Como instalo uma tomada conjugada com dois interruptores na rede 220v?
Estou construindo uma casa e os interruptores com tomada dos banheiros já haviam sido instalados, mas ao se instalar as bancadas precisou-se retirar as mesmas. Agora preciso reinstalar as tomadas com os interruptores. A maioria dos videos na net que eu procuro só mostram para 110v, mas aqui é tudo 220v. Não há fio neutro. Há cerca de 7 a 9 fios em cada nicho onde ficavam as tomadas, eu já indentifiquei 3 fases em um deles.
Alguém pode me indicar um link para esse tipo de tomada conjugada?
Comments
Em sua casa possui quadro de distribuição? Desligue o disjuntor respectivo do circuito de iluminação e/ou tomada e verifique quais dos cabos ficaram sem energia.
No seu caso, deverá haver 4 fios nessa caixa; 3 Fases e o retorno da lâmpada. É necessário o usa de um voltímetro para tal medição, mas caso não tenha, poderá utilizar uma lâmpada 220 V. Usaremos esta lâmpada para identificar quais são as Fases (CUIDADO, POIS O TESTE DEVERÁ SER FEITO COM A ENERGIA LIGADA, MANTENHA TODOS OS CABOS O MAIS LONGE POSSÍVEL ENTRE ELES, E SE NECESSÁRIO ISOLE-OS). Retire a Lâmpada que está no soquete no forro... Coloque os terminais da lâmpada de teste em 2 cabos, acendeu então é 220 V (use para a tomada, lembrando de observar que este cabo deve ter uma bitola de 2,5 mm2; se for menor desconsidere os 220 V). Teste todos antes de ligar! Achou o 220 V e os fios são de 2,5 mm2, coloque-os na tomada; lembrando que para isso recomendo desligar a energia após ter identificado todos os cabos.
Sobraram então 2, esse são da iluminação. Basta coloca-los no interruptor.
Caso ter 3 fios o esquema é diferente, e principalmente o mesmo está errado. Segundo a norma NBR 5410, deve-se separar iluminação de tomadas.