alguém sabe como é o espiritismo?
Bom eu sou super curiosa pra saber sobre religiões visto que ainda não acreditei m nenhuma das que me foram apresentadas, todas me parecem muito vagas e estou começando a conhecer o espiritismo e queria saber mais sobre ele. ^^
Comments
Prezada Alessand..
Como vemos em algumas respostas acima, o Espiritismo incomoda muito às religiões salvacionistas, porque ensina aos adeptos que a tão proclamada "salvação" não está nos ritos exteriores, mas no íntimo de cada um, agindo por livre consciência, o que acaba com a centralização do poder de certas religiões, algumas valorizando mais os bens materiais em detrimento dos morais!
Trago-lhe um trecho de Kardec, salientando que nenhum espírita crê por crer, mas que tais conclusões são demonstradas através das evidências em diversas comunicações mediúnicas. O Espiritismo contém o tríplice aspecto: Ciência, Filosofia e Religião!
Ciência experimental, na relação entre o mundo material e espiritual; Filosófica que constitui seu corpo doutrinário, esclarecendo as experimentações; e as consequencias morais, ou Religiosas!
Ou como diz Emmanuel:
“Em Espiritismo, a Ciência indaga, a Filosofia conclui e o Evangelho ilumina. Com a primeira, há movimento de opiniões, com a Segunda, temos a variedade de pontos de vista na matéria interpretativa e com o terceiro encontramos a renovação da alma para a eternidade. A Ciência e a Filosofia são os meios, o Evangelho é o fim.” (Emmanuel)
Segue:
"Crerem um Deus todo-poderoso, soberanamente justo e bom; crer na alma e em sua imortalidade; na preexistência da alma como única justificativa do presente; na pluralidade das existências como meio de expiação, de reparação e de adiantamento intelectual e moral; na perfectibilidade dos seres mais imperfeitos; na felicidade crescente na perfeição; na eqüitativa remuneração do bem e do mal, segundo o princípio: a cada um segundo as suas obras; na igualdade da justiça para todos, sem exceções, favores nem privilégios para nenhuma criatura; na duração da expiação limitada à da imperfeição; no livre arbítrio do homem, que lhe deixa sempre a escolha entre o bem e o mal; crer na continuidade das relações entre o mundo visível e o mundo invisível, na solidariedade que religa todos os seres passados, presentes e futuros, encarnados e desencarnados, considerar a vida terrestre como transitória e uma das fases da vida do Espírito, que é eterno; aceitar corajosamente as provações, tendo em vista o futuro mais invejável do que o presente; praticar a caridade em pensamentos, em palavras e em ações na mais ampla acepção da palavra; se esforçar cada dia para ser melhor do que na véspera, extirpando alguma imperfeição de sua alma; submeter todas as suas crenças ao controle do livre exame e da razão, e nada aceitar pela fé cega; respeitar todas as crenças sinceras, por irracionais que nos pareçam, e não violentar a consciência de ninguém; ver, enfim, nas diferentes descobertas da ciência a revelação das leis da Natureza, que são as leis de Deus: eis o Credo, a religião do Espiritismo, religião que pode se conciliar com todos os cultos, quer dizer, com todas as maneiras de adorar a Deus. É o laço que deve unir todos os Espíritas em uma santa comunhão de pensamentos, à espera que una todos os homens sob a bandeira da fraternidade universal." (Revista Espírita Dez/1868 - Allan Kardec)
Vale a pena consultar também este link: http://www.comunidade-espiritual.com/forum.php?sub...
Um Fraterno Abraço,
Espiritismo é baseado no cristianismo. É filosofia, ciência e religião.
É reencarnacionista e segue a máxima do Cristo
faça ao próximo aquilo que você gostaria que o próximo fizesse a você"
Utliza-se dos trabalhos mediúnicos para ajudar o semelhante.
Alessand, para conhecer o espiritismo, terá que se dedicar à leitura, primeiramente, do pentateuco (cinco livros do codificador Allan Kardec) que consta dos seguintes livros:
O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
Deverá proceder à reforma íntima e jamais esquecer do "Orai e Vigiai".
Há bons Centros Espíritas (estou aqui sempre falando de Allan Kardec e não de umbanda e candomblé, que não os conheço) espalhados por todo o Brasil. Lá, vc poderá tirar suas dúvidas e alcançar as respostas para as suas dúvidas.
Concordo com a Frau Lu: aqui não é um bom lugar para tratar deste assunto. O melhor é mesmo por e-mail...
Muita paz em seu coração!
Creio que este é um lugar super problemático para esclarecer dúvidas sobre uma Doutrina pouco conhecida e - por isso - muito criticada.
Depois de visitar, de perambular por inúmeras, encontrei nela as explicações para minhas dúvidas e consolo nas horas de dor.
Posso lhe enviar farto material, para que conheça, como já fiz com vários participantes, e dirimir dúvidas, mas por e-mail!
bjus,
bom eu sou espirita frequentei 1 ano a federação espirita do estado de são paulo
primeiramente vc deve acreditar em deus para depois se envolver na espiritualidade pq deus é um so e ele está enm todas as relig´~oes.
o espiritismo nos temo s o codificador allan Kardec foi ele quem reve sua primeira conversa com os espiritos, os espiritos nada mas é do que entidades com varias classes como inferior , superior de luz , sofredores, etc. mas se vc quer saber sobre o assunto me adiciona no [email protected]
pq eu fiz os estudo preparatorio e sei algumas coisas.
beijos
Olá amiga.
