NORMALIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! SERÁ?

É verdade que normalidade é um assunto que está em desuso no vestibular? a IUPAC já deixou de usar a normalidade??? eu estou estudando isso a toa?

Me respondam sobre isso e também sobre a questão abaixo:

eu sei as formulas de todas esses calculos, porém não sei aplicar corretamente, eu não sei usar na hora correta, só sei quando na questão já vem pedindo diretamente. Por exemplo:

Quantos cm3 de solução 0,25M de BaCl2 são necessários para precipitar todo o sulfato existente em 20cm3 de uma solução que contém 100g de Na2SO4 por litro.

vc usaria que formula????

pq vc usaria primeiro a formula da normalidade ou molaridade?

quando eu devo usar o equivalente-grama, o que ele é realmente em um composto?

10 pontos!

Update:

valeu Lester, esses dias eu tava perdendo muito tempo e muita cabeça com normalidade, ainda bem que nao cai tanto no vestibular, bom, eu tinha feito metade desses calculos de molaridade, só que voce considerou o volume igua a 1L, e eu estava colocando o volume igual a 0,02 L, por isso que eu não estava conseguindo.

Assim mesmo, ainda estou esperando o calculo da normalidade.

obrigada mais uma vez. :)

Comments

• Olá !!

De fato, a IUPAC recomendou não usar-se mais os conceitos de normalidade, equivalente-grama e nº de equivalentes-grama e o principal: esses conceitos não são mais cobrados, há muitos anos, nos vestibulares. Então seja prática !! Não perca muito tempo estudando-os.

Quanto a questão, vc pode resolvê-la usando equivalente-grama ou mol, basta saber usá-los.

Perai que eu resolverei de duas maneiras a questão...

Primeiro vou resolvê-la como vc deve resolvê-la no vestibular, usando a molaridade:

A equação química balanceada que representa o processo é:

BaCl2 + Na2SO4 ------> BaSO4 + 2 NaCl

Observa-se que 1 mol de cloreto de bário reage exatamente com 1 mol de sulfato de sódio.

Calcula-se a molaridade da solução de sulfato de sódio, veja que os 100 g de Na2SO4 estão dissolvidos em 1 L de solução e a massa molar desse sal é MM(Na2SO4) = 2 x 23 + 32 + 4 x 16 = 142 g/mol. :

M1 = m1 / MM(Na2SO4) x V

M1 = 100 / 142 x 1

M1 = 0,70 mol/L

Mas só usa-se 20 cm³ da solução de Na2SO4, então, calcula-se o nº de mols desse sal em V1 = 20 cm³ = 20 mL = 0,02 L

n1 = M1 x V1

n1 = 0,70 x 0,02

n1 = 0,014 mol de Na2SO4

Como a reação ocorre na proporção de 1 mol de BaCl2 para 1 mol de Na2SO4, então, o nº de mols de BaCl2 também é 0,014 mol.

Finalmente, calcula-se o volume da solução de BaCl2 usada:

M2 = n2 / V2

0,25 = 0,014 / V2

V2 = 0,056 L = 56 mL = 56 cm³

Depois eu resolvo usando o conceito de equivalente-grama...

--------------------------------------------------------------

Inicialmente, calcula-se o equivalente-grama(E) do sal Na2SO4 dividindo-se sua massa molar(MM = 142 g/mol) pela carga total do cátion (K = 2 , pois são dois íons sódio):

E1 = MM1 / K

E1 = 142 / 2

E1 = 71 g/eq-g

Calcula-se a normalidade da solução de Na2SO4:

N1 = m1 / E1 x V

N1 = 100 / 71 x 1

N1 = 1,4 eq-g/L

Calcula-se a normalidade da solução de BaCl2 (veja que o K = 2, pois o bário tem nox +2):

N2 = K x M2

N2 = 2 x 0,25

N2 = 0,5 eq-g/L

Finalmente, faz-se a titulação:

N1 x V1 = N2 x V2

1,4 x 20 = 0,5 x V2

V2 = 56 cm³

Eu sempre preferi usar normalidade, equivalente-grama e nº de equivalentes-grama para resolver questões que há reação, pois as reações ocorrem por igualdade do nº de equivalentes-grama, ou seja 1 equivalente-grama de BaCl2 sempre vai reagir com 1 equivalente-grama de Na2SO4, na verdade em qualquer reação a proporçãpo é sempre 1 para 1 equivalente-grama, mesmo quando a proporção em mols for diferente.

Sign In or Register to comment.