"A alma é sua própria pessoa, ou está no seu íntimo"?
Essa pergunta pertence ao usuário Tompson Rogério, uma das Test. de Jeová. Minha resposta foi bloqueada. Por isso acho que todos têm o direito de ler o que escrevi. Não me julgo dono da verdade, mas não temo debater abertamente minhas crenças, nem tenho por costume bloquear ou anular perguntas quando elas de certa forma abalam minhas crenças. Eis o que escrevi:
Se você acreditar cegamente nos ensinos contidos nas escrituras hebraicas, particularmente dirigidos aos judeus de uma época e mentalidade de milênios atrás, verá que, mesmo assim, existem textos que fazem diferença entre a alma vivente e o espírito vivificante da alma, embora os biblistas prefiram uma explicação apressada desses textos, ou afirmam que são episódios isolados, opinião pessoal do escritor ou inspirados pelo famoso Satanás. A Bíblia, especialmente o Velho Testamento, é dirigida ao homem mortal. Por isso a maioria não possuia uma idéia clara sobre a parte imortal do ser humano, tanto que julgavam a vida estar apenas no sangue. Salomão, embora inteligente e sábio, durante sua crise existencial materialista também embarcou nessa, até que mais tarde teve um "insight" declarando que "o corpo material volta ao pó da terra, e o espírito (usou a palavra disponível, ruáh, fôlego) retorna a Deus (o sistema de coisas invisível) de onde veio". Seria esse fôlego algo burro, apenas um sopro vital sem inteligência? De jeito nenhum! Ou Jesus mais tarde não teria proclamado: "o corpo para nada serve, o espírito é quem o vivifica". E também: "não temais quem mata o corpo e nada pode fazer contra a alma (o espírito vivificante do corpo)" . Apenas Jeová poderia matar a alma vivificante humana, mas jamais ultrapassaria a justiça do seu Reino, que sempre oferece uma nova oportunidade a todos os interessados. Quando Paulo diz que "o salário do pecado é a morte", de qual morte estaria se referindo? A morte natural, à qual é sumetido este corpo por natureza corruptível? Depende da premissa. Melquisedec, Rei de Salém, foi um personagem real, amigo fiel de Abraão. É citado, enigmaticamente, por Paulo, como não tendo "princípio nem fim de dias". Logo, não pecou à semelhança do pecado adâmico nem sofreu suas consequências letais, como os equivocados estudantes da Bíblia atribuem a todos. O bom Melquisedec deveria estar vivo até hoje, não é verdade? E está! Como Jesus está. Como até mesmo o suposto Adão deve estar! Como um dia todos estaremos, ao soar a nossa hora derradeira! Vivos espiritualmente, não em uma vida vida carnal eterna, impossível até mesmo no paraíso recuperado, conforme lemos em Isaías 65: 20-22. Segundo Paulo (e ele sabia das coisas), o homem tem um corpo carnal e um corpo espiritual. Ora, se tem dois corpos é porque precisa cumprir seus dias em dois mundos, o sistema material, abalável, e o sistema espiritual, permanente, duradouro, que o precede e serve de modelo. O próprio Paulo, em seu corpo espiritual ainda ligado ao físico pelo "cordão de prata" (Eclesiastes), foi arrebatado ao paraíso do terceiro céu e foi doutrinado sobre a imortalidade da alma mas ficou calado, tais verdades seriam extemporâneas e poderiam fazer os judeus tropeçar; somente deveriam ser publicadas nos nossos dias. A alma humana morre aos nossos olhos, mas vive aos olhos de Deus, o "Deus dos vivos e não dos mortos". Esse é o signo e a senha do espiritualismo cristão, que hoje, graças a Jeová, está espalhando por toda a terra, consolando multidões que antes sofriam com a pseudo-perda de seus amigos e parentes. Os religiosos formais estão mais e mais ultrapassados, entalados com as verdades que espocam como novas luzes em todos os quadrantes da terra. Que tudo seja para a honra e glória do Altíssimo Deus e de seu bom pastor Jesus Cristo. Amem.
Comments
Caro amigo
Concordo com você em peso e profundidade.
Alma é o espírito encarnado!!!
Vou colocar um pouco do meu pensamento e estudos aqui em sua pergunta:
Vou começar com um assunto um tanto que polêmico, pois muitos TJS se utilizam dessa maravilhosa ferramenta espirita e nem sabe que, todo os fundamentos da homeopátia é espirita.
Embora longe de ser um efeito placebo como muitos querem afirmar, a homeopátia é usado nos USA como remédio alternativo na criação de gado e seus efeitos são totalmente visiveis.
Como agé o principio homeopático? Embora a ciência ainda não consegue comprovar laboratórialmente onde a homeopátia atua, mas nem por isso é descartada por muitos médicos hoje adeptos a homeopátia.
O principio homeopático está totalmente baseada no magnetismo animal e atuando no campo periespiritual, tantas vezes ensinada por Allan Kardec.
A homeopátia somente chegou ao Brasil pelos espíritas e começou exatamente nos centros espiritas. Hoje indiferente a religião, pessoas se utilizam de seus principios e conseguem otimos resultados.
Mas o que tem haver a homeopátia com sua pergunta?
Tem haver na confirmação do espiritismo quando ele fala sobre o fluido universal / força vital e o periespirito. Assim, nessa mesma linha de pensamento, teremos: Espírito - periespirito - corpo.
