COMO TER A CARTEIRA DE RESERVISTA?

eu não quero servir, eu quero prestar concurso público e sempre precisa da carteira de reservista

existe alguma dica para ser reservista?

Comments

• Só recebe carteira de reservista que é da reserva, ou seja, quem já serviu à forças armadas, quem é dispensado recebe o CDI (certificado de dispensa de incorporação) que vai ser o seu caso.

Hoje em dia tem tanta querendo servir que é só você falar que não quer que será dispensado.

• Para receber o CDI, é preciso se alistar e posteriormente se dispensado de incorporação.

Caso queira o Certificado de Reservista (CR), é preciso se alistar e cumprir o serviço militar obrigatório q são 11 meses.

• Não existe Carteira de Reservistas e sim Certificado de Reservista.

É um documento militar que comprova que um cidadão está em dia com o Serviço Militar Obrigatório e prestou-o em uma Organização das Forças Armadas.

Existem outros documentos que comprovam que um cidadão está em dia com o Serviço Militar Obrigatório: Certificado de Dispensa de Incorporação - CDI (para cidadãos que ficaram no Excesso de Contingente, ou seja, ficaram além do número de vagas para servir OU que residam em Municipio Não Tributário, ou seja, municipios que não fornecem jovens para o Serviço Militar), Certificado de Isenção (para cidadãos que não tenham condições de participar do processo seletivo as Forças Armadas, quer por problemas de saúde, quer por problemas sociais), Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo (para cidadãos que se recusam de participarem do Serviço Militar por drama de consciência - normalmente Testemunhas de Jeová, e que aceitam o Serviço Alternativo) e Certificado de Recusa do Serviço Alternativo (para cidadãos que se recusam de participarem do Serviço Militar e também do Serviço Alternativo).

Os concursos públicos (e também para assinatura de carteira de trabalho) exigem que o cidadão esteja em dia com o Serviço Militar Obrigatório, ou seja, que esteja com sua situação resolvida e de posse de um dos documentos citados (CR, CDI, CI ou CDSA - sendo que o de Recusa é impeditivo para concursos).

Para resolver sua situação, procure a Junta de Serviço Militar da sua cidade (funciona, normalmente, na Prefeitura Municipal) e pesquise a sua situação e aonde você se enquadra.

Boa sorte.

• é só pedir pra ficar no excesso de contingente soldado..

• 1º - Se alistar

2º - Dizer que não quer servir [eles perguntam]

3º - Juntar provas de que você tem algum problema [asma, problema no joelho...] e se puder leve algo assinado por um médio atestando seu problema

PS: NÃO INVENTE PROBLEMAS

Sign In or Register to comment.