Acepção do termo "espiritismo"
O termo espiritismo (do francês antigo "spiritisme", onde "spirit": espírito + "isme": doutrina) surgiu como um neologismo, mais precisamente uma palavra-valise, criada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail para nomear especificamente o corpo de ideias por ele sistematizadas em "O Livro dos Espíritos" (1857).
Contudo, a utilização do termo, cuja raiz é comum a diversas nações ocidentais de origem latina ou anglo-saxónica, fez com que ele fosse rapidamente incorporado ao uso quotidiano para designar tudo o que dizia respeito à comunicação com os espíritos. Assim, por espiritismo, entende-se hoje as várias doutrinas religiosas e/ou filosóficas que crêem na sobrevivência dos espíritos à morte dos corpos, e, principalmente, na possibilidade de se comunicar com eles, casual ou deliberadamente, via rituais ou naturalmente.
O presente artigo visa a tratar do espiritismo levando em consideração todos os diferentes usos do termo, enquanto que o artigo doutrina espírita está voltado para descrever o espiritismo conforme sistematizado por Kardec. Essa divisão entre espiritismo (geral) e doutrina espírita (específico) é meramente didática, não implicando apologia a nenhum dos dois usos.
O espiritismo, apesar das diversas variações, de um modo geral fundamenta-se nos seguintes pontos:
O homem é um espírito temporariamente ligado a um corpo (para os espíritos que Kardec codificou, esta ligação é feita através de uma conexão que denomina de perispírito, um envoltório semimaterial que é o corpo espiritual);
A alma, especificamente, segundo a pergunta 134 do livro dos Espíritos é o Espírito encarnado.
O espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação, é imortal;
A reencarnação é o processo natural que permite vidas sucessivas (para Kardec com a função de permitir o aperfeiçoamento dos espíritos, ligado a uma "Lei de Causa e Efeito");
A Terra não é o único planeta com vida inteligente (pluralidade dos mundos habitados).
interessantes:
Palestras e mensagens espiritas:http://www.carlosparchen.net/
Espiritismo:http://www.youtube.com/watch?v=fL5Y7nQYzfw
Abraços do Ramon Gladiador Azul.
Alessandra, também estou nessa busca e o espiritismo é o que está mais me motivando.
Fui em apenas algumas reunioes do Grupo Paulo & Estevão de minha cidade, mas adorei.
Vale a pena você ir a um grupo como este.
Carlos, apreciei muito seu comentário sobre o espiritismo nesta coluna e preciso de ajuda. Apareceu aqui em casa um livro e estou com medo dele. Li algumas passagens. Tem dedo misterioso escrevendo na parede de palácio, tem espírito falando com os homens e exigindo sacrifícios com os do candomblé, tem outros materializados andando entre nós, um deles se atracando com alguém e muitos fazendos sexo com nossas filhas. Tem espíritos fazendo chover fogo em cima de cidades inteiras e muito mais. Devo continuar lendo este livro, irmão? É espiritismo da pesada! O nome do livro? Ah!, tudo bem: trata-se da Bíblia Sagrada. Por favor, irmão, diga alguma coisa, sim? Porque em outros livros espíritas li muito sobre o amor, caridade, compaixão, generosidade e perdão. Afinal, onde buscar Jesus? Na Bíblia, que se apertar sai sangue, ou nos demais livros do Kardecismo? Fico esperando tua resposta. Obrigado. Ossola
Querida, procure um centro espírita (kardecista), ouça uma explanação do evangelho, tome um passe e observe para ver se lhe agrada, quero dizer, se é isso que vai trazer conforto e esclarecimento à sua alma.
Observe, analise, use o bom senso.
Os que falam mal do espíritismo é porque não o conhecem.
Mesmo conhecendo, alguém pode preferir outra religião e está certo.
Que você encontre seu caminho de evolução espiritual.
um abraço
Cara amiga,
Certa vez, Leonardo Boff perguntou ao Dalai Lama qual seria a melhor religião. Tal pergunta foi feita já se imagindo que a resposta seria alguma religião oriental (budismo, xintoísmo, hinduísmo etc). Todavia, Dalai Lama respondeu que a melhor religião é aquela que faz a pessoa melhor.
Concordando com outra resposta já dada à sua pergunta, aqui não é o melhor lugar para obtermos informações seguras a respeito de religião, pois há muita falta de respeito e cada um se acha senhor da verdade.
Sou espírita e tomo a liberdade de lhe indicar o seguinte site: www.midiaespirita.com.br
Lá você encontrará diversas palestras sobre temas espíritas e a possibilidade de baixar os principais livros sobre o assunto.
Contudo, se você quiser conhecer o Espiritismo com segurança, escolha alguém que você admire e que seja espírita e peça para ele lhe explicar mais a respeito. Outra sugestão seria ler sobre a vida de Chico Xavier, pois dos espíritas foi o que teve a vida mais condizente com os ensinamentos de Jesus.
Abraços.