Minerva ou Athena descobre que uma mortal (ou uma ninfa) se dizia melhor que a própria deusa na arte da custurar. Sabendo disso, ela propõe um desafio e acaba transformando-a numa aranha.
Eu não sei explicar corretamente a história, há várias. Basta pesquisar.