Observando corpos celestes no espaço.?

Eu comprei um telescópio, ainda não chegou, só que eu já pesquisei sobre apontar o telescópio pro sol, disseram que da algum problema na visão, pois obviamente o sol tem um brilho muito forte, queria saber se tem algum problema de eu estar investigando o espaço, e sem querer olhar pra uma estrela bem brilhante, pode irritar minha visão ou algo do tipo? Pode ser idiota a pergunta, mas eu sempre quis ser um astrônomo, é bom ir conhecendo as coisas de pouco em pouco.

Comments

  • Nenhuma pergunta é idiota.

    De qualquer maneira. nunca, mais eu digo "nunca" faça isso de apontar para o Sol com um telescópio e olhar para ele. Você ficará cego e fizer isso, as outras estrelas estão muito distantes e tem um brilho fraco. Você pode olhar tranquilamente. Se quiser olhar para o Sol use um filtro especifico para telescópios, ou então utilize o método de projeção (mais seguro). Sabe a lupa? Se você colocar uma lupa sobre o raios do Sol, irá queimar tudo o que estiver embaixo dela. Isso que acontecerá com seus olhos.

    Abraços!

  • O Sol, a Lua cheia sem filtro lunar e superfícies brilhantes como prédios com vidro espelhado são os objetos que você deve evitar.

    O Sol é obvio, existem filtros solares mas com exceção dos modelos da Coronado, Baader e da Orion não recomendamos.

    A Lua durante a sua fase cheia também devemos usar um filtro lunar para diminuir o brilho. Não chega a ser tão brilhante como o Sol, mas é importante diminuir o brilho.

    E as superfícies brilhantes também temos de ter cuidado. Inadvertidamente você pode apontar o telescópio durante o dia para um prédio com janela espelhada e focalizar o Sol. Isso vai causar danos a sua visão.

    Se você quer observar o Sol sugerimos um telescópio solar como o Coronado PST:

    http://www.astroshop.com.br/Telescopios.asp?CodPro...

  • Isso não é pergunta idiota, e quando uma pessoa quer saber as coisas, nunca é idiota. Sim, o Sol pode afetar sua visão, os outros já responderam.

  • Saudações Astronomicas Charles!

    Não acrescentarei mais detalhes pois sua pergunta ja foi respondida, só quero informa lo que existem lentes específicas para se observar o Sol e com elas você pode ver as manchas solares (não me.surpreendente que elas tenham sido avistadas pela primeira vez por Galileu Galilei)

    hehe.

    A estrela mais próxima da Terra após o Sol é Alpha Centauri é até mesmp ela você pode observar sem medo.

    Só fique longe do sol e lâmpadas pois elas também causam um grande estrago.(uma vez tentando ver a potência do meu telescópio coloquei ele de frente pra uma lâmpada, isso sim foi idiotisse kk. mas não olhei diretamente, ainda bem*)

    Preserve seus olhos, são os principais órgãos de um Astrônomo.

    Estou preservando os meus :P pena que Galileu não pode dizer o mesmo.

    Mas se eu tivesse na época dele e ninguém tivesse avistado as manchas solares ainda.. ah com certeza eu também perderia uma retina.

    Desculpe pelo texto.

    Desde já, ótimas observações para você e que a Força esteja contigo.

  • É totalmente seguro olhar para estrelas, com exceção do Sol é claro.

    Ao contrário do Sol, essas estrelas estão muito distantes da Terra, impossibilitando que problemas de visão atinja nossos olhos.

    Os telescópios aumentam o brilho dos corpos celestes.

    Planetas, estrelas distantes, nebulosas, galáxias, aglomerados estelares entre muitos outros não oferecem riscos a nossa visão.

    OBS.: nunca apontes teu telescópio para o Sol, pois seu brilho pode danificar a retina. Caso contrário danos irreversíveis serão causados aos teus olhos.

    Até mesmo a olho nu, o Sol pode nos cegar. Imagine com um telescópio que amplia e intensifica centenas de vezes seu brilho.

    Não cometa o mesmo erro de Galileo Galilei, que ao apontar seu telescópio para o Sol, ficou cego.

    Galileo teve danos irreversíveis em sua retina e morreu cego.

  • Pergunta idiota é aquela que não é feita!

    Pode olhar as estrelas pelo seu telescópio socegado, tirando o Sol todas elas estão muito distantes para provocar problemas de visões mesmo sendo vistas dos melhores telescópio, geralmente, telescópio são feitos mais para se observar planetas, satélites e nebulosas, quando você olhar para una estrela ela vai continuar praticamente idêntica, só que um pouco maior.

Sign In or Register to comment.