Para vcs, qual o maior culpado do caos que a dengue está causando no Rio?

Será os moradores, que não se preoculpam em combate-la, ou será o governo, que não tem uma estrutura que definitivamente seja capaz de combater a dengue, tanto antes, no seu estágio de ploriferação do mosquito, quanto depois, nos devidos cuidados para com os infectados?

Comments

  • O governo tem feito a parte dele, através de campanhas publicitárias na TV e em demais órgãos de divulgação. É lógico que isso ainda é muito pouco, se comparado com as inúmeras outras alternativas que poderia adotar, como, por exemplo, usar parte do contingente das Forças Armadas, para combater diretamente o agente transmissor, etc.

    O povo, por sua vez, tem deixado muito a desejar. Sabendo da gravidade da epidemia não tem colaborado na exata medida de que se espera.

    Creio que a culpa deve ser creditada a ambos: governo e povo. Governo, porque não não usou de todos os meios para conscientizar sobre os perigos da dengue e combater o mosquito transmissor. O povo, porque está dando pouca importância à gravidade da situação, havendo casos inclusive de famílias não permitirem a entrada em suas casas de agentes da Saúde.

  • Uuummmmmmm!!!

    Quando o Serra era Ministro da Saúde, o PT dizia que o mosquitinho da dengue era federal!!!

    Agora, o Ministro é do PT, e o mosquitinho é municipal!!

    Êta mosquitinho volúvel, hein???

    Atenção petistas! Eu falei que o mosquitinho é que é volúvel, tá??? Veja bem!! Foi o mosquitinho que mudou de "status" territorial!!!

  • Entendo que a culpa de divide em partes iguais! O morador relaxado e desinformado, o controle efetivo da ocupaçâo do solo,a falha prevençâo da epidemia e pra concluir o absurdo atendimento caótico e ineficiente da saude publica!!!

    Me lembro de ter ouvido á poucos meses que a saude no Brasil estava á beira da perfeiçâo!!!

  • Ninguém vai querer ser o Pai dessa criança

    Mas que responsabilizaram o Serra qdo ministro, isso é mais do que verdade. Quem não se lembra disso ?

    Uma coisa é ser oposição de fala fácil.... bom, mas isso é outro assunto

    Sobre a crise de agora, só posso passar os dados que consegui.

    É o que aponta levantamento do site Contas Abertas.

    O governo federal, nos últimos três anos reduziu os investimentos nos programas de prevenção à doença, A menos que a metade , passadas as eleições ( ? )

    Em 2005 foram gastos R$ 83,2 milhões com ações contra a malária e a dengue.

    Já em 2007 – primeiro ano do segundo mandato de Lula –, foram desembolsados apenas R$ 39,6 milhões, ou seja, menos de metade da quantia.

    E tenho uma informação que acho q deve saber. Não é só no Rio

    Vários estados estão apresentando o problema, embora a gravidade maior esteja no Rio

    .

  • Culpados? O povo.

    Você já observou o chão num final de feira?

    Já olhou a beira dos corregos que têm casas na vizinhança?

    Já viu os quintais brasileiros?

    Já percebeu os "votados" para o nosso governo?

    Já notou os conceitos de higiene e saúde populares?

    Já frequentou uma faculdade de medicina atual?

    Culpado? O POVO!

  • Está precisando da "CPI da dengue".

  • Eu acho que é quem está acabando com as florestas.

    Todos viviam por lá (os bichinhos) contentes e felizes.

    Os mosquitinhos ficaram muito tristes com a devastação feita e voaram

    pras cidades. E mordem todos os humanos que encontram....

    E se vingam que é uma beleza!

    ♪

  • Acho que é o ministério da sáude, que está mais preocupado em fazer demagogias em cima dos fumantes ou defender o aborto do que combater a dengue...

    No governo Lula já tivemos dengue, epidemia de Febre amarela, etc.

    Mas o ministro da saúde só quer saber de legalizar o aborto...

  • Segundo o Iluminado (daquele filme, lembram ?) Cesar Maia, a culpa é do povo - em primeiro lugar; depois, é do governo do Estado; em terceiro lugar é do governo federal... e por último, é culpa do mosquito da dengue.

    Agora, na verdade verdadeira, no tati bitati... a culpa é do povo que elegeu esse débil mental !

  • Penso que o governo tem sua grande parcela de culpa. mas a parcela maior está com a população. De nada adianta se montar frentes de combate à doença, se cada cidadão não fizer a sua parte. E a parte que cabe a cada um não é somente dentro de sua respectiva casa, mas também fiscalizar os seus vizinhos, a sua rua e seu bairro. Se cada um assumisse que tb é responsável por este problema e decidissem adquirir hábitos que combatam o mosquito, como cuidar da caixa d"agua, recolher corretamente o lixo, evitando focos, os cuidados já tão divulgados com os vasos de plantas, enfim, a situação não teria chegado à este ponto.Informação não falta. O que falta é boa vontade pra fazer o que precisa ser feito, de todos os lados. Bjinhos

Sign In or Register to comment.