alguem estudante de pedagogia ou algum pedagogo por aki?
gente vou começar a estudar no finalzinho de janeiro...estou mto anciosa pois tnho algumas duvidas.
1º o que são praticas investigativas interdisciplinares???
2º mtos trabalhos praticos???
3º o q vcs acham do curso de pegagogia?façam um balanço de como está sendo seu curso.
4º a area ainda é liderada mais por mulheres ou numero de homens nesse curso vem aumentando??
Comments
Estou no terceiro ano faltam mais dois.
1° são práticas onde vc investiga temas de várias disciplinas
Interdisciplinaridade significa, numa breve perspectiva, a oportunidade de unir disciplinas ou áreas de conhecimento em torno de objetivos comuns. Quando se observa a experimentação das atividades interdisciplinares, seja na esfera acadêmica, seja na profissional, se percebe nela uma outra perspectiva. O começo de um trabalho interdisciplinar toma forma e proporções muitas vezes maior do que as esperadas, porque a união de conhecimentos e pontos de vista levam sempre ao crescimento mútuo e a abertura de olhares. Assim, torna-se necessário estendê-lo a outros campos. Portanto, os trabalhos acadêmicos interdisciplinares têm potencial para se tornarem experiências e podem ser aplicados à sociedade.
A partir da abertura a novos olhares, divergentes ou convergentes, a interdisciplinaridade se desdobra. Deixa de ser apenas a parceria entre disciplinas para se tornar, a partir da prática, uma experiência de extensão.
Registrar pela escrita (ou por qualquer outra forma de mídia) uma experiência é sempre outra experiência, uma experiência que interfere na realidade, pela interpretação, mantendo ou instaurando perspectivas; mas também uma experiência que remete à criação de um novo elemento, o TEXTO, dobrando e desdobrando em possíveis autorias. Sendo efeito de pura interpretação, ele próprio, o texto, só faz sentido em devir, quando exposto a outras interpretações, ou seja, quando interferido pelo seu fruidor em novas condições de produção, pelo seu leitor em interação, com-ele-posto, com-posto, posto-com-ele-o-texto, com-o-texto, contexto: o texto e seu contexto, com tudo o que o compõe, autor-leitor-condições-de-produção; não apenas signos, mas a mistura de signos e corpos, agenciamentos maquínicos e de enunciação. (AXT, Margaret; KREUTZ, Ricardo, J. 2003, p. 319-20)
2° vai depender muito da faculde na minh há muito trabalho prático e o aluno por conta própria deve também buscar caminhos.
3°Em meu caso estou ajudando muita gente que não sabia escrever, ou universitários que não entendem ametodologia ciêntifica. cresci muito.
Quando vou a um sebo ou livraria como pedagogo estou em tosos as areas praticamente já que temos aulas de psicologia , educaçõa especial, eja, sociologia, filosofia, didática, metodologia, gestão, orientaçã e supervisão escolar, o pedagogo temque ser uma pessoa puridisciplinar. estou adorando na verdade é amando parece que é o que eu sonhei minha vida toda.
4°Na educaçao infantil sim 0 a6 anos já n ensino fundamental vem crescendo olha eu ai. mas asmulheres lideram.
Mas na administração estamos quase ganhando.
O importante é vc fazer o que gosta e se dedicar estude agora namore agora brinque agora, se realize agora que seu futuro é agora. Espero ter comntribuido.
olá Dil,feliz 2008.
Se não encontrar o que deseja aqui no yahoo resposta,clique no yahoo grupos,depois escreva a palavra "pedagogia" e clique em buscar;tem vários grupos,talves algum se encaixe com o que estás procurando.Como você vai estudar pedagogia,será interessante fazer parte de algum grupo para sanar as dúvidas que surgirem durante os estudos.Encontrei um que se chama "canal_Pedagogia" (comunidade virtual de estudantes de pedagogia e amantes da educação).Verifique,talves possa ser bom.