Quero saber da dificuldade de se tornar um diretor de cinema.?

Vc q ja dirigiu algum longa ou curta-metragem, me conte a realidade e a dificuldade de se tornar um diretor.

Da faculdade, do dinheiro, da dedicação e como vc chegou onde esta hoje?

Me conte tudo com sinceridade...

mesmo q me desanime...

Comments

  • Eu poderia escrever uma monografia sobre as dificuldades de se tornar diretor de cinema no Brasil.

    Mas é tudo relativo. Se você se formar em cinema, e dirigir um curta-metragem que seja em película, tecnicamente você já será um diretor de cinema.

    Reconhecimento e sustentabilidade já são outros quinhentos.

    O principal obstáculo que você vai encontrar é a falta de dinheiro. Fazer cinema sem dinheiro é possível, mas é difícil demais. E conseguir dinheiro é mais difícil ainda, principalmente para quem não tem nome no mercado. As leis de incentivo do Brasil tendem a investir pouco em novos talentos, e o monopólio da rede globo é fortíssimo.

    A boa notícia é que a era digital está difundindo o cinema, e permitindo que qualquer um divulgue seu trabalho para o mundo inteiro, basta deixar "vazar" na internet. Muitos cineastas fazem uso da lei "creative comons" para divulgar seus filmes.

    Meu conselho: faça faculdade de cinema, compre uma câmera HD e comece a fazer curtas. Mande-os para festivais, divulgue-os no youtube, e torça para que alguém perceba qualidade no seu trabalho. Seus primeiros curtas provavelmente serão ruins, e muitos parecerão "cópias" inferiores de trabalhos de seus diretores preferidos. Não deixe isso te desanimar, pois demora um tempo até você encontrar seu estilo próprio e autêntico.

    Boa sorte.

  • Amigo...

    Se hoje em dia ate conseguir um emprego está difícil, que dirá ser um diretor de cinema nacional...infelizmente no Brasil profissões como essa são consideradas excêntricas, apenas reis e nababos podem se dar ao luxo de ingressar num mundo como esse.

    abs

  • Olha, não existe essa coisa de "dificuldade". No showbiz é mais sorte mesmo. Acho que primeiro de tudo você deve analisar ver se é diretor de cinema que você quer ser mesmo. Se é isso, não deixe ninguém te impedir e vá atrás.

    Segundo, depois que você decidiu que vai mesmo querer ser, te digo pra ler muitos livros e bem variados (livros filosóficos, críticos, preconceituosos, de tudo um pouco) e ver MUITOS filmes, especialmente os mais antigos (Era Dourada de Hollywood; anos 30-50 e filmes silenciosos, anos 20). Um bom diretor é que nem um bom escritor, é aquele que apresenta ao público um olhar diferente de ver a sociedade. Afinal de contas, o trabalho do ator é nada menos do que brincar de fingir, apresentar uma das facetas da sociedade.

    É legal você fazer vários workshops, cursos (de artes cênicas, plásticas e fotografia inclusive) e REALMENTE se dedicar pra caramba.

    Hoje em dia qualquer um pode ser diretor de cinema, só pegar o celular e fazer um vídeo. Eu sugiro que pra uma primeira amostra você tente retratar uma visão específica que você tenha sobre algo, qualquer coisa que seja. Apresente primeiro pra sua família, amigos, se inscreva em festivais, faça testes e fique bem ligado pra ter uma oportunidade boa.

    Faculdade de cinema sempre ajuda, mas não acho que é estritamente necessário.

    Espero que tenha ajudado!Boa sorte e espero que seus sonhos se realizem

  • Não existe dificuldade nenhuma, se esse for seu sonho corra atrás, pois nada é impossível para o que a gente quer e só acreditar que dará certo. Confie em você, e isso não são só palavras de motivação é a pura verdade.

  • Eu gosto das musicas do Frank Sinatra.

Sign In or Register to comment.