Qual o significado da poesia "No meio do caminho", de Carlos Drummond de Andrade?
Por que razão ele cita:
"Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra" ?
Comments
Para compreender Drummond ou qualquer outro genio, não leia simplesmente, se entregue, ai com certeza vc vai entender.
bjos
Salvo engano, certa vez vi uma reportagem na TV Cultura que abordava esta poesia dele.
O tal acontecimento era a morte de ente querido dele (acho que era sua filha). A pedra era a morte dessa pessoa que sempre estaria em seu caminho.
Ótimo tema!
Boa sorte e feliz 2008 pra você!
quer dizer que ele conseguiu passar por cima dos obstáculos venceu...buenas tarde.
Acho que ele estava falando da "pedra" como as coisas que de certa forma nos atrapalham na vida, que não deixam ou adiam algo que temos que fazer. E sendo assim, a gnt nunca esquece!
em todos os nossos caminhos existem pedras. devemos saber transpô-las.
Ele trata da questão dos desafios que temos que transpor na vida! Dos percalços.
Querido,
Ou se identifica ou nao..
Ou lhe diz alguma coisa ou nao..
Nunca vou me esquecer, com os meus olhos cansados, que no meio do caminho tinha uma pedra..
Arte é isso!
Esqueça, leia daqui a alguns anos, talvez mais tarde o texto lhe diga alguma coisa..
Ou nao!
Beijinhos
Amigo, a pedra é a dificuldade não é?
No meio do caminho havia uma pedra....
ele enfatiza isso:
HAVIA UMA PEDRA, NO MEIO DO CAMINHO!
Leia as poesias com mais amor, e você verá coisas grandes nelas!
Abraços do Baixista
Primeiramente para relatar e mostrar o público uma nova maneira de exemplificar as normas da escrita e principalmente para chocar o público.O autor Carlos Drummond de Andrade pertence ao Modernismo Brasileiso (pós-guerra)juntamente com Vinicius de Moraes,Cecília Meirelles...etc.Significa que Drummond enfatizara a nova estética de arte para notavelmente banalizar o público leitor,para ser mais preciso chamar a atenção.
jorge luiz.
Perceber que "No Meio do Caminho" se baseia na reiteração irônica de uma figura da retórica clássica é já captar parte de seu significado, que decorre da intenção de acusar o cansaço da tradição. Além disso, Drummond atribui dimensão alegórica ao vocábulo pedra, que pode ser entendido como símbolo dos obstáculos que a gente encontra na vida. Este é o poema mais característico da poesia que celebra o acontecimento como tema poético. A repetição exaustiva do acontecimento cria evidentemente uma sonoridade hipnotizante, sugerindo uma espécie de idéia fixa que mantém o eu-lírico preso ao fato surpreendente. A estrutura do poema colabora para que essa fixação ganhe realce visual, porque coloca em evidência a informação "tinha uma pedra no meio do caminho", isolada por dois versos idênticos (primeiro e último da 1.a estrofe). Esquema semelhante se verifica na 2.a estrofe. As insistentes repetições e a linguagem simples constituíram motivo de muita polêmica e de diversas interpretações. De todo modo é inegável a originalidade com que Drummond expressa a situação de dificuldade, de impedimento, de impasse que surpreende o homem. É interessante perceber também o modo inventivo com que o poeta invoca e brinca com a tradição: imita a Divina comédia, de Dante Alighieri, que assim inicia a descida ao Inferno: "No meio do caminho da nossa vida, tendo perdido a rota verdadeira, achei-me embaralhado em selva tenebrosa".