É realmente incorreto dizer "repetir novamente"?

Para quem conhece um pouco da lingua portuguesa, pode se sentir encuralado com a expressão "repetir novamente". A meu ver, a expressão não está errada, pois se eu repito uma vez, e na segunda vez me pedem para repetir novamente, significa que novamente eu terei que repetir. Ou seja, pedir que a pessoa repita novamente só valeria ao caso da pessoa já ter repetido uma primeira vez. O que vocês acham?

Comments

  • Concordo com você: não há nenhum problema em utilizar o que se caracterizaria como "pleonasmo enfático" (e não vicioso). É a melhor forma de referir-se à uma repetição que torna a ocorrer, ainda que aparentemente possa se caracterizar como erro.

    Quem diz algo pode repetir; quem já repetiu pode fazê-lo novamente, sem problemas. Aliás, se fizermos um comparativo de frases veremos que há sentido, como no exemplo: "Já repeti, vou fazê-lo novamente". O verbo "fazer" substitui nesse caso o repetir. Em caso de dúvidas, então, é só mudar a frase.

    Particularmente, entretanto, considero normal "repetir novamente", desde que empregado nas circunstâncias corretas. Se quizer, é possível também mudar para "tornar a repetir", apenas por questão de estilo, não de erro.

  • Redundância não é erro, é apenas redundância.

  • Trata-se de um pleonasmo redundante.

    ☺☺☺☺

  • Eu acho que vc não precisa usar a palavra novamente.somente a palavra repetir

  • sim.. VC NÃO SABE CONJUGAR VERBO ?

    " Por favor, Repita Novamente, Please.

  • O cara ali q respondeu primeiro disse tudo, inclusive acho que vc deveria escolher a resposta dele como melhor.

    Não está errado, pois se vc repetiu e tornou a repetir, vc repetiu novamente. Já que vc tornou a fazer o "ato de repetir" mais de uma vez, significa que vc fez o mesmo ato NOVAMENTE.

  • Se chama vícios de linguagem = pleonasmo, redundância

    novamente já significa repetir. Não há necessidade de reforço linguístico.

    repetir novamente

    subir pra cima

    descer pra baixo

    :>:

  • É errado porque é uma redundância, "repetir" e "novamente" querem dizer a mesma coisa, assim é como se estivesse dizendo "repetir repetir" ou "novamente novamente" ou ainda "de novo de novo".

    Pode-se enfatizar a repetição colocando um "e" entre as duas vezes, iguais ou não: "repetir e repetir", repetir e novamente".

    Ainda continua errado mesmo que descreva a repetição que ocorra várias vezes.

    Entretanto, como fala local, linguajar popular, fora da chamada "norma culta" (ou oficial), torna-se correto se (e omente se) essa for uma forma comum que você já encontrou, e não inventou.

    Para decrever que tem de repetir várias vezes, tente "repetir e repetir", "repetir e novamente repetir", etc.

  • é um pouco confuso, mas acho que é pleonasmo

  • Hahahah! A tempos atrás recebi um folder falando sobre essas coisas....e também pensei a mesma coisa sobre "repetir novamente"....

    - Falei uma vez...

    - Repeti....

    - Repeti...

    - Repeti novamente...

    Pra mim, sinceramente, faz todo sentido....

    rs

    Abraço.

Sign In or Register to comment.