NORMALIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! SERÁ?

É verdade que normalidade é um assunto que está em desuso no vestibular? a IUPAC já deixou de usar a normalidade??? eu estou estudando isso a toa?

Me respondam sobre isso e também sobre a questão abaixo:

eu sei as formulas de todas esses calculos, porém não sei aplicar corretamente, eu não sei usar na hora correta, só sei quando na questão já vem pedindo diretamente. Por exemplo:

Quantos cm3 de solução 0,25M de BaCl2 são necessários para precipitar todo o sulfato existente em 20cm3 de uma solução que contém 100g de Na2SO4 por litro.

vc usaria que formula????

pq vc usaria primeiro a formula da normalidade ou molaridade?

quando eu devo usar o equivalente-grama, o que ele é realmente em um composto?

10 pontos!

Update:

valeu Lester, esses dias eu tava perdendo muito tempo e muita cabeça com normalidade, ainda bem que nao cai tanto no vestibular, bom, eu tinha feito metade desses calculos de molaridade, só que voce considerou o volume igua a 1L, e eu estava colocando o volume igual a 0,02 L, por isso que eu não estava conseguindo.

Assim mesmo, ainda estou esperando o calculo da normalidade.

obrigada mais uma vez. :)

Comments

• Olá !!

De fato, a IUPAC recomendou não usar-se mais os conceitos de normalidade, equivalente-grama e nº de equivalentes-grama e o principal: esses conceitos não são mais cobrados, há muitos anos, nos vestibulares. Então seja prática !! Não perca muito tempo estudando-os.

Quanto a questão, vc pode resolvê-la usando equivalente-grama ou mol, basta saber usá-los.

Perai que eu resolverei de duas maneiras a questão...

Primeiro vou resolvê-la como vc deve resolvê-la no vestibular, usando a molaridade:

A equação química balanceada que representa o processo é:

BaCl2 + Na2SO4 ------> BaSO4 + 2 NaCl

Observa-se que 1 mol de cloreto de bário reage exatamente com 1 mol de sulfato de sódio.