Como fazer Overclock em meu pc ?
Eu queria fazer um overclock mais nem sei por onde começar .
Windows XP Professional Version 2002 Service Pack 2
Computador :
AMD Athlon (TM) XP 2400+
1.50 GHz ,
2,50 GB De Memoria Ram
Placa de Video :
NVIDIA GeForce4 MX 440 with AGP8X ( Microsoft Corporation )
Tipo de processador : GeForce4 MX with AGP8X
Tipo de conversor analogico digital : Integrated RAMDAC
Tamanho da memoria : 64MB
Sequencia de caracteres do adaptador : GeForce4 MX 440 with AGP8X
Informacoes sobre o Bios : VERSION 4.18.20.13.0E
----
Eu queria saber ate quando posso aumentar a velocidade do processador ,
e queria saber passo a passo de como fazer isso .
Obrigado
VALENDO 5 ESTRELAS
Comments
Pode esquecer.
Você tem o PIOR PROCESSADOR QUE A AMD JÁ FEZ. O Athlon XP é o processador que mais esquenta em toda a história da tecnologia da informação.
É possível sim fazer um overclock, mas você precisará de um sistema de resfriamento MUITO eficiente (como refrigeração líquida por exemplo). Se o processador rodando em "clock normal" já esquenta muito, imagine com um overclock.
Fazer um overclock exige bastante experiência. Há duas maneiras de se fazer isso: a primeira, mais simples, é alterando as voltagens, latências, multiplicadores e relógios diretamente na BIOS da sua placa-mãe. Neste caso, é necessário que a BIOS suporte esse tipo de "alteração".
A segunda, é fazendo certas alterações diretamente no processador. Isso envolve jumpear alguns pinos no processador (muitos fazem isso com um lápis) e assim "desbloquear" certos clocks no CPU.
O seu problema aí é que você está usando um sistema que não é adequado para o seu processador. Se você REALMENTE gosta do Windows, tente usar o Windows 2000 com Service Pack 4 ou usar uma versão bastante leve do Linux: o Xubuntu.
Se usar o Windows 2000, verá que haverá uma melhora drástica no desempenho.
Se usar o Linux Xubuntu, verá que haverá uma melhora fenomenal no desempenho.
Esqueça de overclock. Você não está apto a fazer tal modificação no seu sistema e ainda por cima, overclock só funciona se você atender certas exigências do processador - ou terá um sistema que vai desligar, travar e parar de responder a cada instante.
Outra coisa que pode ser feita aí é verificar se a sua placa-mãe dá suporte a memórias em Dual Channel. Se a resposta for sim, use apenas 2GB de RAM e Dual Channel.
As suas memórias devem ser DDR e por isso, têm essa funcionalidade. Usar memória em Single Channel implica em usá-las com METADE do clock real. Por exemplo, se você usa memórias DDR 266 (ou PC2100), o clock efetivo, ao invés de ser 266mHz é de 133mHz. Se você usar as memórias em Dual Channel, você poderá usá-las com o clock real ou, 266mHz.
Para usar Dual Channel, você PRECISA usar um PAR IDÊNTICO de memórias. Podem ser dois módulos (pentes) de 1GB cada ou dois módulos de 2GB cada.
Como você tem 2,5GB, suponho que você está usando a combinação de dois módulos de 1GB e um módulo de 512MB. Isso quer dizer que suas memórias estão funcionando em single channel.
É melhor usar 2GB em Dual Channel do que 2,5GB em Single Channel. A velocidade das memórias é simplesmente o DOBRO se você usá-la em pares. Basta agora saber se a sua placa suporta ou não memórias em Dual Channel.
Ou, procure um processador compatível com a sua placa-mãe. O mais rápido que você pode comprar (ou menos lento) é o Athlon XP 3200+. Mas se prepare para comprar também um super cooler, porque esse realmente FRITA, de tão quente.
Geralmente fica próximo ao processador ! ! !
Só vc jumpear ! ! !
Mas não recomendo fazer isso naõ ! ! !