Como e quando o aprendiz pode ser efetivado?

Boa tarde,

Eu gostaria de uma orientação sobre a questão do aprendiz e sua efetivação, com base numa situação que aconteceu comigo.

Como aprendiz tenho contrato de 2 anos numa empresa, há pouco surgiu uma vaga em um determinado setor, a qual eu me candidatei, porém não pude assumir por esta condição, meu contrato de aprendiz. Só tive 2 opções continuar como estou ou poderia pedir para sair, e a empresa poderia me contratar após passar 6 meses...

Na condição de aprendiz eu posso ser efetivada? Existe um tempo mínimo para acontecer a efetivação? Por exemplo, eu ja estou a 1 ano como aprendiz, a empresa só pode me efetivar quando cruzar os 2 anos? De fato, a empresa só pode me contratar depois de 6 meses? No caso da efetivação, pode acontecer automáticamente após esse contrato de aprendiz?

No caso eu optei por continuar como aprendiz, se eu pedisse para sair, perderia uns direitos correto? Se a empresa me dispensar a qualquer tempo que direitos eu tenho?

Ficaria muito grata por estas informações...

Update:

Comments

• É justo que se tenha um período para você aprender, este período quem diz é a empresa. Você só poderá ser efetivada depois que completar 16 anos. Antes disso não pode. Se a empresa quiser ela pode de efetivar automaticamente. Se pedir demissão perde alguns direitos sim.

Sign In or Register to comment.