como fazer um motor de 9V virar nos dois sentidos?

Pessoal..tenho que fazer um projeto escolar....mas preciso saber como fazer um motor girar no sentido horario e no sentido antihorario entede?!

OBS: este motor são aqueles que você encontra em carrinhos de controle remoto!

me expliquem oque fazer, ou alguma peça para colocar, não sei bem ainda! Me ajudem por favor!

obrigado!!!

Comments

• É só inverter a polaridade da bateria.

Bração

• Vou lehe passar o conceito de polaridade antes de tudo.

Positivo e negativo, que são basicamente a essência da eletrônica. Normalmente se usam cores padrão para identificar a polaridade de um componente eletrônico, Vermelho para positivo e preto para o negativo.

A polaridade existe por que é a forma de se definir o sentido e direção dos íons, é necessário obedecer às polaridades para não interromper o progresso deles. Entende?

Pois bem

Se vc ligar esse motor com o fio vermelho (+positivo) no pino menor da bateria de 9Volts(+positivo) e o fio preto (-negativo) no pino maior dessa bateria(-negativo), o motorzinho girará num sentido, agora, se vc inverter esses fios, o motor girará em outro sentido.

É possível se usar uma chave para se fazer o motor girar no sentido que vc quiser, porém, isso não é possível de se explicar aqui de forma clara para vocÊ, mas espero ter te ajudado.

Sign In or Register to comment.