O homem formado por 3 partes.
O maior centro laboratorial existênte entre a vida e morte e além tumulo está totalmente fundamentada na religião espírita, onde além de religião, passa a ser um filosofia de vida como também uma ciência quando voltada totalmente à esses principios.
Achar que o pensamento e o desejo é formado pelo cérebro, é o mesmo que imaginar que os artistas de Televisão moram todos dentro do aparelho.
O pessoal amigo não sabe nem o que realmente significa magnetismo quanto mais alma e espírito.
O principio das escrituras é totalmente voltada a vida espíritual e o maior exemplo de encarnação, ou seja, espírito entrando num corpo, ou melhor, se utilizando de um corpo para estar aqui presente é Jesus.
Por que?
Porque Ele já existia!
Porque Ele se fez em Carne!
Porque Ele não perdeu sua consciência após encarnar!
Se os pensamentos fossem criados pelo próprio corpo carnal, haveria uma disputa interna entre os desejos do espírito de Jesus com a vontade própria da máquina chamada corpo.
Vale a pena refletirem melhor sobre a vinda de Jesus aqui na terra e de João que também encarnou. Basta ler DENTRO DO CONTEXTO, onde o texto apresentado aqui é totalmente espiritual falando da vinda de Jesus e João que também foi enviado por D'us, pois ele é mostrado como um espírito que Já tinha conhecimento de Jesus e veio para testificar a luz que ele JÁ conhecia, veja:
João 1:1-14
1 ¶ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
5 ¶ E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
Aqui, preste atenção, João não é criado por D'us, mas enviado por D'us do mundo espiritual para o mundo físico.
6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
7 Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
8 Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.
Ele tinha conhecimento de Jesus, e veio para abrir os caminhos de Jesus, antecipando a sua vinda.
9 Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
10 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
Abraços
Alexhaifa
Concordo plenamente com vc!
Acontece que tem gente que parece gostar de pensar do mesmo modo que as pessoas de antigamente. Tem gente que não entende que certos tempos já passaram.
E é uma pena pq poderia se fazer bem mais pelas pessoas se a elas esse conhecimento fosse passado. É muito bom viver sem essa dúvida sobre o q acontecerá conosco quando partirmos. E o melhor ainda é que a certeza é consoladora.
Pena que haja gente assim, mas calma aí...
No Gênesis, quando se fala em vida ou "Nephesh", o sopro de vida, fala-se em energia vital, algo que conduz à idéia de morte que lhe é concomitante. Não há como existir vida sem a morte, assim como não há como existir entrada se não houver saída; alto se não houver baixo; aprazível se não houver desconfortável. Não vou fugir do escopo da sua pergunta, mas a maioria é incapaz de entender a signografia oculta do Gênesis pelo simples fato de só conseguir ver a veste externa que foi velada pela "palavra", mantendo a essência escondida.
Os termos alma, espírito e mente se confundem no cristianismo pelo fato de os cristãos primordiais "gnósticos" não terem uma base a respeito desse fato.
Os hindus explicam isso de forma maestrina e a idéia hebraica de Nephesh, Ruach e Neshamah tem seu paralelo nos Prana, Kama e Manas dos primeiros.
A morte é uma forma que os vivos avaliam de longe, por suposição, já que não têm lembrança da sua eternidade.
Mas, de qualquer forma, o que pensam ou deixam de pensar não muda a realidade.
Para mim não há diferença entre alma e espírito.
Eu sou um espírito e tenho um corpo, não o contrário.
É bem simples entender; nós somos dotados de uma tricotomia: corpo, alma e espírito. Portanto a alma nada mais é do que a própria "Consciência" resolvido.
bem e uma pergunta muito boa,e vou deixar q a pessoa q lhe responda seja o originador da vida DEUS,POIS ELES NOS CRIOU COM MUITA SABEDORIA E VAI LHE ESCLARECER MUITO BEM ESSE ASSUNTO http://goo.gl/9U1kD8
AMIGO CARLOS,
EU NÃO CONCORDO COM ISSO QUE FIZERAM COM VC E FAZEM SEMPRE VC TEM O SEU DIREITO DE SE EXPRESSAR!!!!!!!
UM ABRAÇO.
Você tem uma alma imortal?
http://www.watchtower.org/t/20070715/article_01.ht...
A ALMA, NÃO PERTENCE A MIM...POIS ELA PROVEM DE DEUS
(o sopro que Deus deu sobre o barro,que era o Adão)ASSIM QUE MEU CORPO CORRUPTÍVEL,FICAR INERTE,ELA ,AUTOMATICAMENTE, TENDERÁ VOLTAR À SUA FONTE (que é Deus).ELE EMPRESTOU O SEU SOPRO EM MEU CORPO...CABE A MIM,SABER CORRESPONDER AO SEU SOPRO DIVINO E AMOROSO,PARA,QUE, QUANDO ,A MINHA ALMA
REGRESSAR À SUA ORIGEM (que é Deus),POSSA SER RECEBIDA, DE VOLTA,CHEIA DE AMOR,COMO ELA HAVIA SAÍDO ANTES.O AMOR É O OPOSTO AO PECADO.NÃO COMBINAM.
é a própria pessoa
vamos por lógica:
sendo Deus espírito e nós sua imagem e semelhança...