Alguém sabe me dizer algo sobre um submarino alemão batizado de "Rio de Janeiro"?
Li alguma coisa em um jornal norueguês, que tal submarino teria sido torpedeado em 08 de abril de 1940.
A minha curiosidade é por que os alemães teriam batizado o submarino deles com o nome de uma cidade brasileira?
Comments
Cara não sei afirmar do porque teria sido batizado como "rio de janeiro" porém achei essa matéria aqui em um blog no qual possivelmente possa esclarecer algo para vc.
A presença dos submarinos na costa do Brasil foi uma dura realidade, mas criou lendas e mitos.
Em Blumenau circulavam notícias à boca pequena, dando conta de que muitos espiões iam e vinham nestes submarinos, preparando o campo para a futura base alemã em que seria transformado o Vale do Itajaí, se Hitler ganhasse a guerra.
A BATALHA DO ATLÂNTICO
Naquela manhã do dia 19 de julho de 1943 as correntes marítimas que vinham do pólo sul tornavam gélida a superfície do Oceano Atlântico, nas imediações da costa de Santa Catarina.
O vento forte que cortava os ares não foi empecilho para que a um avião Mariner, anfíbio da marinha norte americana, realizasse intensas operações de patrulhamento, buscando localizar submarinos inimigos. Três dias antes, um navio da marinha mercante americana, o “Richard Caswell”, de 7.177 toneladas, transportando tungstênio e magnésio de Buenos Aires para Nova York havia sido torpedeado e afundado pelo submarino alemão U-513, no mar territorial brasileiro, a poucas milhas da costa catarinense, entre Florianópolis e São Francisco do Sul.
A Europa havia se transformado em um sangrento teatro de operações de guerra.
De um lado, americanos, ingleses e russos, procurando o apoio de aliados, entre os quais o cobiçado Brasil. Do outro lado, as “forças do Eixo”, formadas pela Alemanha, Itália e Japão.
Espero ter ajudado.,