Alguém pode me falar um mito/lenda que os deuses interagem com os homens?

Queria um mito / lenda que algum deus interaja com um homem. Tipo, um mito em que algum deus ou deuses façam alguma coisa com não deuses

Comments

• Prometeu

Histórias de semideuses (onde os deuses "interagem" até demais, se é q vc me entende)

Jasão e os Argonautas (tem um filme antigo muito bacana dessa, de 1963)

Os Doze Trabalhos de Hércules

A Odisseia

A Prova de Obediência de Abraão ("sacrifício" de Isaque)

História de Moisés

A Fundação do Cristianismo (onde Deus desse à Terra em forma humana, o que contraria a crença Judaica)

Tem um monte por aí, na maioria das religiões e suas respectivas mitologias, com certeza (menos as não-teístas, tipo o Budismo, onde o ser maior é o humano iluminado).

• Palas Atena para os gregos e Minerva para os romanos.

Deusa virgem, padroeira das artes domésticas, da sabedoria e da guerra. Sob a proteção dessa deusa floresceu Atenas, em sua época áurea. Dizia-se que ganhou a devoção dos atenienses quando presenteou a humanidade com a oliveira, árvore principal da Grécia.

Ártemis para os gregos e Diana para os romanos.

Era a deusa-virgem da lua, irmã gêmea de Apolo, poderosa caçadora e protetora das cidades, dos animais e das mulheres. Na Ilíada de Homero, desempenhou importante papel na Guerra de Tróia, ao lado dos troianos.

Hefaistos ou Hefesto (Vulcano para os romanos)

Deus ferreiro, do fogo e dos artífices. De suas forjas saíram muitas maravilhas, inclusive a primeira mulher mortal, Pandora, que recebeu vida dos deuses

Dionísio para os gregos e Baco para os romanos.

Era o deus do vinho e da fertilidade. Filho de Zeus e uma mortal, foi alvo do ciúme de Hera, que matou sua mãe e transtornou o seu juízo. Assim, Dionísio vagueava pela terra, rodeado de sátiros e mênades. Era o símbolo da vida dissoluta.

Hermes para os gregos e Mercúrio para os romanos.

Filho de Zeus e mensageiro dos mortais, era também protetor dos rebanhos e do gado, dos ladrões, era guardião dos viajantes e protetor dos oradores e escritores.

Poseidon para os gregos e Netuno para os romanos.

É o deus do mar e dos terremotos, foi quem deu os cavalos para os homens.

• Eu conheço uma em que Minerva ou Athena descobre que uma mortal (ou uma ninfa) se dizia melhor que a própria deusa na arte da custurar. Sabendo disso, ela propõe um desafio e acaba transformando-a numa aranha.

Eu não sei explicar corretamente a história, há várias. Basta pesquisar.

Sign In or Register to comment.