Perguntinha para os 'chefs'?

A meneira de fazer (temperar) o feijão preto pode ser igual ao feijão fradinho (marron)?

No restaurante onde costumo almoçar noto que o caldo do feijão fradinho é mais grossinho. Por quê?

Comments

  • A maneira de temperar é a mesma! Só que o feijão preto é mais difícil de ficar com aquele caldinho grossinho.. meu pai faz assim: pega 1kg de feijão preto, cata ele e deixa de molho na água de um dia para o outro, a noite toda de molho.. no outro dia escorre aquela água, coloca na panela de pressão o feijão com 3 litros de água e deixa ferver em pressão por mais ou menos 1 e 1/2 hora.. desligue a panela e deixa sair a pressão.. aí vc abre a panela e vê se o feijão já está bem macio e se preciso for, coloca mais um pouco de água e deixa ferver por mais uma hora e meia faz o mesmo processo. Só que daí por diante deixa ele na pressão em fogo baixo e vai desligando a panela de meia em meia hora e olhando se o feijão está desmanchando e o caldo já está grosso.. se ainda não estiver vai fazendo este processo se preciso vai colocando água aos poucos.. se o feijão for novo os 3 litroas de água são suficientes para cconzinhar e ficar com o caldinho grosso.

    O feijão fradinho é feito da mesma forma, mas é mais fácil de chegar a este caldinho grosso. Não precisa de tanto sacrifício.

    .. cozinhe na pressão depois passe pra outra panela pra temperar e deixa ele ferventar.. ele vai incorpando.

    Não tem erro, quando quiser um caldinho mais grossinho, cozinhe bem cozidinho na panela de pressão e quando for temperar, aferventar antes de servir, coloque pouca água e deixe ferver bastante que ele vai engrossando sozinho. Não esqueça de mexer para não queimar!

    Bj

  • Amiga eu tempero da mesma forma, com bastante alho, cebola, coentro, sal e pimenta do reino.

    Se eu perceber que o caldo vai ficar ralo, retiro uma concha de feijão e bato no liquidificador.

    beijos no♥

  • Se ficar um pouco ralo vc pode dar uma amassadinha no feijão mesmo dentro da panela, bjs.

  • qdo se tempera o feijão o ideal para um caldo espesso é ferver sem tampa.

    o caldo vai ficar mais suculento!

    bjos

  • so dando uma amassadinha no feijão dentro da panela mesmo... resolve...

    mas vi muita gente colocar um pouco de amido de milho (maizena), so pra engrossar.

  • Sabe como eu tempero o feijão guria, o caldo sempre fica grosso....

    Primeiro eu frito as carnes, e depois tomate e cebola alho e tempero, menos sal...

    Ai que eu coloco o feijão e fecho a panela pra cozinhar, depois de 20 minutos abro e coloco sal e deixo o feijão engrossar mais 10 minutos..

    Quase todos que conheço primeiro cozinham o feijão, eu faço o contrario, não gosto de ver cebolas boiando no feijão...

  • Tempera da mesma forma. Se vc prefere o feijão mais grosso, experimente colocar um tomate na panela de pressão do feijão que vai cozinhar. Além de engrossar o caldo, fica mais saboroso. Se ainda assim você achar que o caldo está muito ralo, pegue uma concha de feijão e coloque num prato. Esprema um pouco os grãos e devolva à panela e deixe ferver mais um pouco, isso fará o caldo engrossar e ficar mais cremoso.

  • pode... use oleo, sal, cebola, alho... bacon e costelinha... pode usar tambem o qe sobrou do chrrasco de domingo.

  • vc pode temperar do mesmo jeito mas no feijão preto vc pode colocar um pouco de carnes de porco ou linguiças do tipo paio.

    Dica: deixe a panela de pressão fechada até o fim assim preserva mais o sabor!

Sign In or Register to comment.