Perguntinha para os 'chefs'?
A meneira de fazer (temperar) o feijão preto pode ser igual ao feijão fradinho (marron)?
No restaurante onde costumo almoçar noto que o caldo do feijão fradinho é mais grossinho. Por quê?
A meneira de fazer (temperar) o feijão preto pode ser igual ao feijão fradinho (marron)?
No restaurante onde costumo almoçar noto que o caldo do feijão fradinho é mais grossinho. Por quê?
Comments
A maneira de temperar é a mesma! Só que o feijão preto é mais difícil de ficar com aquele caldinho grossinho.. meu pai faz assim: pega 1kg de feijão preto, cata ele e deixa de molho na água de um dia para o outro, a noite toda de molho.. no outro dia escorre aquela água, coloca na panela de pressão o feijão com 3 litros de água e deixa ferver em pressão por mais ou menos 1 e 1/2 hora.. desligue a panela e deixa sair a pressão.. aí vc abre a panela e vê se o feijão já está bem macio e se preciso for, coloca mais um pouco de água e deixa ferver por mais uma hora e meia faz o mesmo processo. Só que daí por diante deixa ele na pressão em fogo baixo e vai desligando a panela de meia em meia hora e olhando se o feijão está desmanchando e o caldo já está grosso.. se ainda não estiver vai fazendo este processo se preciso vai colocando água aos poucos.. se o feijão for novo os 3 litroas de água são suficientes para cconzinhar e ficar com o caldinho grosso.
O feijão fradinho é feito da mesma forma, mas é mais fácil de chegar a este caldinho grosso. Não precisa de tanto sacrifício.
.. cozinhe na pressão depois passe pra outra panela pra temperar e deixa ele ferventar.. ele vai incorpando.
Não tem erro, quando quiser um caldinho mais grossinho, cozinhe bem cozidinho na panela de pressão e quando for temperar, aferventar antes de servir, coloque pouca água e deixe ferver bastante que ele vai engrossando sozinho. Não esqueça de mexer para não queimar!
Bj
Amiga eu tempero da mesma forma, com bastante alho, cebola, coentro, sal e pimenta do reino.
Se eu perceber que o caldo vai ficar ralo, retiro uma concha de feijão e bato no liquidificador.
beijos noâ¥
Se ficar um pouco ralo vc pode dar uma amassadinha no feijão mesmo dentro da panela, bjs.
qdo se tempera o feijão o ideal para um caldo espesso é ferver sem tampa.
o caldo vai ficar mais suculento!
bjos
so dando uma amassadinha no feijão dentro da panela mesmo... resolve...
mas vi muita gente colocar um pouco de amido de milho (maizena), so pra engrossar.
Sabe como eu tempero o feijão guria, o caldo sempre fica grosso....
Primeiro eu frito as carnes, e depois tomate e cebola alho e tempero, menos sal...
Ai que eu coloco o feijão e fecho a panela pra cozinhar, depois de 20 minutos abro e coloco sal e deixo o feijão engrossar mais 10 minutos..
Quase todos que conheço primeiro cozinham o feijão, eu faço o contrario, não gosto de ver cebolas boiando no feijão...
Tempera da mesma forma. Se vc prefere o feijão mais grosso, experimente colocar um tomate na panela de pressão do feijão que vai cozinhar. Além de engrossar o caldo, fica mais saboroso. Se ainda assim você achar que o caldo está muito ralo, pegue uma concha de feijão e coloque num prato. Esprema um pouco os grãos e devolva à panela e deixe ferver mais um pouco, isso fará o caldo engrossar e ficar mais cremoso.
pode... use oleo, sal, cebola, alho... bacon e costelinha... pode usar tambem o qe sobrou do chrrasco de domingo.
vc pode temperar do mesmo jeito mas no feijão preto vc pode colocar um pouco de carnes de porco ou linguiças do tipo paio.
Dica: deixe a panela de pressão fechada até o fim assim preserva mais o sabor!
http://culinariaderoselita.blogspot.com/