(Para os tecnicos de plantao) Muitas duvidas sobre SONORIZAÇAO! ajudem-me!?
Comprei um amplificador novo, e agora resolvi que vou cuidar mais na questao das impedancias....
Bom pra começa sei que se ligar auto falantes em serie soma a impedancia, e q se ligar em paralelo cai a impedancia....
minhas duvidas:
pode se ligar auto falante + corneta ou corneta + tweeter em serie um com o outro????
No manual do amplificador diz q usando o canal A e o B simultaneamente a impedancia nao pode baixar de 8ohms oq acontece se ela baixar disso????
Pode se ligar tres componentes em serie (falante+falante+falante)???? oq acontece se a impedancia aumentar muito???
Tambem sei q para ligacao de auto falantes levamos em conta a potencia ex:(para um falante de 150wrms usamos um amplificador de no maximo 300wrms (por causa dos picos)....
Esse fator tambem serve para drivers e tweeters????
Bah me puxei néé... (questionario) hehehehe por favor me dem uma ajudinha.... valewww um abraço do MARCELO...
Comments
Fórmulas:
Para ligação em série=R1+R2
Para ligação em Paralelo=R1xR2 divididos por R1+R2
No primeiro questionamento: Para ligar woofer (alto-falante de grave), corneta ou mid range(alto-falante para médio) e tweeter (alto-falante para agudo) utilize divisores de frequências, ligando-se sempre em paralelo. Este tipo de ligação não reduz a impedância. Para os 3 alto-falantes utilize sempre a mesma impedância. Por exemplo: Um woofer de 8 ohms, uma corneta de 8 ohms e um tweeter de 8 ohms, ligados em paralelos através do dividor de frequências, dará uma impedância final de 8 ohms.
Quanto ao segundo questionamento, cada equipamento funciona de acordo com o projeto que foi concebido. Se ligares alto-falantes com carga inferior a 8 ohms neste amplificador haverá uma sobrecarga. Imagine colocando uma carga de 1000 kilos em uma pick-up com capacidade para 750 Kilos. Pode acontecer muita coisa.
Quanto a impedancias vc está certo.Quanto a Corneta e Tweeter, voce pode ligar quantos voce quiser, mas....., tem que usar capacitores,ou divisor de frequencia, se usar capacitores, use 10 microfarad despolarizado para corneta, se vc gosta muito de medios pode usar até 20 microfarad, mas não vá além disso, senão naquele churrasco, quando o valor etÃlico por cabeça subir, e alguém aumentar muito o volume, a sua corneta vai para o espaço e vai ter que trocar o reparo. Para o tweeter, use 4,7 microfarad, melhor o de poliester. Sobre o valor de impedancia na carga, ou seja, na saida do amplificador, se é 8 , vc só não pode usar menos de 8, se associar 2 falantes de 4 ohms em série, ok, se associar 2 de 8 tambem em série, tb ok, pense assim, impedancia maior que a carga, não queima, so derruba a potencia final um pouco,mas , se for menor que a especificada na saida, o amplificador vai esquentar, dependendo do volume, vai esquentar muito e queima. Quanto a usar a usar falantes de 150 w para amplificador de 300 w, você tá enganado, é o contrário, nunca use falantes com potencia menor do que a potência do amplificador, o ideal é que o falante seja 2x a potencia do amplificador, podendo ser de até 3x. Os tweeters e cornetas tambem segue essa regra. Vc não disse modelo/marca do seu amplificador, mas se for novo, geralmente eles funcionam em 4 e em 8 ohms. Ajudei?
Muito cuidado na hora de associar alto-falantes ok?! No que diz respeito à isso Vc está certo, mas qdo se associa dispositivos com caracterÃsticas diferentes (um para graves, outro para médios e outro para agudos) deve-se utilizar os divisores de frequências adequados à potência de seu conjunto.